5 minutos

Como fazer da busca orgânica sua aliada de vendas

Contar com boa visibilidade nos resultados de pesquisa em sites como o Google, pode oferecer o impulso de que você precisa para aprimorar seus lucros usando a busca orgânica.
Como fazer da busca orgânica sua aliada de vendas
Escrito por
Bianca Simões
Publicação
28/2/2024

Como fazer da busca orgânica sua aliada de vendas

O que define o sucesso do seu negócio na internet para você? Um bom volume de vendas? Um movimentação contínua de novos clientes? A possibilidade de fidelizar o seu público? Contar com boa visibilidade nos resultados de pesquisa em sites como o Google, pode oferecer o impulso de que você precisa para aprimorar seus lucros usando a busca orgânica.

Se não é fácil encontrar o seu site ao pesquisar por produtos e serviços que são relacionados a ele no Google e demais mecanismos de buscas, então, vale como um soar de alerta e realizar uma estratégia competente dedicada a reverter esse quadro. Afinal, se você não fizer isso, seus concorrentes certamente vão se aproveitar para se destacar.

O que é Busca Orgânica? 

A busca orgânica é um impulso considerável aos seus negócios. Mas, para isso, é necessário aproveitar corretamente os recursos oferecidos por ela.  Uma coisa é verdade: a primeira reação que temos quando precisamos de um produto ou serviço é pesquisar por ele no Google, certo? Assim como você faz isso, seus clientes também fazem.

Ao acessar algum mecanismo de busca e digitar a palavra referente àquilo que precisa você vai encontrar um cardápio de solução naquilo que precisa, porém não lemos todas as informações no caso, todos os resultados. Os primeiros referem-se aos anúncios pagos, ou seja, aqueles que as empresas investiram financeiramente para aparecem logo no topo da página.

Já os que vêm em seguida são provenientes da busca orgânica. E como eles chegaram lá? Eles ocupam essa posição de destaque porque sites como o Google consideram que eles têm conteúdos mais relevantes que os demais. Além disso, o número de acessos que esses links tiveram também é um ponto a favor dessa posição de destaque.

Por que a busca orgânica é sua aliada de vendas?

Você sabia que o Google é o site mais acessado da internet em todo o mundo? O que o torna com que ele seja o principal buscador direcionador de tráfego, para a maioria dos sites, independentemente do seu segmento de mercado. Portanto, se você quer ter um fluxo contínuo de visitantes, precisa aparecer no Google de preferência na busca orgânica.

Se o seu potencial cliente busca por um termo relacionado ao seu negócio e não encontra a sua empresa entre os primeiros resultados, levando em consideração até a segunda página, ela logo se torna irrelevante para essa audiência. Se você quer fazer com que sua marca seja uma referência em sua área de atuação, portanto, ela precisa estar visível nos sites de buscas.

Isso também tem um efeito direto na confiança dos seus clientes. Pois se eles não encontram seu site com facilidade, dificilmente terão segurança para fechar negócio se chegarem até ele de outra forma. Com cada vez mais concorrência em diversos segmentos, pode ser que você não tenha uma segunda chance para impactar essas pessoas.

Benefícios de usar o SEO como aliada em suas vendas

Como você já sabe, o SEO é um conjunto de táticas que tem como objetivo otimizar as páginas de um site para quem ele seja melhor ranqueado em uma pesquisa feita dentro de um mecanismo de busca.

Os especialistas não precisam nem pensar muito para afirmar que uma das principais vantagens do SEO está no fato de gerar mais tráfego para suas páginas que estão ranqueadas na SERP.

Essa pode ser uma das suas vantagens, mas não é a única!

7 Benefícios de usar a busca orgânica como aliada em suas vendas

Como você já sabe, o SEO é um conjunto de táticas que tem como objetivo otimizar as páginas de um site para quem ele seja melhor ranqueado nas buscas orgânicas em uma pesquisa feita dentro de um mecanismo de busca.

Os especialistas não precisam nem pensar muito para afirmar que uma das principais vantagens do SEO está no fato de gerar mais tráfego para suas páginas que estão ranqueadas na SERP.

  1. Democratização do acesso a usuários e visitantes

Não importa se uma empresa é grande ou pequena com  SEO todos os negócios podem conquistar o topo do Google na busca orgânica.

Diferente dos anúncios pagos, onde muitas vezes quem ganha é quem faz o maior investimento, com o SEO é possível alcançar o sucesso com um investimento menos.  

É claro que para isso será preciso ter bastante estratégia e que você siga as principais dicas de SEO. Mas, fato é que, a concorrência é mais por qualidade do que quantidade.

  1. Mais tráfego para o site

Nas etapas do funil de vendas a primeira fase de atração tem como grande apoiador o tráfego orgânico.

Esse tráfego orgânico é ampliado quando as táticas de SEO são usadas corretamente e geram melhor ranqueamento de páginas.

Quanto melhor posicionado mais cliques sua página nas buscas orgânicas, mais chances de receber tráfego em seu site.

Nesse sentido as ações de SEO contribuem para apoiar o marketing, mas também sua estratégia de venda.

  1. Tráfego qualificado

Além de gerar mais tráfego, o SEO é capaz de gerar mais tráfego qualificado. Isso porque quando um usuário faz uma pesquisa no Google ele está interessado no assunto buscado, concorda?

Logo, se a sua empresa tem a resposta para o que ele procura é mais provável que ele engaje com o conteúdo e possa vir a se tornar um cliente.

É claro que aqui temos que considerar a etapa do funil de vendas desse leitor, mas em certo grau estamos corretos em entendê-lo como qualificado.

  1. Aumento da autoridade da marca

Existem dois tipos de resultados para pesquisa: o orgânico e o pago.

Quando uma empresa aparece nas primeiras posições das buscas orgânicos seu conteúdo carrega mais credibilidade do que os resultados pagos.

Não é incomum ouvir pessoas dizendo que não clicam em resultados de anúncios.

Isso quer dizer que uma campanha do Google Ads não traz resultado. Apenas que o SEO contribui para a autoridade e credibilidade da empresa.

Isso se torna ainda mais evidente quando um mesmo usuário realiza diversas pesquisas e encontra sempre sua marca no topo. Ele passará a observar sua empresa e recorrer a ela como fonte de informação.

  1. Auxílio no funil de compras

Mais uma das vantagens de SEO é seu impacto no ciclo de compra de um consumidor.

Quando um usuário faz uma pesquisa na internet ele pode estar considerando uma compra, dependendo do conteúdo ele receber em resposta ele pode decidir ou não por concretizar esse negócio.

Cabe a você produzir conteúdo relevante ajudar seu cliente a optar por seguir com o negócio.

É claro que nem todas as pesquisas começam com a intenção clara de compra. Mas todas as pesquisas começam com a intenção de resolver uma dúvida.

A resposta para essa dúvida pode ser o que a sua empresa faz. Mesmo que não seja uma resposta direta.

Em suma, uma das vantagens do SEO é te ajudar a guiar seus potenciais clientes pelo funil de compras.

  1. Retorno contínuo e a longo prazo

A boa implementação de SEO irá manter o retorno do investimento durante bastante tempo.

Diferente de estratégias de Ads, que interrompem os resultados quando são pausadas, uma das vantagens do SEO é que sua empresa continua recebendo o retorno mesmo após o fim do investimento direto na ação.

Ou seja, se você criou um conteúdo e uma página otimizada ela continuará ranqueando no Google e nos demais dispositivos de pesquisa.

 É claro que é necessário manter a manutenção, para que os bons resultados permaneçam a longo prazo.

  1. Melhora a taxa de conversão

Sites otimizados para SEO são mais rápidos e fáceis de ler e navegar. Por essa razão eles atraem e retém mais usuários da web.

Por este motivo,  SEO é uma ferramenta muito importante e poderosa para determinar o sucesso de uma empresa.

Agora que você compreendeu as vantagens do SEO, está preparado para dominar as técnicas que mais vão ajudar a alcançar uma otimização completa.

Agora que já conhece os benefícios de investir no SEO, não perca mais tempo e contrate a WebPeak!

Se tiver qualquer dúvida, não deixe de entrar em contato conosco no chat ;)

Até a próxima!

Fique no controle!
Reduza seus custos com diversas ferramentas de marketing e centralize o gerenciamento com a Webpeak.

Somos a Melhor Tecnologia de Marketing do Mercado!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Eleve Resultados na Internet com a WebPeak

ico SEO webpeak

4.9 é nossa avaliação média no Google e Facebook

"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."

case de sucesso embracon

Helder Santos

Marketing Manager