Como construir um aplicativo

22/11/2018

Como construir um aplicativo

Hoje em dia o acesso de usuários por todo mundo através da internet, é feita através de celulares seja por Androids e iOS, por o acesso ser feito em maior quantidade por celulares ao invés de computadores, o número crescente de aplicativos criados consequentemente vem aumentando.

Os aplicativos podem servir para diversos fins, seja para corrigir um problema ou de forma de entretenimento. Todo processo de construir um aplicativo é uma forma de empreender nova, oferecendo novas possibilidade. A construção de aplicativos deve atender necessidade, além de poder transformar a imagem de uma empresa, podendo atender muitas necessidades.        

A construção de um aplicativo tem gerado grandes lucros, movimentando milhões anualmente e tende a crescer muito mais com o passar dos anos. Pensando em você que deseja saber como construir um aplicativo criamos esse post com algumas dicas.

Como construir um aplicativo

A construção de um aplicativo requer muita cautela e planejamento, alguns cuidados essenciais são:

#1 Organização antes de Construir um Aplicativo

Antes de começar a construir um aplicativo, você vai precisar fazer uma extensa pesquisa, organizando todas suas ideias, todas as variáveis, concorrentes, público e muito mais. Nesse passo vale a pena sentar com um papel e caneta e escrever tudo que deseja e espera do seu aplicativo antes mesmo de começar a criá-lo.

Essa organização é fundamental para o aplicativo dar certo, ter um projeto é muito importante, dessa forma as ideias ficam mais claras e você consegue pautar investimento, monetização, formas de divulgação e muito mais.

como construir um aplicativo

#2 Escolha o design e usabilidade

O design é a chave de um aplicativo, ele pode garantir que pessoas use ou não o seu aplicativo, por isso vale a pena se atentar.

Em questão a usabilidade, hoje em dia os celulares são muito mais usados do que os computadores, por isso no processo de criação do seu aplicativo para smartphones é preciso ter cuidado, garantir uma identidade visual, se possível contar com a ajuda de um profissional para isso.

Entender a interação do público através de Wireframes e como a experiência do uso do público faz a diferença para que seu aplicativo faça sucesso é fundamental.

Conheça a Programação Mobile com Android Studio

#3 Esteja atento a plataformas e custo benefícios da mesma

Uma das maiores dificuldades para construir um aplicativo são os custos tanto com plataformas quanto com especialistas em design e outros profissionais que esta criação pode envolver.

Por isso faça uma boa pesquisa sobre as plataformas de criação que facilitem o seu serviço, além de contar com recursos que sejam específicos para o seu negócio. Se for preciso vale a pena contratar freelancers para a ajuda da construção do aplicativo.

Leia também: Como fazer um bom layout?

#4 Escolha qual sistema usar

como construir um aplicativo

O sistema a ser usado está diretamente ligado em qual tecnologia será usada para ter acesso ao seu aplicativo. Há 3 sistemas para tal que fazem parte do mercado, cada um deles com programações diferentes.

Para Android é utilizado o Java, o sistema iOS usa Objective-C e o Windows usa a linguagem C#.

Antes de fazer uma escolha para construir seu aplicativo é necessário levar em conta onde seu público está mais presente, lançar o app em uma só plataforma pode ser ruim, procurar por uma opção que seja desenvolvida por várias linguagens podem trazer maior interação do público com seu app.

#5 Definir as características do aplicativo

Os futuros usuários do seu aplicativo devem servir para você definir quais recursos as pessoas tem interesse em usar e qual a finalidade. Para isso você deve detalhar todas essas funções seja em um documento ou através de desejos, organizando o aplicativo, podendo ser feito através de wireframe para criações.

Ao definir essas características lembre-se de detalhar ao máximo assim você consegue analisar suas pretensões com o aplicativo.

#6 Escolha a plataforma e adicione as característica

Agora é hora de juntar alguns dos passos acima para aliar as características com as funções da plataforma, por isso é de extrema importância a criação do documento acima para só assim escolher a plataforma que atenda o máximo das necessidades e caso não atenda, se a possibilidade de ser suprida com integrações de outras ferramentas.

#7 Não se esqueça do Design

O é uma etapa muito importante na construção de um aplicativo, pois ele deve ser exclusivamente interativo a seus usuários, além de tudo apostar em um design moderno pode atrair um maior número de usuários.

Não se esqueça de verificar se a plataforma oferece bons recursos para personalização e design ou caso desejar, você pode contratar um designer para te ajudar nessa tarefa.

Leia também: Dicas Práticas de SEO para Vender Mais

#8 Hora de fazer a publicação

como construir um aplicativo

Após estar com seu aplicativo pronto é hora de lançar!

Cada sistema operacional tem sua próprias regras, tendo seu próprio web store, por isso vai variar os valores, geralmente é um valor anual para que seu app fique online.

Algumas plataformas realizam a publicação sem você precisar se preocupar. O custo para manter seu app pode ser relativamente baixo.

Pós publicação do Aplicativo

Logo depois de construir um aplicativo você já possui meio caminho andado. Após essa publicação você que vai definir se seu aplicativo terá sucesso ou não. Como? Se você não divulgar seu aplicativo ele vai ser baixado por pouquíssimas pessoas, pois ninguém vai saber da existência sem a divulgação para pessoas realmente interessadas, por isso apostar em Marketing Digital para a divulgação do seu aplicativo, é a melhor escolha!

Com essas etapas aliada a um bom planejamento a construção de seu aplicativo pode ser mais fácil do que você imagina. Dessa forma pode ser sempre implementado recursos, tudo vai depender do seu aplicativo, de qual finalidade ele terá e quais objetivos você deseja realizar com o mesmo.

A construção em si é fácil e super possível, a parte mais dificil é conseguir superar a concorrência e oferecer soluções que sejam realmente interessante aos usuários.

Mas não se desanime, coloque nossas dicas em prática e consolide seu aplicativo no mercado pouco a pouco.

Gostou? Deixe um comentário e diga o que achou! 

Até a próxima! 👋

Autor

Julia Guimarães Morales

Sou redatora, apaixonada pela família e heavy user de mídias sociais.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/contato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak