Como fazer consultoria

22/11/2018

Como fazer consultoria

Um consultor possui uma rotina bem dinâmica, viaja, conhece novas pessoas e novos negócios, trabalha com líderes empresariais e governantes. Se você gosta de estar sempre em movimento, ter desafios novos e não seguir uma rotina todos os dias, esse pode ser o trabalho perfeito para você.

O consultor tem o importante papel de auxiliar diversas empresas na organização do gerenciamento de atividades operacionais, dando soluções, meios e planejamento para que a empresa tenha sucesso.

Para trabalhar como um consultor é necessário ter muito conhecimento e formação em administração empresarial e gerenciamento de projetos. Grandes administradores seguem carreiras como consultores e alguns antigos diretores de empresas também apostam na carreira.

A consultoria é um ramo que abrange pessoas de diferentes idades, experiência e formações. Se você não tem muita experiência na área ou deseja ter mais sucesso em fazer uma consultoria de ponta, acompanhe nosso post e descubra como fazer uma consultoria empresarial.

Vamos lá!

Como fazer consultoria empresarial

Para fazer uma consultoria que seja eficiente e querida pelos seus cliente é necessário realizar alguns quesitos. Acompanhe o nosso post e descubra como fazer consultoria.

Como fazer consultoria

1. Tenha conhecimento técnico

Independente da área que você for abranger para fazer consultoria, é preciso ter grande conhecimento sobre o assunto já que o consultor vende o conhecimento em forma de recomendação ou relatório. Você precisa saber exatamente como realizar as ações propostas. Transmitir conhecimento ao cliente é passar mais credibilidade do seu trabalho.

Por isso estude sobre as diversas matérias que a sua área pode abranger como ferramentas para gerenciamento, realização de treinamentos e muito mais.

Se você já atua como consultor é necessário estar sempre se atualizando, quem sabe realizar um mestrado ou doutorado, tornando ao mercado mais amplo e remuneração maior!

Leia também: Já preparou seu planejamento de vendas?

2. Se especialize

Nesse passo você deve definir qual a sua especialização se é auditoria, gestão financeira e assim por diante. Se você está começando agora é comum aceitar trabalhos de outras áreas e empresas, dessa forma você consegue definir qual você gosta mais.

Mas para ter maior credibilidade e conhecimento é necessário se aprofundar em um assunto, você pode se tornar conhecido por justamente tratar desse assunto, já que o conhecimento e a experiência passada ao cliente pode conquistar novos clientes através de indicações.

É importante também manter o sigilo sobre informações e habilidades técnicas. Se especializar é importante para consolidar a sua carreira, mas não significa que você não possa explorar novas áreas.

As etapas para fazer consultoria

Após ter definido sua área de atuação e ter um conhecimento técnico, você já pode fazer consultoria. Todo consultoria deve rodar ao redor de um projeto específico ao cliente. E com elas você pode colocar em prática seu projeto. São elas:

  • Se apresentar: Nesta etapa você vai basicamente se aproximar do cliente e tentar se aproximar dele. Você deve falar sobre suas experiências, mostrar seus projetos mais importantes de sucesso e com tudo deve passar confiança ao cliente sobre o seu serviço e se mostrar qualificado para ajudá-lo em suas necessidades. O cliente também deve falar das necessidades da empresa e qual o objetivo que ele tem com a consultoria. 👨💼
  • Contratação: Depois de se conhecerem e pautarem alguns objetivos a ser cumpridos, o consultor deve propor a sua prestação de serviço e explicar detalhadamente todas as etapas que seguirão. Esses detalhes devem ser feitos de modo global, já que ainda não foi elaborado o projeto. 📈
  • Projeto: O projeto envolve dois aspectos: o reconhecimento do problema e a solução. É nessa etapa que o consultor coloca seus conhecimentos em prática a fim de ajudar o seu cliente. O consultor deve fazer uma análise sobre todos os problemas de forma detalhada e completa, contando todos os setores e a organização do contratante também. E logo após já é possível elaborar o projeto para resolver os problemas propostos. Nessa etapa da realização da consultoria os consultores costumam fazer usos de ferramentas para auxílio como o Pacote Office: Excel, Powerpoint e assim por diante. 💻
  • Colocar o plano em ação: Para colocar o projeto acima para funcionar, consultor necessita da ajuda de todos os alto colaboradores da empresa e além de tudo acompanhando o projeto. O projeto deve ter sempre um acompanhamento e gerenciamento do processo de mudanças, estando assim todos os colaboradores a par das mudanças e a favor, para que assim seja alcançado o objetivo. 💪
  • Finalização do projeto: Após realizar as etapas acima, o trabalho de consultor está praticamente quase ao fim. Na finalização o consultor deve transferir sua responsabilidade para alguém a dar continuidade no projeto e mantê-las. Antes de finalizar deve ser apresentado os primeiros resultados do trabalho do consultor através de meios de antes e depois de vários aspectos, esses podem ser indicados através de Powerpoint e outras ferramentas.
  • Pós-finalização: Na pós finalização o consultor deve realizar os resultados das mudanças, sempre revisando, readequando, corrigindo e até implementando para que os objetivos continuem a ser cumpridos.
Leia também: Como inventar um aplicativo de sucesso?
Como fazer consultoria

Fazer consultoria é complexo e necessita de um conjunto de conhecimentos que torna o serviço tão procurado e importante para várias empresas.

Uma consultoria é baseada em mudanças conforme vimos no projeto, deve ser realizado com muita organização, propondo sempre a resolução de problemas, acompanhados por metas e resultados.

Se você se enquadra em todos os quesitos para ser um consultor, porque não tentar uma nova carreira que tem aberto portas para muitas pessoas qualificadas?  

Gostou? Deixe um comentário dizendo o que achou! Acompanhe nossas postagens e fique por dentro de nossas novidades! Até a próxima! 👋

Autor

Julia Guimarães Morales

Sou redatora, apaixonada pela família e heavy user de mídias sociais.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/contato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak