Como começar o trabalho de SEO? 5 passos simples!

11/9/2018

Como começar o trabalho de SEO? 5 passos simples!

Talvez você seja mais uma pessoa que escuta falar de SEO inúmeras vezes, mas ainda está cético sobre o que ele pode fazer pelo seu negócio. Ou pior, ainda não aderiu ao SEO nas suas estratégias de negócio.

Batemos constantemente nessa tecla para que todos compreendam a importância do SEO para o seu marketing digital, atualmente ele é essencial para quem quer ter um negócio de sucesso.

Agora, pode ser que você ainda não tenha pensado em um blog, ou não tem interesse, e está operando apenas com o seu site. É possível otimizar esse site para os mecanismos de busca? A resposta é: Claro!

O SEO está aí para facilitar nossas vidas e posicionar o seu site da melhor forma possível, você só precisa saber como fazer corretamente para obter resultados positivos. Mas a pergunta que não quer calar é: como começar o trabalho de SEO?

Você não está sozinho nessa dúvida, e por isso desenvolvemos este conteúdo para que você fique por dentro de como começar o trabalho de SEO e ter sucesso nas estratégias de seu negócio!

Vamos lá! :)

Não deixe de ler: Dicas exclusivas de SEO para ecommerce de sucesso

5 passos simples: como começar o trabalho de SEO

Acredite, começar o trabalho de SEO não é tão complicado, sobretudo se foi possui um suporte eficiente de uma equipe que entende do assunto e está no mercado há anos atuando para gerar resultados. A WebPeak agrega um conjunto de ferramentas de SEO para você se inserir na aplicação das técnicas de SEO com sucesso e de forma sustentável ao seu negócio.

1º passo como começar o trabalho de SEO: estudo de mercado

O estudo de mercado serve como parâmetro para você desenvolver sua atuação no mercado. A WebPeak possui ferramentas propositivas para o alcance do seu sucesso quando o assunto é acompanhamento de concorrentes perigosos. Saiba agora sobre algumas de nossas ferramentas.

Métricas do Competidor   

Ferramenta:

"Web Analytics"

Categoria:

"Métricas do Competidor"

Em métricas de competidor, você terá todos os relatórios para entender como seus competidores trabalham os projetos de marketing em seus respectivos domínios.

A ferramenta analisa o progresso da média de ranking do seu site comparado aos competidores, os backlinks, compara o tráfego entre seu domínio e de seus competidores.

Essas métricas te ajudará a entender o segmento de seu negócio, a fim de atingir um maior nicho no mercado, engajar mais pessoas à seus produtos ou serviços.

Como acessar o módulo Métricas do Competidor:

Primeiramente acesse seu projeto na ferramenta, no menu superior acesse Selecione uma Ferramenta > Web Analytics > Métricas do Competidor

A categoria Métricas do Competidor é separada por 7 módulos:

  • Dashboard;
  • Tráfego de Competidores;
  • Perfil de Links de seu Competidor;
  • Citações dos concorrentes nas Mídias Sociais;
  • Visão geral dos Concorrentes;
  • Ranking de Competidores por Palavras - Chave;
  • Concorrente Rankings por Buscador.
Leia mais: Você vai vender mais com a WebPeak

2º passo como começar o trabalho de SEO: estratégia de palavras-chave

Não tem como você começar o trabalho de SEO sem compreender a importância das palavras-chave nesse trabalho. A ferramenta de pesquisa de palavras-chave agrega muito valor ao seu negócio, você pode melhorar e simplificar a pesquisa e análise de palavras-chave com a ferramenta de pesquisa de palavras-chave da WebPeak.

  • Sugestões de palavras-chave perspicazes mais lucrativas;
  • Sugestões da sua conta Google Search Console (anteriormente Ferramentas do Google para Webmasters) em palavras-chave poderosas;
  • Sugestões de palavras-chave obtidas de sites concorrentes.

3º passo como começar o trabalho de SEO: erros internos no site

Os erros internos dentro do site são muito prejudiciais para os algoritmos do Google, que os leva muito a sério. Os erros principais neste caso estão em torno do Title, Description, h1, h2 e Imagens. Nesse sentido, é essencial encontrar esses erros com facilidade para solucioná-los e evitar que se propaguem, e a consequência dessa solução é um bom rankeamento no Google.

A ferramenta Auditoria SEO - On Site  te garante a visualização e indicação desses erros. Basicamente,esta ferramenta é composta pelas principais ferramentas para consolidar as principais informações que você precisa de seu posicionamento de maneira ágil e eficiente, e auxilia o Gestor do site na tomada de decisões rápidas.

Analise de problemas técnicos encontrados em seu site ao longo do tempo, tendo visão geral de seu site, e visão individualizada de cada uma das páginas de seu site.

Analise SEO - On Site trabalha com módulos que geram os relatórios informando à você sobre a saúde de seu domínio.

Veja os módulos abaixo:

  • Dashboard;
  • Problemas On-Site Visão geral;
  • Visão Geral das Landing Pages;
  • SEO da Landing Page;
  • Page Speed Insights;
  • Otimização Mobile;
  • Principais páginas;
  • Análise das principais questões importantes para SEO;
  • Problemas gerais do site e página a página;
  • Geração de Sitemap.

