NÃO QUERO IR AO EVENTO

Cupom de Desconto VTEX DAY 2019

Utilize o Cupom de 30% Desconto para o VTEX DAY 2019

Cupom de Desconto VTEX DAYCupom de Desconto VTEX DAY

USE O CUPOM: WEBPEAKVTEXDAY

COMPRE COM O CUPOM DE DESCONTO

Como criar personas e maximizar resultados em sua empresa

23/8/2018

Como criar personas e maximizar resultados em sua empresa

Para quem trabalha com marketing, publicidade ou já anunciou na mídia provavelmente já se questionou sobre quem é o público-alvo de seu negócio. E faz sentido, pois o comprador é essencial para o desenvolvimento de produtos, produção de conteúdos e demais ações que vão levar à aquisição de novos clientes.

Ao produzir material para o blog ou para as redes sociais de um negócio, é muito interessante utilizar um recurso que direciona melhor os temas trabalhados no seu negócio, estamos falando da criação de uma persona, ou seja, definição do cliente tradicional (típico) com todas as principais características dos compradores.

Se você cumprir esse desafio em criar e montar personas, pode ser mais fácil fazer as perguntas certas para alcançar clientes. Após esse processo, utilize essas informações de modo produtivo para que toda ação e decisão direcionam àquele perfil. Neste conteúdo, vamos tratar do conceito de persona, assim como apresentar a importância para um negócio e ensinar você como criar personas para orientar de modo correto as ações de sua empresa.

Vamos lá!

Leia também: Quer programar post Instagram? A gente te mostra como!

O que é persona?

como criar personas

Uma persona se trata da representação fictícia de um cliente ideal, e é baseada em dados reais acerca do comportamento e detalhes demográficos dos seus clientes, assim como uma criação de histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. A boa definição de persona perpassa por compreender através do contato com seu público-alvo as demandas. 

Por exemplo, você precisa saber como criar personas de acordo com as características de seus principais clientes. Faça uma análise para identificar quais são as características comuns entre os potenciais compradores.

Se você tem uma base de clientes consolidada, será o lugar perfeito para iniciar suas investigações que vão levar à criação de personas. Mesmo que existam perfis diferentes de pessoas ou empresas que adquirem seus produtos, alguns deles tendem a exemplificar sua persona, é uma convenção já testada e comprovada.

Dica: tenha foco tanto em clientes satisfeitos quanto insatisfeitos, pois ambos casos certamente te ensinará algo sobre percepção de seus produtos e quais desafios seus clientes encaram.

Como criar personas: persona x público-alvo

É muito comum confusões nesses conceitos, entretanto, uma coisa podemos afirmar com certeza: persona e público-alvo não são as mesmas coisas. Vamos a um exemplo visual!

  • Público-alvo: homens e mulheres, de 25-35 aos, solteiros, graduados em tecnologia da informação, com renda média de R$ 3000. Almejam aumentar a captação profissional e adoram tecnologia.
  • Persona: Helena Scarpeli tem 30 anos, é gestora de TI. Tem como objetivo se desenvolver profissionalmente através de um mestrado na Califórnia, onde se encontra o Vale do Silício, pois é apaixonada por tecnologia e está em busca de oportunidades. Está em busca de ferramentas de SEO para auxiliar seu ecommerce à vender mais para custear seu plano com sucesso.

Após essa diferenciação é possível compreender, de modo geral, uma parcela ampla da sociedade que você vai direcionar seus produtos ou serviços. Por outro lado, a persona. como já apresentamos acima, é a representação do seu cliente ideal de modo mais humanizado e mais personalizado.

Num primeiro momento esses termos podem soar parecidos, entretanto, faz toda a diferença pensar em uma estratégia de marketing que seja direcionada para Helena Scarpeli e não a um extenso público-alvo. Nesse sentido, não é necessário ficar limitado a uma única persona se você pode alcançar mais pessoas. Mas esteja atento, não exagere, é comum que empresas tenham mais de uma persona definida, pode ser um erro comum, pois uma persona pode levar à limitações do seu público, e podem fazer com que suas estratégias percam o foco.

Leia mais: Estratégia de Marketing Digital

Motivos para criar personas

como criar personas

Como criar personas é tido como um passo essencial para uma estratégia de marketing digital para alcançar resultados. A criação de personas é fundamental para enviar a mensagem correta para pessoas certas, e dessa forma ter mais chances de sucesso. Com a ausência de uma persona bem definida você pode perder oportunidades e acabar falando português para quem só compreende grego.

Vamos enumerar alguns motivos que comprovam a importância de saber como criar personas para seu negócio de sucesso, são eles:

  • Determine o tipo de conteúdo para atingir objetivos;
  • Defina o tom e estilo de seu conteúdo;
  • Colabore para desenhar suas estratégias apresentando ao público que você deve focar;
  • Defina os tópicos que você deve escrever;
  • Entenda onde os prospectos buscam suas informações e como eles querem absorvê-las.

Dicas para definir suas personas

Após compreender o que é persona, assim como suas vantagens e informações preliminares,  agora você vai precisar se orientar pelo perfil de seu cliente tradicional (típico). Nesse sentido, deve ser guiado pela maioria para responder à questões que vão ajudar na definição comportamental de sua persona.

Questões a serem aprofundadas para você definir suas personas:

  • Como são seus potenciais clientes?  (características físicas e psicológicas de quem é responsável pela compra)
  • Qual assunto é mais interessante sobre seu setor?
  • Quais são as atividades diárias que ele realiza (pessoal e profissionalmente)?
  • Qual o nível instrução? Desafios e obstáculos?
  • Quais os veículos de informação utilizados? Que tipo de informações são mais consumidas?
  • Quais são os objetivos, dificuldades e desafios?
  • Em casos de produtos B2B, qual é o tipo de empresa que compra sua solução? Qual o cargo de quem adquire?
  • Quem influencia as decisões?

Tenha em mente o que a pessoa responsável pela compra de seu produto ou serviço está em busca na área de atuação de seu negócio. Reflita sobre os assuntos que ela pode se interessar, como por exemplo o que ela enfrenta no cotidiano relacionados ao seu setor. Ao encerrar esse processo, você terá uma boa quantidade de dados brutos acerca dos potenciais consumidores.

Não deixe de ler: 15 Ferramentas de Marketing Para Melhorar o Seu Negócio

Considerações finais: Como criar personas

Como criar personas

O passo número um é detalhar o perfil do cliente a partir das respostas obtidas. Dessa forma, você conseguirá unir as informações e elaborar o personagem em um documento que possa se beneficiar do estudo que você fez. Características essenciais para definir personas:

  • Nome da persona (fictício)
  • Sexo
  • Idade
  • Cargo/Ocupação
  • Ramo de atividade
  • Nível de escolaridade
  • Meios de comunicação utilizados
  • Objetivos da persona
  • Desafios da persona

Após definir suas personas, seu negócio estará pronto para entrar em comunicação de modo mais adequada com seus potenciais clientes.

Outro passo é criar estratégia de relacionamento baseada na jornada de compra dessas personas. Sua empresa pode focar na criação conteúdos baseados na trajetória de compra de sua persona e após isso utilizar essa trajetória para realizar um planejamento de automação de marketing.

Separamos também este conteúdo para você: Automatizar o processo de SEO de seu negócio para maximizar resultados

Esperamos ter ajudado a você nas dúvidas sobre como criar personas! Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio!

Até a próxima! :)

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak