Como crescer no Instagram? Descubra em 5 dicas práticas

6/6/2018

Como crescer no Instagram? Descubra em 5 dicas práticas

“Como crescer no Instagram?” Essa parece uma questão de 1 milhão de dólares, certo? Mas na verdade a resposta é mais simples do que parece. Confira as 5 dicas práticas para conseguir resultados surpreendentes com o seu Instagram.

Antes de saber quais são as dicas para crescer no Instagram, é preciso saber o que significa “crescer” para você. É possível:

  • crescer o número de seguidores;
  • crescer o engajamento;
  • crescer a visibilidade da sua marca;
  • crescer as vendas do seu negócio;
  • e muito mais.

Para cada um desses objetivos você deve traçar um caminho diferente, afinal, o resultado será diferente. Geralmente o objetivo do Instagram é divulgar uma marca ou uma pessoa e, por isso, crescer o número de seguidores por si só não é tão relevante.

Hoje vamos dar 5 dicas para o seu Instagram crescer de forma orgânica e amigável, garantindo sempre ótimos resultados.

Comprar seguidores no Instagram: Seguidores reais

1 - Crie conteúdo interessante

Toda estratégia de marketing digital parte da construção da persona. Uma persona bem definida é o norte para toda a produção de conteúdo, pois a partir dela você consegue entender o seu público.

Ao conhecer o seu público nos mínimos detalhes você vai saber quais conteúdos terão bons resultados, pois vários detalhes ficarão claro:

  • em quais horários sua persona acessa o Instagram;
  • qual a dor dessa persona?
  • o conteúdo ideal são fotos ou vídeos?

Mas independente da persona, dois pontos são fundamentais para qualquer Instagram de sucesso:

  • postar imagens e vídeos de boa qualidade e com português impecável;
  • e manter uma identidade visual clara.

Veja todas as dicas de como criar conteúdo para o Instagram.

Dois perfis para se inspirar

@aleksandrazee

A artista plástica Aleksandra Zee trabalha com madeira e o seu perfil no Instagram é todo em tons amadeirados. Além de muito bonito, o conteúdo é feito com uma linha editorial. O resultado? O engajamento do perfil é incrível!

@studiodiy

Já o perfil Studio DIY é alegre e festivo como a própria proposta da empresa. Por se tratar de um blog de Faça Você Mesmo de festas, decoração e etc, o perfil precisa transparecer tudo que a marca oferece.

O segredo para um conteúdo que engaje no Instagram é possuir qualidade e adequação à persona. E para conseguir chegar ao modelo ideal, o melhor caminho é fazer testes até descobrir a fórmula ideal para você. E mesmo depois disso, é preciso sempre aperfeiçoar!

2 - Descubra o melhor horário para publicar

Essa dica também vai muito de perfil para perfil. Quem garante um determinado horário como o melhor para publicar, está sendo ingênuo. Se você vende produtos ou serviços para empresas é provável que o melhor horário seja no horário comercial. Mas se você vende produto ou serviços para pessoas, é provável que o melhor horário seja depois do expediente.

O melhor horário para publicar é um pouco antes do pico de acesso dos seus seguidores à rede social. Caso você possua perfil comercial no Instagram, você pode usar o próprio app para descobrir a faixa de horário que os seus seguidores estão conectados.

Basta seguir o caminho abaixo:

Então mais uma vez a dica é testar a melhor opção para o seu caso. Faça o teste, registre e poste nos melhores horários.

Mas se você quer  um caminho mais fácil, considerando uma média dos perfis do Instagram, os melhores horários são entre 17h e 18h nos dias úteis e entre 13 e 18h para sábados e domingos.

Veja os melhores horários para postar fotos no Instagram.

3 - Publique na frequência correta

Esse tópico está diretamente vinculado ao primeiro. A frequência de publicação irá depender do nível de interesse que o seu público tem no seus posts.

Se você publicar vários conteúdos institucionais ou promocionais por dia pode ser que o seu público não goste e pare de engajar. Mas se você faz publicações interessantes e que irão de fato ajudar o usuário, é possível que mais de um post por dia não será muito.

Mas é preciso ficar atento para não ficar muito tempo sem fazer nenhuma publicação, pois a exibição do seus conteúdos poderá ficar prejudicada. O algoritmo do Instagram mudou a forma de exibição dos posts e com essa novidade é muito importante estar sempre sendo lembrado. Veja como ter melhores resultados com o novo algoritmo do Instagram.

Normalmente, as marcas apostam em um post por dia no feed. A sugestão do Marketing nas Redes Sociais é iniciar com essa estratégia e ir fazendo testes para garantir que você tenha o melhor resultado possível.

4 - Aposte em hashtags

Para você conseguir se encontrado por mais pessoas no Instagram, a utilização de hashtags é uma ótima estratégia. Utilizar as famosas # para conseguir ser visto por mais pessoas que se interessam pelo segmento é uma das formas mais antigas de aumentar a visibilidade de um perfil.

Mas existem vários pontos que precisam ser pensados para garantir sucesso nessa estratégia. Confira alguns exemplos:

  • utilizar hashtags que tenham similaridade com o conteúdo da publicação, não tanto com o segmento da sua empresa;
  • inserir no máximo 5 hashtags por post, mesmo o limite do Instagram sendo 30;
  • coloque as hashtags direto no post e não no primeiro comentário;
  • criar uma hashtag própria.

Como usar hashtags no Instagram e ganhar mais visibilidade?

5 - Contrate uma ferramenta de automação

Como crescer no Instagram de forma rápida e orgânica? A solução que vai te trazer mais resultado é contratando uma ferramenta de automação.

O que é automação no Instagram?

Automação no Instagram significa que você terá um robô para te auxiliar a ganhar mais agilidade. A partir de segmentações feitas por você (por perfis de referência, localização e hashtags), a ferramenta vai interagir com o seu público alvo através das ações:

  • seguir;
  • deixar de seguir;
  • e curtir

Essas interações farão com que o seu cliente ideal conheça a sua marca e, muitas vezes, passe a te seguir de volta. Como o Instagram funciona a partir do princípio básico “Seguir para conquistar seguidores” tudo irá acontecer naturalmente. E as ferramentas de automação irão acelerar esse processo.

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Qual ferramenta escolher?

Para conseguir crescer o Instagram de forma orgânica e amigável, você deve correr das famosas compra de seguidores. Mas também é preciso ficar atento quanto a melhor ferramenta de automação disponível.

Nós do Marketing nas Redes Sociais utilizamos o Bume e temos ótimos resultados!

Quer conhecer todos os detalhes do Bume? Então acesse nosso conteúdo completo sobre a ferramenta: Veja porque o Bume é a melhor automação no Instagram.

Artigo produzido pela equipe de conteúdo do Marketing nas Redes Sociais.

O Marketing nas Redes Sociais é especialista em marketing digital e parceiro do Bume, ferramenta que já automatiza milhares de perfis no Instagram.

Autor

Letícia Gloor

Sou especialista em Marketing nas Redes Sociais e em marketing digital.

Linkedinhttps://bume.io/t/contato5134876leticia@bume.io

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