4º passo como começar o trabalho de SEO: auditoria Técnica

A ferramenta de SEO da WebPeak é uma ferramenta completa que facilita o caminho do empreendedor digital, com grande facilidade e integrações para os lojistas virtuais.

Ela é um conglomerado das principais ferramentas, para consolidar as principais informações que você precisa de seu posicionamento de maneira ágil e eficiente.

Vamos abordar a Auditoria Técnica, de modo a fazer você compreender sua funcionalidade e utilizá-la com eficiência.

Como acessar:

Primeiramente acesse seu projeto na ferramenta no menu superior Selecione uma ferramenta > Auditoria Técnica


Com esta ferramenta você poderá reconhecer os problemas técnicos encontrados em seu site, como Páginas não Encontradas, Links de Imagens corrompidas, Links quebrados, Problemas do servidor, Problemas de acesso à página e Páginas com tempo de resposta a partir de análise gráfica.

É uma excelente maneira de acompanhar seu projeto de modo a encontrar os erros que estão impedindo seu alto desempenho.


Ao descer a página para baixo você identifica os problemas encontrados, assim como o que está seguro em sua página.

Se tratando dos Problemas Encontrados, clicando sobre o ponto de exclamação envolto no círculo você identifica os problemas com detalhes:



5º passo como começar o trabalho de SEO: envio de sitemap e acompanhamento

A indexação do seu Sitemap, vai além do envio do seu domínio para Google Search Console (GSC), então a ferramenta gera uma TAG que você irá adicionar ao robots.txt de sua Plataforma para acelerar a indexação de seu Site ao GSC.

Como encontrar essa Tag? É muito simples, siga nosso passo-a-passo a partir da ferramenta ‘’Dados sobre o Sitemap’’ :

Primeiro Selecione o seu projeto, vá em Selecione a Ferramenta > Dados Sobre Sitemap

Você pode fazer a configuração gerando um sitemap via WebPeak (Não recomendado) ou utilizar o seu sitemap gerado por seu CMS (Recomendado).

Você será direcionado a aba Dados sobre Sitemap onde a ferramenta mostrará a tag em forma de URL para ser adicionada ao arquivo

robots.txt do seu domínio.

A Tag se apresentará em forma de url Sitemap: http://seudominio.com/sitemap.xml

Com essa Tag você poderá rastrear as visitas que os robôs fizeram em seu Sitemap, e com ela a ferramenta terá acesso ao seu Sitemap, afim de melhor rastreamento.

Além disso tudo você tem a disponibilidade de envio do Sitemap direto da ferramenta.

Plataforma: Atente-se se sua Plataforma permite a manipulação do arquivo, pois nem todas permitem a adição da tag no arquivo robots!

Leia também: WebPeak: conjunto das melhores ferramentas de SEO

Importância de continuar trabalhando SEO após primeiro mês

A Ferramenta de SEO WebPeak apresenta em seus módulos inúmeras funcionalidades, não ficando restrita apenas a otimização interna de seu website.

Com ela, você terá acesso ao diagnóstico, junto as alterações em que deverão ser realizadas nas páginas. O trabalho de SEO é um processo contínuo, uma vez que você perderá posições conforme seu concorrente for qualificando o site dele.

Por mais que o site esteja devidamente otimizado, é normal que em decorrer do tempo novos problemas sejam apresentados. Sendo assim, é essencial que você fique atento sobre a saúde das novas páginas cadastradas e também as questões técnicas de seu site.

A WebPeak possui diversos gráficos de evolução que irão te auxiliar a acompanhar e comparar todas as questões necessárias.

A seguir, temos uma captura de tela esclarecendo melhor:

Os algoritmos dos buscadores passam por atualizações mensalmente, e pessoas que aplicam em seu site as boas práticas de SEO devem ficar sempre atentas com essas mudanças.

Com essas atualizações, não é difícil encontrar usuários que já foram prejudicados, como por exemplo, perdendo posições, indexação das páginas e outras penalizações. Acompanhar essas atividades dos buscadores ficará ainda mais fácil com a nossa ferramenta, que também segue essas mudanças e apresenta as evoluções em sua dashboard.

Além disso, você conseguirá verificar questões sobre Sinais Sociais, Análises de Backlinks, Recursos de Palavras-Chave, e outros relatórios pertinentes para você entender o comportamento dos usuários em suas páginas.

As principais ferramentas WebPeak para continuidade no meu projeto de SEO;

  • Ferramenta de análise de backlinks
  • Submissão automática e lista de sites confiáveis para gerar backlinks
  • Análise de SERP do seu projeto
  • Análise de SERP dos concorrentes
  • Análise de backlinks dos concorrentes
  • Análise de sinais sociais dos concorrentes
  • Visão Geral 360 do seu projeto de SEO
  • Visão histórica do seu projeto de SEO
  • Dados do Moz, Majestic, Alexa e outros
  • Suporte em Português do Brasil.

Esperamos que com essas dicas você tenha esclarecido acerca de como começar o trabalho de SEO e tenha sucesso na aplicação de suas estratégias!

Até a próxima! :)

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

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