NÃO QUERO IR AO EVENTO

Cupom de Desconto VTEX DAY 2019

Utilize o Cupom de 30% Desconto para o VTEX DAY 2019

Cupom de Desconto VTEX DAYCupom de Desconto VTEX DAY

USE O CUPOM: WEBPEAKVTEXDAY

COMPRE COM O CUPOM DE DESCONTO

Como escolher a hospedagem de sites para meu negócio?

23/10/2019

Como escolher a hospedagem de sites para meu negócio?

Quando vamos abrir um comércio é necessário ter alguns cuidados, com o e-commerce é da mesma maneira. Fora os trâmites e preocupações com toda documentação, para ter uma loja virtual você também precisa tratar as questões de hospedagem, domínio, plataforma, entre outras.

O primeiro passo que você precisa dar é criar um domínio para o seu e-commerce, porém existem mais fatores importantes, uma delas seria a hospedagem do site. 

Saiba como escolher a opção ideal para se posicionar no mercado.

Leia também: SEO para E-commerce: uma dupla e tanto

O que é uma hospedagem de sites para e-commerce?

Para começar a falar sobre o que é uma hospedagem de sites, você precisa antes de qualquer coisa entender a diferença entre domínio e hospedagem, ambos viabilizam a sua página na internet.

O domínio de um site nada mais é do que o seu endereço na internet, é através dele que os visitantes vão chegar no seu site. Contudo, o domínio não guarda nenhum conteúdo do site, ele é apenas o endereço eletrônico.

Já a hospedagem é o local onde os arquivos, códigos, e-mails, imagens e textos que compõem o site ficam armazenados e disponíveis 24 horas por dia na internet. Justamente por esse motivo é extremamente importante escolher o plano de hospedagem de sites ideal para o seu e-commerce.

Tipos de hospedagem de sites

Como escolher a hospedagem de sites para meu negócio?

Há vários tipos de hospedagem no mercado, cada uma é recomendada para um tipo e tamanho de site. Entenda as diferenças abaixo:

Hospedagem compartilhada

Essa hospedagem é uma das mais conhecidas. Sua característica é a possibilidade de alocar diversos sites em um mesmo servidor. Embora compartilhe um servidor, cada conta possui os recursos determinados para armazenamento, isso torna a hospedagem compartilhada uma ótima opção para quem está buscando uma solução com menor custo.

VPS

O sistema VPS possui uma espécie de tecnologia de virtualização onde um servidor possui vários servidores virtuais isolados uns dos outros. Dessa forma, os recursos são totalmente dedicados a cada um.

Não deixe de ler: Precisamos falar sobre post satélite

Servidor dedicado

Servidor dedicado é um serviço exclusivo de hospedagem onde você tem à possibilidade de realizar configurações específicas e técnicas. Essa opção garante diversas vantagens como: liberdade para instalar sistemas, maior espaço de armazenamento, disponibilidade e flexibilidade.

Como escolher a hospedagem de sites?

Para uma loja virtual, seja ela pequena ou média, com um volume de tráfego razoável e uma boa otimização, talvez a opção de hospedagem compartilhada se adeque perfeitamente ao seu negócio. Agora, os sites que armazenam muitos arquivos, geram tráfego e picos de acessos, necessitam de um alto desempenho como um VPS ou, até mesmo, um dedicado.

Para saber como fazer a melhor escolha dentro das necessidades do seu site, você precisa  analisar e responder questões como:

  • Quantas páginas tem a sua loja? Tem muitos produtos?
  • Qual é a perspectiva de crescimento ao longo do tempo?
  • Qual será o tráfego? Qual é a perspectiva para o número de acessos?

Assim que tiver todas as respostas é hora de analisar o que os planos de hospedagem oferecem. Fique atento aos seguintes pontos:

Armazenamento

Esse é um fator que determina o espaço que os arquivos do seu site poderão ocupar na hospedagem. Dependendo da quantidade de produtos na sua loja virtual, mais espaço do serviço poderá ser utilizado. Sendo assim, é importante saber qual será o tamanho do seu e-commerce para estudar o armazenamento oferecido.

Contas de e-mail

Como escolher a hospedagem de sites para meu negócio?

O e-mail é uma das principais ferramentas, e podemos dizer que é uma das pioneiras de comunicação na internet. Na maioria das hospedagens, o e-mail marketing é oferecido com restrições de quantidade de contas. Escolha um provedor que tenha e-mails gratuitos, afinal, conforme o tempo for passando, a equipe do seu e-commerce poderá crescer.

Segurança

Procure conhecer quais são as medidas de segurança do fornecedor de hospedagem de sites, veja se possui rotina de backups, SSL e outros. Afinal, seu e-commerce receberá transações e coletará dados dos clientes, logo, cuidados assim são obrigatórios.

Leia mais: Tráfego orgânico vs Tráfego pago no E-commerce

Atendimento

Procure saber se a empresa oferece atendimento 24 horas e se o suporte é em português, pois futuramente alguns problemas podem surgir e para solucioná-los, você precisará de ajuda especializada.

Agora você já conhece os quesitos para escolher a hospedagem ideal para o seu site. Busque estudar as empresa e os serviços que elas oferecem antes de contratar. A hospedagem é um dos fatores mais importantes para a sua presença online. 

Gostou do artigo? Para ter acesso a mais conteúdos como este basta continuar nos acompanhando. 

Até a próxima!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak