Como criar um canal no YouTube

16/5/2018

Como criar um canal no YouTube

Os videos têm se tornado um canal excelente de informação, e a tendência é que cada vez mais usuários consumam conteúdos como este na internet. Tudo que é visual facilita a compreensão e alcança públicos maiores, assim como os índices de compartilhamento também aumentam.

Por essas e outras razões é que empresas de todos os segmentos têm investido nessa estratégia de conteúdo, posicionando suas marcas através de influenciadores digitais. E é por todos esses motivos que o YouTube se tornou uma das plataformas mais acessadas, ocupando o 4º lugar do ranking das mais populares no Brasil.

O YouTube possui mais de um bilhão de usuários e cerca de 400 horas de vídeo adicionados por minuto. Muitos que descobriram o poder dessa plataforma já tem colhido os louros de suas produções.

Não tem segredo nenhum para criar um canal no YouTube, e nesse artigo iremos mostrar o quanto pode ser simples e lucrativo começar agora a produzir conteúdo para essa plataforma.

Vamos lá! 

Leia também: Monte uma estratégia consistente de marketing de conteúdo

Vale a pena investir no YouTube?

O Youtube é uma das redes sociais que mais crescem em todo o mundo, e como os números não  mentem, suas estatísticas apenas reforçam a importância que ela desempenha no mercado atualmente.

Conforme apresentado em uma pesquisa da Content Trends 2016, o Youtube é a 3ª rede social mais utilizada entre as empresas, representando cerca de 42,4% de acessos. Já nos Estados Unidos esse valor sobe para 61% de utilização.

Um ponto interessante é que 50% dos acessos vem de dispositivos móveis, e cada sessão dura uma média de 40 minutos dentro da rede. Como se não bastasse, o Youtube ainda oferece integração com várias outras plataformas, como o WordPress, Facebook, Twitter, Blogger, Tumblr, entre outras.

Contudo, antes de criar um canal no YouTube, é muito importante entender sua persona e o seu modelo de negócios, só assim conseguirá alcançar a audiência ideal.  Faça as seguintes perguntas: Seu público está no Youtube? Ele consome vídeos? Empresas do seu ramo também produzem conteúdo em vídeo?

Se a resposta for sim para todas as perguntas, então já pode começar a colocar a mão na massa e criar um canal no YouTube. Caso as respostas tenham sido negativas, é melhor estudar alternativas diferenciadas para uma estratégia de marketing com vídeo.

A dica mais importante é não descartar o Youtube de primeira. Pode ser que seu público ainda não tenha tido acesso à produção audiovisual, ou então ninguém da sua área tenha arriscado subir um vídeo na rede.

Não deixe de ler: Marketing de Conteúdo: Saiba porque ele é fundamental para seu planejamento de marketing

Como criar um canal no YouTube?

A primeira coisa a se fazer antes de criar um canal no YouTube, é possuir uma conta no Google.

Se você ainda não possui uma conta Google, basta acessar a página de criação de contas do Google e preencher o formulário com os seus dados (ou da sua empresa).

Como criar um canal no YouTube

Após criar sua conta no Google, basta acessar a página inicial em www.youtube.com e clicar em “Fazer login” no canto superior direito.

Como criar um canal no YouTube

Quando concluir o seu primeiro login você será redirecionado a página de configurações de conta. Uma vez nessa tela, selecione a opção “Criar um novo canal” na parte inferior.

Como criar um canal no YouTube

Em seguida a página de criação de marcas se abrirá para você.

Como criar um canal no YouTube

O que diferencia a conta do YouTube para uma conta tradicional do Google está na possibilidade de se agregar múltiplos proprietários com acesso ao canal, o interessante dessa função é que torna a plataforma uma alternativa altamente sugerida para quem trabalha com uma equipe de marketing, por exemplo.

Depois de escolher o nome de sua conta de marca, clique no botão “criar” e poderá seguir para a próxima tela.

Assim que a página concluir o carregamento você terá o seu primeiro canal pronto para uso! Mas é claro que não vai parar por aí,  tem muito mais trabalho pela frente.

Como criar um canal no YouTube

 

Após a primeira etapa concluída, é hora de customizar o seu canal e torná-lo atrativo para seu público.

Comece clicando na opção “adicionar arte do canal” no banner superior. Na tela seguinte você poderá escolher entre fazer o upload de uma foto ou buscar algo da galeria vinculada à sua conta.

O tamanho recomendado é de 2560 x 1440 pixels para esse banner superior, e não se esqueça de que ele também deve estar alinhado com as diretrizes da identidade visual definida para seu negócio. Não escolha de qualquer maneira!

Como criar um canal no YouTube

O banner é a primeira coisa que o usuário encontra ao acessar o seu canal, e por isso é fundamental que ele traduza sua marca e crie expectativas reais sobre o conteúdo postado.

Capriche na descrição, é muito importante pois será em poucas palavras que seu público terá conhecimento de que assunto é tratado no seu canal.

Outro fator visual importante é o carregamento do avatar, pode ser até mesmo o logo da sua empresa, lembre-se que tem que toda a identidade deve estar ligada a sua marca para que as pessoas reconheçam com facilidade.

Agora, basta começar a produzir conteúdos para o seu canal e aguardar o sucesso dos seus vídeos. É bom estar atento a qualidade dos vídeos para que transmita uma boa impressão a sua audiência.

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Esperamos ter ajudado. Continue nos acompanhando para mais dicas como essa.

Boa sorte e até breve!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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