Marketing

Como criar Landing Pages de alto alcance

11
Jan
2021

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Não existe mágica para conversão. Na verdade é bem simples, basta se dedicar a criação de Landing Pages. Elas nada mais são do que páginas de destinos de anúncios, podem ser de links patrocinados ou que estão nas primeiras posições de busca orgânica, como as que são feitas no Google. Basicamente, é a primeira página que um visitante acessa ao chegar a um site. 

A eficiência de uma landing page, pensando em conversão, irá garantir que pessoas entrem em contato com a empresa através de um formulário. Além disso, podem até adquirir produtos e/ou serviços oferecidos pelo seu negócio na internet

Porém, é importante conhecer os fatores que elevam uma Landing Page a outro patamar: aquele que irá gerar mais conversões. Aqui estamos falando de estratégias, queremos chegar na facilidade de realizar a ação desejada pela estratégia, criando leads consistentes.

6 passos para criar Landing Pages objetivas

Os aspectos mais importantes das Landing Pages estão associados a objetividade e a clareza com que é transmitida a mensagem. Essa dupla (objetividade e clareza) é fator determinante para o sucesso de uma landing page. Sem excluir a necessidade de fazer o uso correto das imagens e trabalhar de maneira inteligente os elementos que ficarão dispostos ao longo de uma página.

No entanto, vale reconhecer que escrever textos atraentes, cujo foco está em manter o processo de vendas em movimento exige uma visão profunda do público-alvo, onde cada etapa da jornada do comprador tem um conjunto de requisitos específicos.

As páginas de destino (landing pages) são elementos essenciais de conversão pelo simples motivo de fornecerem aos usuários o acesso a conteúdo ou ofertas exclusivas, entretanto, precisam convencer o público a preencher o formulário de captura de leads para seguir adiante.

É bem comum essas páginas autônomas capturar leads que clicaram em um CTA, ou anúncio que promove um ativo ou produto, portanto, o conteúdo de sua página deve ser direcionado e estruturado.

1. Mantenha a Landing Page limpa e fácil de navegar

Por acaso você conhece alguém que gosta de ler uma página que exige muito esforço?

E nem estou falando de um conteúdo complexo mas que é enriquecedor, estou tratando das páginas esgotantes pelos motivos errados. Então fica aí o primeiro passo: limpar a casa. Na internet, isso significa considerar que as páginas de destino são como um trampolim na jornada do comprador, ela não pode exigir que os leads gastem muito tempo com elas.

  • Títulos e títulos de seção: são elementos que podem ser bons auxiliares na estruturação das informações em uma página, afinal, ajudam a resumir as informações que os seguem. Dessa maneira, o leitor pode simplesmente folhear as manchetes atrás de algo que seja de seu interesse. Se nada de interessante for encontrado, basta pular para a próxima seção ou seguir para o download, não será necessário perder tempo lendo informações que não estão sendo buscadas naquele momento.
  • Imagens e fotos: pasmem para essa informação: não são todas as imagens que valem mais que mil palavras. Apesar disso, elas sempre tornam uma página mais fácil de ser digerida, é o poder das cores. Não interessa qual seja a finalidade, uma foto com alguém usando um produto, uma captura de tela, uma tabela ou um infográfico, certamente uma imagem traz mais emoção. Afinal, muitas vezes envolve mais do que um bloco de texto. Crie imagens para as landing pages e forneça legendas com mais contexto.
  • CTAs: eles entregam suas devidas finalidades pelo nome. Call to Action (CTA’s) podem garantir maior probabilidade de conversão. Para isso, utilize CTAs em sua cópia para incentivar o leitor a seguir em frente com a jornada de compra, baixar o ativo ou até mesmo verificar algumas de suas outras ofertas disponíveis no site.
  • Tópicos: utilize os tópicos se precisar mencionar benefícios ou elementos que precisam ser destacados. A função dos marcadores é separar informações em fragmentos fáceis de digerir, colocando-as em destaque, como os elementos individuais de sua numeração, assim os tornam fáceis de identificar logo num primeiro momento.
  • Parágrafos curtos: texto tem poder! É preciso estar atento para não assustar até aquele lead mais interessado. Dessa forma, é essencial que você divida sua cópia em parágrafos para serem lidos facilmente, desenvolvendo textos agradáveis aos olhos.

2. Esteja concentrado na oferta que está sendo promovida

Normalmente, uma página de destino tem um único objetivo, como já falamos acima, seja obter um lead para se inscrever para uma avaliação gratuita ou solicitar um white paper.

No entanto, não se concentre nos benefícios de longo prazo se sua oferta for um teste de 15 dias. Ao invés disso, mencione recursos que podem causar uma impressão imediata e geram resultados instantâneos.

Da mesma maneira, caso você esteja distribuindo um white paper, é hora de se concentrar no que esse material irá ajudar o líder a concretizar, não se concentre nos benefícios do produto real. O grande segredo é alinhar os objetivos com a sua oferta.

3. Use números reais para ilustrar os benefícios

Não há um profissional de marketing que não confirme isso: números frios e diretos convertem muito mais facilmente do que declarações feitas de modo geral e positivas sobre seu produto ou serviço. Portanto, sempre que for mencionar um benefício, verifique se há dados estatísticos que o justifiquem.

Seguindo a base de diretrizes de seu negócio, é possível até pesquisar alguns números online, caso eles sejam relevantes para o seu produto. 

Ganhe mais visibilidade: utilize uma fonte em negrito para atrair o olhar do lead, porém, fica a dica, certifique-se de que ela não está se destacando mais do que seu CTA. Se isso acontecer, ajuste para que o CTA se destaque.

4. Apresentar depoimentos de clientes

Os consumidores modernos desenvolveram uma excelente maneira de se assegurar: consultar outros consumidores para obter informações sobre um produto ou serviço.
Sabe o que isso significa?
Os depoimentos são uma ótima ferramenta de conversão, pois mostram aos leads o que um usuário real está pensando sobre o seu produto, oferecendo mais credibilidade. Além disso, uma citação possui muito mais poder de atração, pois é comprovado que atrai o olhar do leitor mais do que um bloco normal de texto.

Que tal usar uma frase do comentário como título e incluir a avaliação (positiva) que o cliente dispôs a dar sobre seu produto?
Agora, sendo assim, da próxima vez que você receber feedback positivo de um cliente, converse com ele sobre usá-lo em seus materiais de marketing, peça o consentimento e siga em frente. Tratam-se de depoimentos que podem mudar a forma como as pessoas enxergam seu negócio, podendo tornar suas landing pages mais convincentes possíveis.

5. Cuidado com o uso de links 

Não fique enganado(a), realmente os links são excelentes para chamar a atenção do leitor, porém, usá-los em landing pages significa uma maneira de distrair o lead de reivindicar a oferta real. Na teoria, na landing page, o CTA deve ser o único botão em que o lead pode clicar, assim, evita-se interrupções na jornada do cliente.

6. Cuidado para não criar formulários complexos

A internet está revolucionada. Hoje em dia, ela condicionou a todos a esperar gratificação instantânea. Não coloque muitos obstáculos entre um lead e o material que eles querem receber, principalmente depois de já terem clicado em um CTA.

Criar um formulário de captura de leads ou conversão deve ter como premissa que seja fácil e rápido de preencher, mesmo em dispositivos móveis. Para isso, pense bem quais são as informações que sua equipe precisa para qualificar a entrada como um lead legítimo. Mas não peça nada extra. O valor que seu lead obtém do material solicitado por formulário está no esforço que ele teve ao preencher o formulário.

Dessa forma, não peça todas as informações de contato, muito menos aquelas invasivas como o tamanho e o setor de sua empresa, principalmente se você estiver oferecendo apenas um infográfico de duas páginas. Evite entediar o leitor. 

Agora que chegou até aqui, comente o que achou do conteúdo. A Web Peak tem os melhores conteúdos de SEO no Brasil. Continue nos acompanhando! 


Últimas Postagens WebPeak

Google

Clique Zero: Google revelou o segredo

Google

Focar na Experiência do Usuário para não ser penalizado pelo Google

E-Commerce

Descrição de produto no e-commerce: como elaborar textos perfeitos

Google

December 2020 Core Update: tudo o que você precisa saber sobre a nova atualização do Google!