SEO

Como colocar seu e-commerce no topo do Google e alavancar vendas

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Sempre damos dicas incríveis para que você possa alavancar as vendas do seu negócio, e neste artigo não vai ser diferente. Sabemos das dificuldades do comércio digital e estamos aqui para te ajudar com tudo isso.

Temos um post no blog que pode te dar uma nova visão sobre como alavancar as vendas da sua loja virtual: Dicas exclusivas de como montar loja virtual de sucesso

Neste primeiro momento queremos chamar sua atenção para um assunto muito importante, que é comentado em diversos lugares, mas pouco compreendido.

Você sabe o que significa tráfego orgânico?

Na verdade não existem segredos nesta questão, mas explicaremos pois ele é o nosso ponto de partida para fazer com que você consiga colocar seu site no topo do Google e alavancar vendas.

O que é tráfego orgânico

O Google é o grande responsável para que isso aconteça. Tráfego orgânico são todas as visitas que você recebe no site sem ser em formas de anúncios pagos. Quando suas páginas são indexadas, fica muito mais fácil encontrar o conteúdo do seu site através dos mecanismos de busca.

Toda vez que alguém faz uma pesquisa pelo Google utilizando as palavras-chave, a plataforma apresenta várias opções de resultados, e caso você esteja nas primeiras posições destes resultados por conter conteúdos relevantes, os usuários irão acessar o link por confiar nas informações mostradas nos títulos e metas descriptions.  

Isso apenas afirma a extrema importância do SEO para e-commerce, otimizar suas páginas pode te colocar em primeiro lugar no rankeamento do Google e alavancar vendas.

Você pode se interessar pelo post: 7 Dicas que Você Precisa saber para Aparecer na primeira página do Google sem pagar para ele

Como funciona o SEO para e-commerce

O SEO para e-commerce tem objetivos diferentes dos utilizados para blogs, por exemplo. O SEO aplicado em blogs, tem o intuito de destacar um conteúdo de interesse público, já o SEO para e-commerce possui uma meta que é vender algo.

No e-commerce, além das palavras-chave serem relevantes para o público, elas precisam destacar o produto a ser vendido. A intenção é sempre capturar a atenção do consumidor para que este realize a compra no seu site:

Exemplo:

Você possui um e-commerce que vende camisetas personalizadas, com imagens ou ilustrações de pessoas que tiveram uma grande influência nacional, ou até mesmo internacional.

Seria interessante utilizar palavras-chave que chamassem a atenção de quem está a procura de algo tão específico, afinal, quem tiver interesse neste tipo de produto vai procurar exatamente pelo que quer, por exemplo:

“Camisetas Che Guevara”

“Camisetas Malcolm X”

“Camisetas Frida”

Conseguir encontrar as palavras-chave ideais para o seu e-commerce está ligado inteiramente a alavancar vendas.

Para facilitar este processo temos um post perfeito para você: Planejador de palavras-chave

As vantagens de otimizar seu e-commerce

Se a sua intenção for posicionar melhor o seu site no Google, isso já é um bom motivo para otimizar o seu site. Contudo, o SEO gera vários benefícios para quem otimiza as páginas de forma adequada.

Alguns destes benefícios você verá abaixo:

1 - Gera mais visitas orgânicas

Sabemos que nada acontece da noite para o dia. Conseguir chegar ao topo do Google com a concorrência fazendo uma disputa acirrada realmente pode assustar as vezes, mas é um resultado possível.

Apesar de esperar alguns meses para que você consiga se destacar nos mecanismos de busca, a otimização é uma das melhores formas para conseguir mais visitas com menor custo benefício.

Quanto mais visitas orgânicas seu site conseguir menor serão os custos por lead, assim como um valor menor para aquisição de clientes através de anúncios publicitários. Resumindo: significa ganhar mais, investindo menos.

2 - Conseguir tráfego qualificado

O tráfego qualificado é uma das melhores partes quando se trata de bom posicionamento. São pessoas que chegam no seu site e que estão interessadas no seu conteúdo.

Isto se dá por conta das palavras-chave utilizadas na hora de realizar uma busca na internet, se ela se deparar com um conteúdo do site é porque em algum momento ela tem interesse naquele assunto específico.

Por isso é uma estratégia muito valiosa investir em conteúdos de qualidade para o seu site, pois através dele você consegue atrair o tráfego qualificado para alavancar vendas.

3 - Aumenta a credibilidade da sua marca na rede

Estar bem posicionado no Google passa confiança para quem visita seu site por saber que possui um conteúdo relevante. Isso já garante a credibilidade da sua marca, e com certeza conseguirá alavancar vendas seguindo esta linha de estratégia.

Se formos analisar, este conceito faz muito sentido, afinal, o Google faz uma avaliação das páginas que estão melhores posicionadas. Também é válido dar ênfase na questão de que a plataforma valoriza os sites que entregam uma boa experiência de usuário.

Experiência do usuário vai muito mais além de que apenas entregar ao público conteúdos no motor de busca. Também está ligado a oferecer uma navegação de qualidade em todos os dispositivos, com carregamento mais rápido nas páginas e fácil acesso a links.

Para saber mais sobre como melhorar o seu rankeamento no Google, basta ler o post: Maneiras para sua loja aparecer na primeira página do Google investindo em SEO

Se o seu site agradar aos visitantes, então o Google levará isto em consideração para rankear suas páginas.

SEO para rankear e alavancar vendas

Vemos que a otimização ainda é um fator determinante para quem quer alavancar vendas. O SEO, principalmente para e-commerce, pode trazer uma infinidade de benefícios para o sucesso do seu negócio.

De forma geral, o SEO bem aplicado é aquele voltado para os interesses, preferências e hábitos da sua persona. A partir do momento que você conhece o seu público será muito mais fácil criar conteúdos de qualidade e garantir uma excelente experiência para o usuário.

Esta estratégia coloca o seu negócio em destaque e garante a reputação com os consumidores, sendo assim, o Google premiará seu site te colocando entre as melhores posições. Esse é o caminho ideal para quem quer gerar mais tráfego com economia e alavancar vendas.

Se quiser saber mais sobre como aumentar os seus lucros, nós podemos te ajudar, leia: Você vai vender mais com a WebPeak

Se quiser dicas de vendas dos principais especialistas do mercado, acesse o site da DNA de Vendas

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