Como criar um chatbot

18/7/2018

Como criar um chatbot

Um chatbot é uma ferramenta inteligentíssima, que serve basicamente para conversar com pessoas via chat. É um robô (robot) que se comunica por CHAT, e dessa junção foi criada o nome.

Essa ferramenta foi o ápice da inteligência tecnológica, dando uma conexão maior entre pessoas, marcas e tecnologia, além de facilitar muito a vida do empreendedor.

O ano de 2016 foi o ano de maior destaque para os chatbots, eles começaram a ser usados por grandes empresas, como Facebook, Google, Apple e muito mais.

Ao invés de fazer uma ligação, o que requer muita atenção, com o chatbot, você consegue conversar via chat, sem precisar baixar aplicativos, nem nada.

Leia mais: Vem ver! Como Instalar Google Analytics, Hotjar e Jivochat via Google Tag Manager

Os chatbots respondem mensagens instantaneamente, eles funcionam de duas formas:

Como criar um chatbot

Chatbots com regras: Esse tipo de chatbot funciona com comandos específicos/palavras chaves, porém caso você fale algo que ele não reconhece, ele não saberá te responder. Ele também obedece os fluxos de navegação bem definidos. Um exemplo claro é, você esta buscando roupas em uma loja, e pergunta ao chatbot: “Qual endereço”, ele irá te passar, mas caso você pergunte sobre um tamanho de roupa e ele não for programado, ele não saberá como agir

Chatbots inteligente: Esse tem a capacidade de aprender e entender o que você escreve ou pergunta, não há palavras chaves ou comandos específicos, quanto mais é usado, mais inteligente ele fica.

Não deixe de ler: 4 ações de mobile marketing para você destacar sua empresa

O que um chatbot pode fazer pela minha empresa?

O chatbot cada dia que passa se torna mais inteligente e eficaz para a estratégia de marketing de muitas empresas. Dentre todas suas funções, algumas que se destacam, são:

Atendimento Rápido e eficiente: Em um primeiro contato, ele oferece respostas rápidas e precisas, respondendo dúvida ou problemas simples. Podendo ser personalizado, alguns são capazes até mesmo de acessar banco de dados, redes sociais e muito mais.

Funil de vendas: Isso basicamente move seus clientes a comprarem seus produtos, fazendo uma coleta grande de dados, criando mensagens personalizadas que podem ajudar seus usuários através da concretização de compra.

Maior engajamento: O chatbot mantém um contato mais íntimo com o cliente, podendo mandar sempre mensagens relevantes sobre seu negócio.

Comunicação divertida: Os chatbots, podem interagir muito, fazendo quiz e mantendo seus usuários entretido por muito tempo.

Presença na rede social: Eles funcionam 24h por dia, e além de tudo economizam dinheiro e seu tempo, mantendo sua conta sempre ativa.

Gostou dos benefícios? Se sim, talvez você esteja se perguntando “Como criar um chatbot” e obter todos esses benefícios para minha empresa também? Continue lendo e aprenda como criar um chatbot e fazer muito sucesso por aí

Saiba mais: Como criar anúncio no instagram e se dar bem nas redes sociais

Como criar um chatbot?

Como criar um chatbot

Diversas plataformas disponibilizaram  os serviços conciliados com chatbots, tais como Slack, Telegram, Skype entre outros, porém o mais conhecido e usado é o chatbot no Messenger do Facebook, através dele você pode interam com sua fanpage o que acaba sendo bem útil, além de atrair muitas pessoas.

Algumas plataformas de criação bem utilizadas são:

Many Chat: tem solução para desenvolver seu bot e seus visual também facilita na criação, além de ter opções bem avançadas.

Chat Fuel: seu canal principal é o messenger, através dela é possível desenvolver seu chatbot com comandos, clicando e arrastando e usando filtros. Fácil de ser usado e bem intuitivo, disponibilizando templates prontos para você obter uma base para criar o seu, além de cadastrar sequências de disparos para seus leads

Ambas são gratuitas, e tem sua versão freemium, que é paga e oferece ainda mais benefícios. Existem outras ferramentas com as mesmas funções, tais como o blip.ai, chatfuel.com, api.ai e o chatclub.me, vale a pena dar uma pesquisada antes de criar o seu chatbbot definitivamente.

Separamos este conteúdo para você:  Guia definitivo para iniciantes: Marketing no Instagram

Hoje vou ensinar Como criar um chatbot com a ferramenta Chat Fuel

1º Passo: Crie sua conta no Chat Fuel

2º Passo: Clique em “Set Up Al”

3º Passo: Na barra embaixo de “if user says something similar to”, você irá digitar as palavras que servirão de parâmetro para suas respostas. Você colocará o que a pessoa talvez escreva, dando algumas opções.

4º Passo: Na barra embaixo de “bot replies text”, você deverá programar as respostas que você quer que o seu chatbot mande. E pronto suas respostas automáticas estão criadas.

Automações avançadas

  • As automações avançadas guiarão seu lead dentro do conceito na jornada de compra do usuário, enviando conteúdos baseados no que o lead está interagindo, reativar leads não engajado, oferecer ofertas no momento certo, além de crescer em emails;
  • Com o chatbot essa função é realizada com sucesso;
  • No Chat Fuel uma tela de sugestão com modelos de roteiros é disponibilizado a você.

Como configurar meu chatbot com o facebook?

Como criar um chatbot

Para que os serviços do Chatbot funcionem perfeitamente você deve entrar na sua fanpage, logo em seguida, clique em “Configurações”, logo após “Plataforma Messenger”. E defina o Chat Fuel como “Primary receiver” e prontinho, o chatbot já estará em ação.

Com todas essas funções que potencializam sua página, se relaciona com o cliente e ainda dá uma força nas vendas e engajamento, isso está a alguns cliques de você. Com uma boa estratégia de marketing e conhecimento do seu lead essa ferramenta funciona bem e lhe dará grandes resultados.

Até a próxima! :)

Autor

Julia Guimarães Morales

Sou redatora, apaixonada pela família e heavy user de mídias sociais.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/contato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak