Como Criar um Aplicativo Gastando Pouco

26/11/2018

Como Criar um Aplicativo Gastando Pouco

O mercado dos aplicativos, já é um fenômeno, tem crescido demasiadamente, gerando grandes lucros e facilidades no dia a dia dos usuários. A verdade é que os aplicativos movimentam milhões em todo mundo, e não é diferente no Brasil, já que esse mercado cresce cerca de 30% ao passar dos anos.

Analisando essas informações muitas pessoas desejam saber como criar um aplicativo, o mercado é muito vasto e tem diversos ramos para atuação, mas para criar um aplicativo é necessário estar atento a alguns passos fundamentais e também a concorrência já que só no App Store são cerca de 2 milhões de aplicativos.

Mas não se desanime com a concorrência. O que você precisa para se destacar é um projeto que faça a diferença, que seja bem detalhado e que acima de tudo você entenda como desenvolver o seu aplicativo.

Pensando em você que deseja saber como criar um aplicativo, criamos um passo a passo super explicativo para você deslanchar de vez.

Como criar um Aplicativo gastando pouco?

Pagar para alguém fazer um aplicativo para você é muito mais caro. O valor do investimento do curso vai se pagar já no primeiro aplicativo. Realize seu sonho. Tire do papel seu projeto e coloque em prática por um preço acessível. Confira o passo a passo para a criação de seu aplicativo!

1º Passo de como criar um aplicativo: As metas e objetivos

Os aplicativos mais rentáveis são aqueles que dão a resolução de um problema. Existem milhões de aplicativos, e é nessa etapa que você deve usar a criatividade ou até mesmo ter um diferencial para que as pessoas escolham baixar o seu aplicativo.

Para criar um aplicativo você deve criar algo que facilite o dia a dia dos usuários, ter um objetivo claro sobre o que o seu aplicativo irá fazer, além de ver quais os benefícios ele pode trazer aos seus usuários.

Ter todos esses detalhes anotados, irão ajudar e muito durante a criação do aplicativo.

2º Passo de como criar um aplicativo: O público

Para que a sua criação seja intuitiva e fácil de construir é essencial que seja voltada a um público específico. Para estabelecer o público é fundamental pautar quem deseja usar seu aplicativo, idade, hábitos, gêneros, condição familiar e conjugal e outras coisas mais.

Analisar os seus desejos, problemas e necessidades, também pode ajudar e muito a definir o seu público. Outra questão é saber qual canal eles buscam para informação, se é através de determinada rede social ou do Google, dessa forma você terá maior facilidade em saber onde será feito a campanha de marketing do seu aplicativo.

3º Passo de como criar um aplicativo: O mercado

Agora que você já sabe como espera que seu aplicativo funcione, você irá precisar fazer uma análise dos seus concorrentes observando qual concorrente estará competindo com você? Quem oferece os mesmo recursos que você? Quem deseja atingir o mesmo público que você?

Dessa forma você consegue analisar quem segue o mesmo nicho do mercado que você. Analisar o concorrente e pautar os principais benefícios que eles oferecem e onde deixam a desejar é uma boa forma de saber o que não pode faltar no seu aplicativo e qual o diferencial que você pode adotar para se destacar no mercado.

O Insights, nome dado para essa análise serve para garantir que os usuários de seu aplicativo tenham uma boa experiência, além de ajudar na hora do desenvolvimento do aplicativo. Essa análise deve estar muito bem detalhada no planejamento, para que seu aplicativo se destaque muito mais.

4º Passo de como criar um aplicativo: O rascunho

Agora é a hora de pegar todas as informações que você pautou acima para fazer um rascunho do que você deseja que contenha no seu aplicativo. No rascunho você pode usar textos, desenhos e imagens se necessário para detalhar ao máximo seu app.

Nesse passo você irá definir as funções do seu aplicativo e o que os usuários esperam dele.

Aqui você também deve definir se seu app cobrará uma taxa, se você receberá anúncios, se alguns recursos serão pagos e assim por diante. Resumindo, como será a monetização do seu aplicativo? Pense nisso.

5º Passo de como criar um aplicativo: A criação

Nesse passo o seu aplicativo começa a ter uma “cara”. Para isso você deve criar seu Wireframes e Storyboard, antes de desenvolvê-los você deve pensar em dois pontos chaves para a experiência do usuário no seu aplicativo, sendo eles: facilidade e simplicidade.  

Você pode estar se perguntando o que é Wireframe, o wireframe é o esboço de cada tela do seu aplicativo. Nesse esboço pode conter os passos acima e o design de cada tela. Há várias ferramentas que podem te ajudar nessa etapa, vale a pena dar uma pesquisada para ver qual se enquadra para usá-la no seu aplicativo.

Conheça a Programação Mobile com Android Studio

Os Storyboard é o fluxo entre cada tela do seu aplicativo, algumas ferramentas também permitem a criação desses fluxos.

6º Passo de como criar um aplicativo: O Back-end

Com os wireframes e storyboard escolhidos, você já tem uma base de como fazer o Back-end.

Você pode estar se perguntando o que é o back-end? Eu respondo, o back-end é uma programação não vista, mas é fundamental para o funcionamento do aplicativo. O back-end tem a função de ler entradas como login e direcionamento de página após a ação. É toda estrutura que você não vê, mas utiliza.

Nesse passo será essencial definir os servidores, API’s, armazenamentos e muito mais, essas informações são importantes para ajudar na elaboração do projeto.

7º Passo de como criar um aplicativo: A validação do aplicativo

Nesse passo você irá dar uma checada na criação. Para validar ela você deve pedir feedbacks à pessoas que sejam parecidas com o público que você deseja, para assim saber se algo pode ser melhorado, se há algum erro no protótipo.

Ao validar os pontos críticos do projeto, você já está com a estrutura pronta para desenvolver seu aplicativo!

8º Passo de como criar um aplicativo: O desenvolvimento

Agora que você já tem tudo devidamente anotado, é hora de construir um aplicativo. Com os rascunhos feitos e conhecendo as etapas principais fica fácil desenvolver o aplicativo. Você ou a ferramenta usada por você deve colocar o passo a passo em prática. Para isso você precisará ter uma conta na loja de aplicativos que você terá que publicar.

No desenvolvimento também deverá ser feito o design das suas telas, você pode contar com a ajuda de alguma plataforma ou de um designer experiente, para assim trazer a melhor experiência possível de uso do usuário.

9º Passo de como criar um aplicativo: Finalização e lançamento

Após desenvolver você terá que realizar testes e se preciso realizar ajustes antes de lançar o seu aplicativo. Para que os testes sejam eficazes peça a pessoas que se enquadrem no perfil do seu público alvo te ajudarem nesta etapa.

Agora que você já finalizou e está pronto seu aplicativo, é hora de lançar, você pode lançar por diversas plataformas de aplicativos. E após publicado você deve divulgar e muito aonde o seu público esteja presente.

Gostou? Não deixe de compartilhar e continue nos acompanhando! 😉

Autor

Julia Guimarães Morales

Sou redatora, apaixonada pela família e heavy user de mídias sociais.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/contato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak