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Como fazer anúncios no Facebook

28/6/2018

Como fazer anúncios no Facebook

A rede social Facebook conquistou o seu espaço e está entre as preferidas dos usuários, isso significa que ela não sairá tão cedo das nossas vidas e relações virtuais.

Por ter tomado uma proporção gigantesca com relação ao número de pessoas que estão conectadas na rede, as empresas começaram a focar no marketing específico para esses casos.

Além de serem muito práticos, ajudam a mensurar os dados de quem é seu público-alvo e o que chama mais atenção deles, além de você mesmo conseguir controlar a questão financeira e decidir quanto vai investir em cada anúncio.

Se o seu interesse é ganhar visibilidade e posicionar sua marca, está na hora de começar a pensar em fazer esses investimentos pequenos que podem trazer resultados mais do que significativos.

Para saber mais como incluir essa ferramenta em sua estratégia de marketing, e aprender como fazer anúncios no Facebook, continue acompanhando esse artigo.

Leia também: Passo a Passo para impulsionar publicação Facebook

Por que apostar em anúncios no Facebook?

Existem vários motivos para anunciar na rede social, para começar é uma excelente opção pela quantidade de usuários que ela possui. São pessoas de todas as idades, e com interesses diversificados, que podem estar a procura por produtos de qualquer nicho de mercado.

Para melhorar ainda mais, o Facebook tem aprimorado as ferramentas, e conta com diversas funcionalidades que segmentam o público do seu interesse e analisa os resultados. Seja você um grande empresário ou microempreendedor, essas podem ser táticas muito válidas na hora de gerar relatórios, e analisar os números.

Outra grande vantagem é a segmentação demográfica e por interesse que o Facebook disponibiliza para chegar a grupos específicos. Isso tudo, mais a possibilidade de escolher entre uma variedade de formatos para aumentar o seu engajamento em posts ou obter novos leads.

Como fazer anúncios no Facebook?

Essa é a pergunta que não quer calar, e nós iremos responder.

Se você já se convenceu da importância que é anunciar no Facebook, e que essa pode ser uma excelente estratégia para complementar o marketing e melhorar os resultados. Então agora podemos iniciar os passos de como fazer anúncios no Facebook.

Não deixe de ler: Facebook: como impulsionar seu negócio através dessa rede social

1º Passo como fazer anúncios no Facebook: defina seus objetivos e personas

Não é só abrir e começar a fazer anúncios loucamente no Facebook. Como qualquer outra estratégia é preciso um tempo dedicado para o planejamento dessas postagens.  

Essa etapa é muito importante para conseguir detalhar quem será o seu público-alvo, e quais formatos serão utilizados para poder fazer um investimento certeiro.

É muito importante saber quais são os seus objetivos para entender qual a melhor forma de criar sua campanha. Com foco, planejamento e personas definidas ficará mais fácil na hora de colocar a campanha em prática, segmentado o máximo possível.

2º Passo como fazer anúncios no Facebook: crie a campanha

Já está na hora de colocar a mão na massa! Uma vez que você definiu sua persona e seus objetivos, pode começar a fazer anúncios no Facebook.

Também te ajudaremos neste processo.Existem 2 maneiras de criar um anúncio no Facebook:

  • usando a opção de “impulsionar publicação” no post que você deseja patrocinar; e
  • acessando o gerenciador de anúncios do Facebook.

Normalmente é utilizada a 2ª opção, é uma forma mais interessante para criar e analisar os anúncios. Quando você vai direto no impulsionamento do post, o que vai conseguir é apenas criar uma campanha de engajamento. Claro que dependendo do caso, e esse for o seu objetivo, seria a opção mais válida.

Na primeira opção, é possível visualizar todos os tipos de campanhas e anúncios, além de relatórios muito mais completos.

O Facebook divide os objetivos das campanhas em 3 grandes blocos:

  1. reconhecimento;
  2. consideração; e
  3. conversão.

Reconhecimento

Os anúncios de reconhecimento são apresentado para as pessoas com mais propensão de prestar atenção neles. Você não precisa se preocupar, porque o  próprio Facebook faz uma estimativa do número de pessoas que se lembrarão do anúncio por até 2 dias, e usa essa métrica como principal indicador da campanha.

Vale lembrar que esse não é um formato indicado para quem busca vendas ou uma ação imediata, e sim para quem deseja trabalhar no posicionamento da marca.

Consideração

Aqui se encaixam os anúncios que já buscam algum tipo de resposta do público. Ou seja, a persona está mais avançada na jornada de compras.

Nessa parte você vai encontrar os formatos de anúncios de engajamento, geração de leads, acesso ao site, entre outros.

Um ponto importante a ser ressaltado é que, recentemente, o Facebook disponibilizou também a função de poder anunciar na página inicial do aplicativo móvel do Messenger, sendo possível incentivar mais conversas com a marca.

Conversão

Essa é justamente a parte para quem está querendo vender, afinal esses são os anúncios do Facebook focados em vendas, visitas ao estabelecimento físico ou qualquer outra ação externa que você desejar. 

Você também pode instalar um pixel de conversão do Facebook em seu site, por exemplo, e assim impactar novamente quem acessou alguma página, mas não concluiu a ação. Uma excelente forma para aumentar suas vendas!

3º Passo como fazer anúncios no Facebook: acompanhe os resultados

A partir do momento que sua campanha estiver completa, você precisará acompanhar os indicadores e fazer pequenos ajustes para melhorar e otimizar os resultados.

Logo você estará familiarizado com algumas siglas, como CPC e CPM.

O CPC (custo por clique) irá definir o valor a ser pago para o Facebook a cada clique dado no seu anúncio. Agora, o CPM efetua a cobrança a cada mil vizualizações do seu anúncio, independente de cliques ou interações.

O Facebook ainda pode realizar a cobrança por engajamento ou por aquisição, variando de acordo com o tipo de campanha escolhida.

Fique sempre atento ao alcance dos seus anúncios, e se está trazendo o retorno esperado. Caso não esteja fluindo como esperado, talvez você precise mudar algumas coisas no processo.

Separamos para você: Conteúdos que fazem sucesso no Facebook

Considerações Finais

Mantenha seu público engajado! Divulgar é sempre importante e dentro das redes sociais você ainda tem à possibilidade de interagir com a sua audiência e melhorar o seu marketing constantemente.

Esperamos ter ajudado em como fazer anúncios no Facebook, e qual é a importância de mais uma ferramenta para o seu negócio. Seja ele físico ou online, todas as formas de posicionar a sua marca são válidas.

Para saber mais sobre posicionamento nas redes sociais, e como fazer marketing digital continue nos acompanhando. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos.

Até breve!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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