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Como evitar conteúdo duplicado com técnica de SEO

20/4/2018

Como evitar conteúdo duplicado com técnica de SEO

Geralmente um dos maiores problemas dos profissionais de SEO é otimizar um site que possui conteúdos duplicados. Isso não é ruim apenas para a relevância do site, como também interfere consideravelmente na otimização.

Os conteúdos considerados duplicados são as páginas com URLs diferentes, mas que em sua composição são iguais ou praticamente idênticos. Assim como outros buscadores, o Google também preza por conteúdos originais, que não são encontrados em mais nenhum outro lugar na Web, sendo assim, se existe conteúdo duplicado as chances de um bom posicionamento nos mecanismos de busca diminuem.

Com tanto conteúdo disponível na Internet atualmente, parece ser impossível não encontrar conteúdos duplicados, e as vezes até mesmo dentro do próprio site existe o processo de reciclagem de alguns artigos e afins. Dessa forma, como é possível evitar conteúdo duplicado? Leia abaixo algumas dicas para fugir dos conteúdos duplicados.

Leia também: Como fazer o Google encontrar seu site?

Técnica de SEO para evitar o conteúdo duplicado

Antes de qualquer coisa é preciso saber o motivo para identificar qual a melhor técnica de SEO utilizar. Caso tenha criado uma página com uma URL e depois criou uma nova página utilizando uma nova URL para substituição da antiga, então o ideal é fazer o redirecionamento da página usando redirect 301, dessa forma você transfere toda relevância da página antiga para a nova.

Outra situação é manter as duas páginas com conteúdos parecidos ou idênticos dentro do mesmo site, mas desejando que apenas uma delas apareça nos resultados de busca. Para esse caso a melhor opção a se utilizar é o recurso Canonical Tag.

Existe uma forma bem simples de explicar o que o “canonical” pode fazer pelo seu site, é possível dizer que ele serve como uma indicação que sugere aos robôs dos mecanismos de busca o caminho de leitura, assim como a relevância de cada página.

As páginas duplicadas de um site disputam entre si por relevância, mas no final de tudo nenhuma consegue ser otimizada. Utilizar o Canonical Tag é uma forma de informar aos rastreadores que a página deve ser considerada, uma recomendação para o Google privilegiar uma determinada página. Uma coisa deve ser levada em consideração, embora essa página seja informada ao Google ele não seguirá à recomendação instantaneamente, pode levar alguns dias, ou até meses dependendo da quantidade de páginas do seu site.

Qual a Finalidade da Canonical Tag?

De forma resumida, a função do Canonical Tag é impedir que os motores de busca indexem páginas que tenham conteúdo duplicado entre si. Geralmente os algoritmos do Google, assim como de todos os outros buscadores, consideram o conteúdo duplicado um problema, já que isso demonstra para esses robôs uma forma de ludibriá-los a respeito da relevância e do tráfego do site, que na verdade são menores do que aparentam.

Na maioria das vezes isso acontece sem ser um ato de má fé, como ocorre com fóruns ou páginas que possuem versões próprias para impressão ou para dispositivos móveis. Passar as informações ao Google e aos outros buscadores que várias páginas possuem o mesmo conteúdo, e que apenas uma página deve constar como referência é uma prática conhecida como canonicidade.

Em outras palavras, a canonical tag é utilizada como uma forma de marcação onde indica que determinada página na verdade se trata de uma cópia de outra, e que ambas não devem ser indexadas nos mecanismos de busca da mesma maneira.

Não deixe de ler: Como estruturar seu site para SEO

Como a Canonical Tag é Usada Para Evitar o Conteúdo Duplicado?

  • A função da canonical tag é parecida com a do redirecionamento 301, que também indica por onde o algoritmo deve seguir para ir a outra página;
  • A diferença entre essas duas técnicas é que o redirecionamento 301 se aplica tanto às pessoas quanto aos motores de busca, enquanto a canonical tag funciona apenas com os motores de busca. As pessoas ainda terão acesso às páginas que não serão indexadas nos buscadores;
  • Sumariamente, a canonical tag pode ajudar na otimização do SEO de seu site sem que a experiência de uso dos visitantes seja prejudicada. Logo, ela é útil para ambas necessidades.

Em situações em que um buscador não consiga identificar qual é a versão que deve ou não ser indexada, a tendência é que a relevância e a autoridade de todas as páginas sejam reduzidas em seu ranking, isso de certa forma é muito prejudicial para os negócios. Por conta disso, o uso da canonical tag é de extrema importância sempre que o site possui diferentes versões do mesmo conteúdo, como quando a URL possui algumas variações ou quando existem páginas de impressão.

Um exemplo, se a página principal de determinado site puder ser acessada por diferentes URLs que possuam apenas alguns parâmetros diferentes, a melhor opção é utilizar a canonical tag para evitar que os buscadores as reconheçam como conteúdo duplicado. Ao fazer isso, todo o reconhecimento e a autoridade devida àquele site serão direcionados a um único link, o que fará com que ele se posicione melhor nas páginas de resultados nos mecanismos de busca, as chamadas SERPs.

Erros Comuns no Uso da Canonical Tag

Para que a função canonical tag possam ser aproveitados com todos os benefícios em um site, é extremamente importante que eles sejam aplicados adequadamente, pois caso contrário eles não funcionarão. Por isso, é vital que sua implementação seja feita apenas após a busca do máximo de informações possíveis sobre determinado assunto, de preferência que esteja acordo com o conteúdo disponibilizado pelos próprios motores de busca ou a Webmasters.

Certos erros mais comuns podem ser evitados ou corrigidos por meio de procedimentos simples, isso irá garantir a eficiência das canonical tags para evitar conteúdo duplicado.

  • Não compreender a real finalidade da canonical tag – vale ressaltar que a única finalidade dessa técnica é evitar a existência de conteúdo duplicado. A aplicação dessa técnica não deve ser feita para qualquer outra finalidade;
  • Aplicar a tag em lugares errados do site – a implementação da canonical tag deve ser feita unicamente na seção do site. Caso ela seja implementada na seção ou em qualquer outra função diferente os buscadores não compreenderão essa referência, além de que isso pode prejudicar a estrutura HTML da página e resultar em outros problemas;
  • Não prestar a atenção necessária no código-fonte – copiar a estrutura de um código e utilizá-lo no seu site é bastante recorrente e não tem nada de errado. Porém, para que se obtenham os resultados esperados, é obrigatório verificar com muito cuidado o código-fonte, pois ele pode contar dados incorretos que resultarão em redirecionamentos para páginas erradas que comprometerão toda a reputação do site, por melhor que ele seja;
  • Implementar canonical tags em páginas que não contenham conteúdo duplicado – algumas pessoas acreditam que a canonical tag deve ser utilizada quando um artigo tem várias páginas, de modo a referenciar apenas a primeira página. Essa é uma prática errada, já que as páginas não contêm conteúdo duplicado e sim conteúdos complementares.
Isso pode te interessar: Entenda a ação visionária da WebPeak que vai te ajudar à vender mais

O uso da canonical tag é o melhor recomendado para os usuários que queiram que os buscadores não indexem páginas duplicadas, ou reduzam sua autoridade e relevância. Não tenha dúvidas quanto à implementação desse recurso e garanta os melhores resultados possíveis junto aos motores de busca.

Até a próxima! 

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

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