Como criar um canal no YouTube

16/5/2018

Como criar um canal no YouTube

Os videos têm se tornado um canal excelente de informação, e a tendência é que cada vez mais usuários consumam conteúdos como este na internet. Tudo que é visual facilita a compreensão e alcança públicos maiores, assim como os índices de compartilhamento também aumentam.

Por essas e outras razões é que empresas de todos os segmentos têm investido nessa estratégia de conteúdo, posicionando suas marcas através de influenciadores digitais. E é por todos esses motivos que o YouTube se tornou uma das plataformas mais acessadas, ocupando o 4º lugar do ranking das mais populares no Brasil.

O YouTube possui mais de um bilhão de usuários e cerca de 400 horas de vídeo adicionados por minuto. Muitos que descobriram o poder dessa plataforma já tem colhido os louros de suas produções.

Não tem segredo nenhum para criar um canal no YouTube, e nesse artigo iremos mostrar o quanto pode ser simples e lucrativo começar agora a produzir conteúdo para essa plataforma.

Vamos lá! 

Leia também: Monte uma estratégia consistente de marketing de conteúdo

Vale a pena investir no YouTube?

O Youtube é uma das redes sociais que mais crescem em todo o mundo, e como os números não  mentem, suas estatísticas apenas reforçam a importância que ela desempenha no mercado atualmente.

Conforme apresentado em uma pesquisa da Content Trends 2016, o Youtube é a 3ª rede social mais utilizada entre as empresas, representando cerca de 42,4% de acessos. Já nos Estados Unidos esse valor sobe para 61% de utilização.

Um ponto interessante é que 50% dos acessos vem de dispositivos móveis, e cada sessão dura uma média de 40 minutos dentro da rede. Como se não bastasse, o Youtube ainda oferece integração com várias outras plataformas, como o WordPress, Facebook, Twitter, Blogger, Tumblr, entre outras.

Contudo, antes de criar um canal no YouTube, é muito importante entender sua persona e o seu modelo de negócios, só assim conseguirá alcançar a audiência ideal.  Faça as seguintes perguntas: Seu público está no Youtube? Ele consome vídeos? Empresas do seu ramo também produzem conteúdo em vídeo?

Se a resposta for sim para todas as perguntas, então já pode começar a colocar a mão na massa e criar um canal no YouTube. Caso as respostas tenham sido negativas, é melhor estudar alternativas diferenciadas para uma estratégia de marketing com vídeo.

A dica mais importante é não descartar o Youtube de primeira. Pode ser que seu público ainda não tenha tido acesso à produção audiovisual, ou então ninguém da sua área tenha arriscado subir um vídeo na rede.

Não deixe de ler: Marketing de Conteúdo: Saiba porque ele é fundamental para seu planejamento de marketing

Como criar um canal no YouTube?

A primeira coisa a se fazer antes de criar um canal no YouTube, é possuir uma conta no Google.

Se você ainda não possui uma conta Google, basta acessar a página de criação de contas do Google e preencher o formulário com os seus dados (ou da sua empresa).

Após criar sua conta no Google, basta acessar a página inicial em www.youtube.com e clicar em “Fazer login” no canto superior direito.

Quando concluir o seu primeiro login você será redirecionado a página de configurações de conta. Uma vez nessa tela, selecione a opção “Criar um novo canal” na parte inferior.

Em seguida a página de criação de marcas se abrirá para você.

O que diferencia a conta do YouTube para uma conta tradicional do Google está na possibilidade de se agregar múltiplos proprietários com acesso ao canal, o interessante dessa função é que torna a plataforma uma alternativa altamente sugerida para quem trabalha com uma equipe de marketing, por exemplo.

Depois de escolher o nome de sua conta de marca, clique no botão “criar” e poderá seguir para a próxima tela.

Assim que a página concluir o carregamento você terá o seu primeiro canal pronto para uso! Mas é claro que não vai parar por aí,  tem muito mais trabalho pela frente.

 

Após a primeira etapa concluída, é hora de customizar o seu canal e torná-lo atrativo para seu público.

Comece clicando na opção “adicionar arte do canal” no banner superior. Na tela seguinte você poderá escolher entre fazer o upload de uma foto ou buscar algo da galeria vinculada à sua conta.

O tamanho recomendado é de 2560 x 1440 pixels para esse banner superior, e não se esqueça de que ele também deve estar alinhado com as diretrizes da identidade visual definida para seu negócio. Não escolha de qualquer maneira!

O banner é a primeira coisa que o usuário encontra ao acessar o seu canal, e por isso é fundamental que ele traduza sua marca e crie expectativas reais sobre o conteúdo postado.

Capriche na descrição, é muito importante pois será em poucas palavras que seu público terá conhecimento de que assunto é tratado no seu canal.

Outro fator visual importante é o carregamento do avatar, pode ser até mesmo o logo da sua empresa, lembre-se que tem que toda a identidade deve estar ligada a sua marca para que as pessoas reconheçam com facilidade.

Agora, basta começar a produzir conteúdos para o seu canal e aguardar o sucesso dos seus vídeos. É bom estar atento a qualidade dos vídeos para que transmita uma boa impressão a sua audiência.

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Esperamos ter ajudado. Continue nos acompanhando para mais dicas como essa.

Boa sorte e até breve!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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