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Como Fazer Gestão de Carrinho Abandonado

23/10/2019

Como Fazer Gestão de Carrinho Abandonado

Se existe um grande erro que um profissional de e-commerce pode cometer é deixar de lado o ‘carrinho abandonado’. É conhecido dessa forma todos pedidos iniciados pelos clientes, mas que por algum motivo não são concluídos.

Esse indicador mostra que ele navegou pela loja virtual, selecionou o produto, adicionou o item ao carrinho, mas não chegou a finalizar o pedido. Independente do fato de ser considerado um problema recorrente enfrentado pelas lojas online, é obrigação do lojista procurar entender os motivos que fizeram com que esse cliente desistisse da compra e realizar a gestão de carrinho abandonado da forma correta.

Os carrinhos abandonados pelos clientes dentro de uma loja virtual são cada vez mais comuns, contudo, não precisam ser necessariamente ignorados pelo lojista. Se o consumidor deixa o carrinho de lado, pode ter ocorrido algo até a conclusão da compra que tirou a motivação dele.

O primeiro motivo a se pensar pode ser o cadastro. Se o cliente se interessou pelo produto, pelo preço, mas esbarra em um cadastro que exige inúmeras informações, na maioria das vezes isso irá gerar um desconforto, ainda mais se ele estiver com pressa. Pode parecer loucura, mas isso é muito comum.

Também existe outro fator bem relevante que é a falta de opções de condições de pagamento, não contemplando aquele cliente. Essa situação também pode estar relacionada ao frete, que é o pesadelo de alguns lojistas e consumidores. Quer ver um cliente abandonar um carrinho é quando o preço do produto agrada o cliente, mas quando somado ao frete, há uma variação maior do que o esperado.

E por último, mas não menos importante, o preço do produto também é um fator de decisão e, se durante a navegação o consumidor se deparar com o mesmo item em promoção ou com valor mais baixo em outra loja, a migração para a concorrência é automática.

Assim que o motivo é identificado você consegue traçar estratégias para reverter essa desistência em vendas. Por esse motivo, a realização de testes e pesquisas para acompanhar de perto o nível de satisfação do cliente é extremamente importante. O que acha de começar a colocar a mão na massa?

Para fazer uma boa gestão de carrinho abandonado é necessário agilidade. Muitos dos carrinhos abandonados tem a possibilidade de serem recuperados rapidamente por meio de análises do comportamento do cliente e aplicações de ações reversíveis quase que imediatas.

A seguir vamos passar dicas importantes para melhorar a estratégia no seu negócio digital.

Leia também: Como definir metas hoje!

Como fazer Gestão de Carrinho Abandonado

Como Fazer Gestão de Carrinho Abandonado

Email marketing

Fazendo o uso das ferramentas certas e investindo na plataforma, é possível convencer o cliente. Estratégias agressivas por meio de e-mail marketing, com disparos feitos logo após o abandono do carrinho, podem ser ótimos aliados nesse processo. 

É válido ressaltar que é muito importante acompanhar a recepção deste e-mail e criar combinações com mensagens persuasivas, descontos e condições especiais para tornar a compra ainda mais atrativa e satisfatória.

Cadastro

Um dos pontos que já foi mencionado e é preciso ter muito cuidado é tornar o cadastro breve, com informações extremamente necessárias para a compra e entrega, torne a experiência de compra o mais agradável possível! 

Permita que esse primeiro passo seja simples e fluido para que ele finalize o cadastro. Invista em mais mais opções de pagamento, não perca o cliente por pouca coisa, busque acordos com diferentes meios de pagamento para disponibilizar o máximo de alternativas ao seu cliente

Entrega

Para o serviço de entrega, tome muito cuidado com o frete no seu negócio e nunca dependa de apenas um transportador que isso tende a encarecer ainda mais. Opte por transportadoras para diminuir o custo do serviço e crie políticas de fretes grátis que estejam atreladas a um valor mínimo de pedido.

O bom dessa ação é que seu cliente pode chamar outras pessoas para comprar junto e não pagar o frete, você tem o valor garantido e mais um cliente para futuras compras. Além do mais, esteja sempre atento aos novos prestadores do mercado e fique de olho nas atualizações de preços até considerar um serviço próprio.

Não deixe de ler: Já pensou em aumentar a produtividade de equipe de vendas?

Sem interrupções

Como Fazer Gestão de Carrinho Abandonado

Proporcione uma boa experiência no seu site e evite o carrinho abandonado enquanto ele ainda está em navegação. Notificações de push, por exemplo, dão a possibilidade de mensagens em tempo real para impedir que o consumidor saia da página. 

Todo conteúdo do site pode ser criado pela própria empresa a partir de uma estratégia de comunicação. E não se esqueça das campanhas de remarketing, os famosos anúncios que aparecem para o cliente, em outros momentos, mostrando o produto que ele deixou no carrinho.

Ofertas

Não só apenas os recursos mencionados acima, mas a loja pode utilizar diversas ofertas para atrair o consumidor como:  descontos, oportunidades, brindes, ou apenas lembrá-lo do produto que está esperando por ele.

Mergulhar nas redes sociais também é uma boa estratégia, convertendo diversos carrinhos abandonados em vendas. 

Essas são as dicas para você conseguir uma boa execução e gestão de carrinho abandonado. Hora de colocar em prática para não perder mai vendas na sua loja virtual.

Até a próxima!


Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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