Como criar uma marca forte

9/1/2019

Como criar uma marca forte

Fala, galera!

Uma marca forte aborda o público em duas frentes: razão e emoção. Esses dois elementos funcionam como uma gangorra.

Quando os lados estão equilibrados e cadenciados, o movimento é fluido. Se um lado pesa mais, o outro estagna ou é colocado em risco.

Então, como garantir que você está no caminho certo? 🤗

Vantagens de criar uma marca forte

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Construir uma marca forte é o sonho de qualquer empreendedor.

No mercado atual, você não está mais apenas competindo com as empresas da sua cidade. Independente do porte, seu negócio está competindo na economia global.

Para se destacar da multidão é crucial entender os benefícios de criar marca forte.

Reconhecimento

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Você prefere pegar carona com alguém que já conhece ou com um completo estranho?

Num primeiro momento, essa pergunta pode parecer absurda quando se trata de criar uma marca forte.

Mas o que ela revela sobre o comportamento humano é extremamente importante para sua estratégia de marketing.

As pessoas costumam fazer negócios com empresas que já conhecem. Uma vez familiarizados com a sua presença, elas tendem a se sentir mais à vontade para comprar seus produtos.

Adotar uma identidade visual facilmente reconhecível e consistente nos diferentes canais de comunicação é um bom jeito de começar.

Referências

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Você lê a opinião de outras pessoas antes de comprar um produto ou contratar um serviço? Provavelmente sim. Dentro do marketing digital chamamos isso de prova social.

Seja por meio de texto ou vídeo, uma marca forte tem depoimentos reais e confiáveis. Nesse sentido, a análise de backlinks é fundamental para gerar testemunhos e tráfego pr’além dos picos de acesso.

Em suma, uma marca forte  é a maneira como os clientes percebem você.

Receita

Uma marca forte tem mais facilidade de apresentar novos produtos e/ou antecipar o lançamento deles. Isso acontece porque os clientes reconhecem e apoiam sua marca.

Fidelização

Quando você constrói uma marca forte, os clientes desenvolvem uma conexão emocional com a empresa. Ela pode, inclusive, ultrapassar gerações.

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O que você precisa saber para criar uma marca forte

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Para criar uma marca forte você precisa encontrar sua essência. A inspiração inicial pode vir de uma cor, de um cheiro, de um som ou até mesmo de uma memória afetiva.

Ela deve funcionar como uma espécie de energia vital, fluindo através dos seus produtos e conectando-os harmoniosamente.

No entanto, o caminho para trazer essa personalidade à tona nem sempre é evidente. Pensando nisso, preparei 3  perguntas que podem te ajudar tomar um rumo.

Lembre-se: não há um jeito certo ou errado de responder. O importante é que você realmente reflita sobre os pontos levantados e seja honesto consigo mesmo.

Afinal, o que está em jogo é a possibilidade de tornar a sua marca forte.

  1. Quais são os valores fundamentais da sua marca?

O primeiro passo para criar uma marca forte é identificar os seus valores. São os princípios que irão guiar o comportamento da empresa, dentro e fora do escritório.

Seja na hora de conduzir uma negociação ou aprovar uma campanha publicitária, a sua empresa deve manter-se fiel a esses valores.

Uma marca de cosméticos naturais, por exemplo, pode posicionar-se a favor da sustentabilidade e contra o teste em animais.

Seria incoerente se eles aceitassem patrocínio de uma empresa que descarta lixo irregularmente ou que financia teste em animais, entende?

  1. Como você vai contar a sua história?

A história da sua empresa pode ser incrível, mas se você não conseguir transmitir o DNA do seu negócio para o público será inútil.

Para criar uma marca forte é necessário promover uma experiência completa. Reflita sobre como você pode atingir os cinco sentidos (ou a maioria deles) dos clientes..

Dos aspectos gráficos ao modo como os clientes são atendidos, todas as ações mostram para o mundo que tipo de empresa que você é.

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  1. O que te torna diferente dos demais?

As marcas fortes compartilham a singularidade do produto ou serviço que estão oferecendo. Elas também são capazes de mostrar por que aquilo é importante e como agregará valor à vida do cliente.

Guia rápido para ter uma marca forte

Uma marca forte promove uma experiência inesquecível a cada ponto do atendimento ao cliente.

Ela te ajuda a desenvolver sua identidade e compreender seu lugar no mercado.

Esse conhecimento é importante para criar estratégias de marketing e vendas, além de prepará-lo para alcançar seu público-alvo adequadamente.

Uma marca forte, portanto,constitui a base sobre a qual a cultura corporativa e o crescimento da empresa são construídos.

Conheça os três elementos essenciais para chegar ao topo!

Seja consistente

como criar uma marca forte

Uma marca forte se mantém coerente em todas as suas ações. Essa transparência deixa o cliente mais à vontade, porque ele sabe exatamente o que esperar de você.

Isso não significa que você precisa se tornar previsível ou um cabeça dura imutável. O que servia ontem pode não servir hoje; e é completamente natural mudar.

A questão é ter clareza sobre a sua essência e torná-la reconhecível aos clientes.

Crie vínculos com os clientes

Comprar é uma experiência profundamente relacionada às emoções. Queremos ter coisas que reflitam como estamos nos sentindo, como queremos ser vistos ou aonde queremos chegar.

Um terno novo depois de fechar um negócio. Uma televisão nova ao ser promovida. Um milkshake compensatório depois do treino. Esses são apenas alguns exemplos.

Uma marca forte consegue engajar os clientes a nível emocional, criando vínculos genuínos e duradouros. 😏

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Produza conteúdo relevante (mesmo)

Com o público-alvo e os valores definidos, está na hora de dar vida ao foco da marca. Produzir conteúdo direcionado permite que crie uma comunidade e posicione-se como especialista.

Criando uma marca forte: hora de tirar os planos do papel

Produto de qualidade e estratégia sob medida. Se eu tivesse que escolher dois elementos para tornar uma marca forte, esses estariam no topo da minha lista.

Mas tirar os planos do papel é outra história. A ajuda de quem entende do assunto é fundamental, além de muito bem-vinda nessa hora.

Com especialistas de marketing digital ao seu lado, fica bem mais fácil transmitir os valores do seu negócio para quem se identifica com eles.

Espero que minhas dicas de como criar uma marca forte tenham te ajudado!

Se você ficou com alguma dúvida ou precisa de ajuda para entender o seu caso, é só mandar uma mensagem, ok?

Até mais! 👋

Autor

Camila Nogueira

Socióloga em formação, é apaixonada por entender o comportamento humano diante das novas tecnologias.

Linkedinhttp://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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