Como fazer e-mail marketing

26/6/2018

Como fazer e-mail marketing

Muitas pessoas acreditam que o e-mail não é muito utilizado como antes, porém há controvérsias, várias pesquisas comprovam que 92% dos adultos que fazem uso da internet, usam o e-mail. O e-mail marketing é o uso para contatar seus clientes, através de campanhas de marketing digital, ele tem o objetivo de criar e manter um relacionamento com o cliente que realmente está interessado no produto ou serviço oferecido. O e-mail marketing ajuda nas vendas, cria novos clientes, além de promover muitas melhorias.

Ao contrário do Spam o e-mail marketing respeita o seu público, dando a ele a oportunidade de escolher ou não se deseja receber e-mails sobre tal assunto.

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Por que mandar e-mail marketing?

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O e-mail é extremamente pessoais, uma vez que as redes sociais cada vez mais são usadas como marketing digital, o e-mail não fica de fora. O e-mail marketing garante grande alcance, já que seu número de usuários é gigante, cerca de 2,5 bilhões atualmente, ou seja mais de um terço da população mundial atual.

Além de ser um meio que une outros canais de acesso, já que quando criamos um login em um site o utilizamos, tornando o e-mail uma parte essencial das atividades realizadas na internet.O seu alcance é direto e bem previsível, uma vez que o e-mail após enviado chegará para a pessoal escolhida, diferente de outras redes sociais como instagram e facebook, que não garante que todos seus seguidores vejam sua mensagem, já que a algoritmos que determina as mensagens mais relevantes para cada usuário.

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O formato do e-mail pode ser mais despojado, podendo conter imagens e GIFs, além de não ter limite de caracteres. Ele pode conter templates, elementos gráficos, diversos links para página de web, textos curtos ou longos, o que o torna bem flexível, basta você escolher a maneira certa para escrever ao seu público alvo e o que irá atraí-lo.

O investimento, se comparado com outros meios de marketing é gratuito, porém para ter sucesso você precisará de algumas coisas que irei citar depois. O e-mail é o canal de marketing que apresenta melhor retorno financeiro, já que não há necessidade de investir muito, inicialmente. Então por que não usar o e-mail Marketing ao seu favor? :)

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Como fazer e-mail marketing

Você já sabe como fazer e-mail marketing? Se a resposta for não, continue acompanhando para aprender, se a resposta sim, continue acompanhando e aprimore sua estratégia de e-mail marketing.

1º passo como fazer email-marketing: Tenha uma lista de contatos

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Para ter uma lista de contatos é fundamental construir essa lista, você deve estabelecer o modo que irá gerar contatos de e-mails para sua empresa.  Algumas estratégias são chamadas de técnicas de captação de mailing, que são formas de você otimizar seu website ou suas ações para tal, as principais são:

Poup-ups contextualizados: No seu site, em determinada área estratégica você insere um poup-ups contextualizado ou segmentado para seus contatos.

Um exemplo de poup-ups: você está buscando um curso online, e ao entrar na página você a observa e logo em seguida o poup-ups é ativado com uma mensagem chamativa “Comece já seu curso online”, com um espaço para colocar seu e-mail caso você tenha interesse.

Landing Pages: Para iniciar seu trabalho de crescimento para contatos é através da produção de conteúdo e distribuição através de Landing Pages, que é um local que capta o email de visitantes da página.

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2º passo como fazer email-marketing: Nome de remetente

Em alguns testes já feitos, concluímos que o nome de remetente que melhor deve ser utilizado, é um email real, ou seja, com seu nome. Por exemplo seunome@empresa.com

Ao usarmos um nome próprio, a tendência dos usuário sentirem a curiosidade de abrir o e-mail é muito maior, isso gera empatia e cria um contato mais íntimo.

3º passo como fazer email-marketing: Estratégia de comunicação

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Uma boa comunicação é fundamental para que seus e-mails façam sucesso e correspondam suas expectativas. Para isso é necessário determinar algumas coisas:

Público-alvo: decida quem será o seu público, faça pesquisas em marcas/empresas semelhantes a sua, assim você pode ter uma ideia do público que quer, de forma assertiva. Mas lembre-se, apenas ter uma idéia, nunca copiar.

Objetivo: Tenha em mente um objetivo seja ele, vender, informar, educar, indicações, entre muitos outros. Ao saber seu objetivo, foque em ações e planejamentos para gerar o resultado desejado.

Linguagem: Após conhecer seu público, você poderá definir qual a linguagem que irá usar nos seus e-mails de marketing. Seja formal, como uma loja de skate, ou formal, como em um escritório administrativo. Mantenha sempre a mesma linguagem, essa é uma maneira ótima de gerar empatia por e-mail, assim o destinatário conhecerá o padrão do seu email.

Alcance: Sabendo o seu objetivo, é importante analisar se ele está sendo alcançado ou s está perto, com isso você pode ter novas ações e planejamentos para tal objetivo se concluir.

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4º passo como fazer email-marketing: Template

Ao determinar sua estratégia de comunicação, suas ferramentas e um tanto considerável de emails (permitidos), você tem boa chances de ter sucesso, já que seu destinatário tem interesse no conteúdo e essa é uma boa prática

Além de uma boa escrita, determinada através do seu público alvo, a comunicação visual também é muito importante, assim os contatos ao abrirem o e-mail verão sobre qual empresa se trata e qual o conteúdo.

Para uma visualização maior e uma criação de layout, algumas dicas legais são:

  • Cerca de 40% de imagem e 60% texto
  • Título e call-to-action na primeira parte do e-mail
  • Opção de descadastro do e-mail
  • Ter um objetivo só por e-mail
  • Imagens com no máximo 100kbs

Todas essas opções garantem que seu email seja visualizado e que seu objetivo seja alcançado rapidamente, evitando que seu e-mail seja considerado um spam, além de atrair muito mais seus contatos.

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Planeje e inicie os envios do e-mail de marketing

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Para isso é importante um calendário, assim seu relacionamento virtual com seu público irá se otimizar. Não mande muitos emails e não envie poucos, tenha um equilíbrio.

Se você enviar muitos email, seus contatos irão cansar, suas taxas de abertura diminuirão e a base ficará saturada, mas se você enviar poucos, os mesmos não estarão engajados com o seu conteúdo.

Uma dica é se programe, tenha calendários, com  dias e horários certos para tais envios, testando o que se encaixa para sua empresa, seja um email por semana, ou e mails diários, varia bastante.

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Análises e testes

Faça testes e análises para ir acertando o tipo de e-mail que combinam com seu negócio, analisando as visualizações, os cliques, reclamações e alcance de objetivos.

Estabelecendo tudo que foi proposto é possível ter resultados rápidos, de uma maneira flexível e barata. Agora você já está preparado para fazer seu e-mail marketing e ter muito sucesso.

Boa sorte!

Autor

Julia Guimarães Morales

Sou redatora, apaixonada pela família e heavy user de mídias sociais.

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