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Como começar um blog, sem segredos!

29/5/2018

Como começar um blog, sem segredos!

Os blogs são as maiores armas no marketing de conteúdo, isso porque dentro de um blog é possível inserir todos os tipos de conteúdos possíveis e compartilhá-los em outros canais.

Antigamente estes blogs eram apenas páginas na internet de pessoas que queriam compartilhar suas experiências e ideias com outras pessoas, no final deu tão certo que muitas pessoas começaram a monetizar seus posts, e hoje é muito difícil uma empresa não investir nessa opção.

Mas os blogs servem para qualquer tipo de negócio?

É preciso analisar o momento em que sua empresa está. Os blogs são uma maneira eficiente de educar os clientes e direcioná-los a compra final. Contudo é uma estratégia que precisa de dedicação e planejamento para alcançar resultados positivos.

Leia também: Quer saber como aparecer no Google? Este conteúdo é para você!

Passos básicos para começar um blog

Se você analisou a situação e percebeu que já é a hora de começar a investir em marketing digital, conteúdo e afins, então já pode começar a pensar nos itens básicos antes de começar um blog. São eles:

Como começar um blog

Escolher o assunto principal do seu blog

Aqui é o momento onde você já precisa ter em mão a sua persona, e assim poder direcionar o que será dito no blog. Será um blog de instruções de como usar um produto, dicas sobre o seu nicho? É uma forma de despertar o desejo dos seus clientes?

Pense em todas as opções antes de definir qual será o assunto com mais foco dentro do seu blog, assim quando for elaborar ficará mais fácil saber qual rumo tomar.

Definir se você irá utilizar uma hospedagem paga ou uma versão de blog gratuita

Sim, é possível escolher uma versão gratuita, porém essa versão é mais indicada para blogs pessoais que não precisam de muitos recursos. Agora se sua intenção é realmente fazer negócio é preciso investir para fazer acontecer.

Algumas hospedagens valem muito o investimento, vai de acordo com o que você procura e em quanto tempo pretende evoluir, as vezes migrar a hospedagem pode ser mais complicado do que fazer a escolha certa desde o início.

Definir um tema visual para o seu blog

Já está mais do que certo de que o ser humano é muito visual, tanto que sites e redes sociais com apelos visuais fazem muito mais sucesso. Ninguém quer navegar em uma página onde nada chama atenção, ou onde a poluição visual incomoda na hora da leitura.

Por isso pense no visual do seu blog, que seja fácil navegar entre as páginas, tenha um layout limpo e agradável, e que tenham links e propagandas pensadas. Os usuários não gostam nem um pouco de estarem lendo um assunto do seu interesse e a cada dois minutos surgirem janelas de anúncios, ou imagens publicitárias que interrompam o raciocínio.  

Comece a publicar conteúdos

Elabore conteúdos como se não houvesse amanhã. O marketing de conteúdo já fala sobre isso, os resultados são contínuos e as vezes podem demorar um pouco, mas os números chegam, e para que isso aconteça é preciso ser persistente.

O ideal é que no mínimo sejam publicados posts diários, para que seu acervo cresça e que as pessoas que começaram a te acompanhar não esqueçam de você, mas e ajudem a propagar a sua ideia ou marca.

Não deixe de ler: Conteúdos fundamentais que seu negócio deve produzir para ser notado

Dicas para quem vai começar um blog

Você que já definiu o que vai falar, tem certeza dos seus objetivos e elaborou uma estratégia sólida de marketing de conteúdo já pode começar. Mas antes, gostaríamos de te passar umas dicas infalíveis para o sucesso do seu blog.

Então se quer saber do que se trata contínua neste artigo, e tenha um ótimo início com seu blog.

Como começar um blog

Escolha de plataforma e domínio

Acima nós falamos um pouco sobre hospedagem. Porém se ainda tem dúvidas nós iremos ajudar.

É muito importante escolher bem a plataforma que irá trabalhar, a decisão errada pode gerar muitas dores de cabeça com o passar do tempo.

São as plataformas que definem se seu site terá uma boa navegabilidade e aparência para o usuário, ou se você conseguirá administrar suas postagens com facilidade e sem perder a segurança da sua página.

Falando em domínio a explicação não poderia ser mais simples, é o nome do seu negócio virando endereço eletrônico. É através da URL que os usuários terão acesso a sua página por isso é necessário ser bem específico na hora de criar o seu domínio.

Algumas plataformas possibilitam que crie esses domínios dentro da própria ferramenta, outras é necessário incluir o domínio que você pode adquirir em qualquer site de dominios pagando uma taxa pelo uso do endereço.

Invista em SEO

O SEO é algo imprescindível dentro do seu blog. Cerca de  59,8% das empresas brasileiras já investem em SEO, isto porque é a partir dessas otimizações que você conseguirá fazer com que seu conteúdo rankeie.

Se quer posicionamento então a resposta pra você não pode ser outra. Por isso se ainda não está familiarizado com o termo é bom começar. Aqui no blog temos uma infinidade de artigos que mostram a importância do SEO para os negócios, você pode começar com:

Leia também: O Guia de SEO para iniciantes

O significado da sigla SEO é Otimização para os Motores de Busca, e é a estratégia principal para quem quer ter um blog corporativo, também podendo ser utilizado em blogs pessoais. É através do SEO que as pessoas encontrarão o seu blog.

Pesquisas são realizadas no Google todos os dias, e Se você oferecer conteúdo com informações relevantes e de qualidade, provavelmente será encontrado por alguém se o seu conteúdo estiver otimizado.

Você pode conhecer os planos de nossa Ferramenta de SEO, clicando aqui!

Invista com cautela em mídia paga

Inclua no seu orçamento os gastos que pretende ter com as campanhas pagas, incluindo anúncios em buscadores e redes sociais. Mas vá com calma, se tudo for bem planejado é possível obter excelentes resultados com gastos mínimos.

As principais plataformas para investir em anúncios, atualmente, são o Google Adwords e o Facebook Ads.

No primeiro caso, o interessante é investir em termos chave para o seu negócio. Já no segundo, o ideal é pensar em campanhas que têm alto potencial de engajamento. Nos dois casos, faça testes para entender o que funciona ou não, para selecionar melhor seus investimentos para o futuro.

Otimize para mobile

Atualmente praticamente todo conteúdo é consumido através de dispositivos móveis. Isso significa que é muito importante que o seu blog esteja em um formato possível de ser navegado em qualquer lugar.

Lembre-se que a experiência do usuário conta muitos pontos, por isso se não quer ficar para trás é bom otimizar seu blog para mobile, assim fica mais fácil até mesmo das pessoas compartilharem seu conteúdo.

Crie um calendário editorial

Organização é muito importante, e quando se trata de conteúdo o planejamento é fundamental. Tenha um calendário editorial para facilitar a rotina e programar as publicações, você verá como é mais fácil até mesmo na hora de criar backlinks quando se tem algo estruturado.

O calendário editorial permite controlar o que já foi produzido, divulgado, em quais canais, dentre vários outros detalhes. Assim você poderá otimizar o seu tempo e planejar os próximos passos para grandes resultados.

Considerações Finais

Não existe muito segredo para iniciar um blog, mas é preciso ter em mente que isso vai exigir tempo e dedicação. Ter um blog pode aumentar suas chances de negócio, abrindo portas para novos horizontes e resultados mensuráveis.

Vá com calma, estude o que pode dar certo, Não desista de primeira! Às vezes pode levar um tempo até o seu blog conseguir captar o número de visitantes e leads que você deseja. Seja paciente.

Esperamos ter ajudado em mais uma decisão importante para o seu negócio. Para ter acesso a mais artigos como este, basta continuar nos acompanhando. Depois compartilhe conosco sua experiência.

Boa sorte e até breve!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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