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Como fazer loja virtual em 7 passos

12/12/2018

Como fazer loja virtual em 7 passos

O mercado virtual já movimenta bilhões no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Você já pensou em montar uma loja virtual? Essa está sendo a saída do desemprego para diversas pessoas ou a oportunidade de abrir um negócio com os custos mais baixos e ainda será a opção por muito tempo já que as lojas virtuais estão deslanchando no crescimento ao longo de cada ano e promete crescer muito mais.

Esse ramo atrai muitos novos empreendedores, dando a possibilidade da criação de pequenos e médios empreendimentos. Mas para fazer uma loja virtual necessita vários cuidados, não é uma tarefa fácil, é necessário estar sempre atento a alguns quesitos, seguindo sempre um plano de negócio para ter uma loja virtual de sucesso e lucrar muito.

Se você deseja saber como fazer uma loja virtual, confira nosso post e tire todas suas dúvidas sobre o tema.

Como fazer loja virtual

como fazer loja virtual

1º Etapa: Bom planejamento e boa gestão

O que muitos novos empreendedores se esquecem de realizar na hora de abrir uma loja é fazer um bom planejamento de vendas com tudo bem específico e pautado.

Para uma loja virtual ter sucesso o produto ou serviço devem resolver um problema importante do mercado ou realmente ser bom. Para que a loja tenha destaque das demais é fundamental ter uma gestão eficaz e seguir sempre um planejamento.

Para isso é preciso analisar e pautar o mercado potencial, as futuras demandas da área, os concorrentes e ver aonde eles estão falhando, a compra do cliente, validar o plano, definir a posição do seu empreendimento, além de contar com as barreiras que pode enfrentar para começar o seu negócio.

2º Etapa: Escolher uma plataforma

As plataformas de ecommerce são os gerenciadores de uma loja virtual, as culpadas pelo bom ou mal funcionamento, além de gerenciar preços e taxas.

A escolha da plataforma é de extrema importância, pois ela que irá determinar a usabilidade dos usuários na sua loja virtual, por isso ela deve funcionar corretamente. A plataforma além de exibir o produto aos clientes, deve contar com um software seguro, além de gerenciar os preços das mercadorias e o estoque.

Para não errar na escolha é necessário analisar cuidadosamente cada função que a mesma irá disponibilizar para a sua loja e assim definir qual lhe trará mais vantagem.

Veja também: Selecionamos as melhores plataformas de e-commerce
como fazer loja virtual

3º Etapa: Contar com gateways e facilitadores de pagamento

Para uma loja virtual é essencial realizar vendas, por isso além de contar com uma estrutura para soluções eficazes para venda, é preciso efetivar as vendas, com a ajuda de uma instituição financeira.

E é para isso que servem os gateways e facilitadores.

Os gateways ligam de forma direta a sua loja com uma instituição financeira, já os facilitadores de pagamento fazem a coleta, processamento e faz o intermédio por sua empresa.

Para uma loja que está iniciando um facilitador de pagamento seria mais indicado é um gateway para grandes lojas.

como fazer loja virtual

4º Etapa: Estrutura e logística

Todo lojista de uma loja virtual deve estar sempre atento aos pedidos e estoque, já que os pedidos assim que feitos tem um prazo para ser entregue.

Essa parte muitos lojistas pecam em não se planejar com seus produtos, e essa falta de planejamento pode levar a perda de muitos clientes além de poder surgir muita difamação da sua loja.

Por isso a importância da integração em plataformas com ERPs que permitam um controle total da situação, gerando relatórios de dados, análise financeira e muitas outras funções que podem contribuir para a organização da logística e a estruturação de um estoque bem preparado.

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5º Etapa: Experiência de usabilidade

Oferecer uma navegação fácil e prática para uma loja virtual é fundamental para que se tenha sucesso com o público. Se a sua loja tiver esses adjetivos, ela com certeza terá mais acesso  e uma maior taxa de conversão dos usuários, pois eles terão uma boa experiência ao entrar no site.

Uma loja virtual deve ter sempre a missão de facilitar a vida das pessoas, inclusive no uso do site, sendo sempre objetivo e claro, trazendo ao cliente a melhor experiência de navegabilidade.

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6º Etapa: Colocando o plano em prática

Depois de já estar ciente as coisas básicas que uma loja virtual precisa para ser feita, está na hora de colocar esses conhecimentos em prática, tendo sempre em mente as necessidades de sua loja virtual.

Como já citado acima o planejamento é essencial, com o planejamento você consegue identificar tudo que a sua loja irá precisar, garantindo que sua loja tenha sucesso. Com o plano de negócio você consegue acrescentar o que necessita em cada etapa e também ajuda na concretização da criação da loja.

Estar sempre atento a concorrentes, clientes que sua toja pretende atingir, além de análise de mercado do setor que você deseja atuar.

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7º Etapa: Divulgue muito sua loja virtual

Com a loja virtual pronta, com bons produtos, boa navegabilidade e atrativa aos clientes, está na hora de convidar pessoas a conferir as novidades e comprar em sua loja.

Existem diversas formas de divulgar sua loja, formas baratas e eficazes para mostrar ao público novidades, promoções e produtos.

Algumas formas baratas e eficazes é realizar páginas nas redes sociais para postar conteúdos relevantes, você também pode postar em anunciar no Google e nas redes sociais, além de poder apostar em usar técnicas em SEO e email marketing.

Após criada a sua loja virtual e divulgada, os clientes começaram a comprar e também fazer um marketing boca a boca tanto se sua loja oferecer benefícios e facilidades quanto o contrário, por isso é essencial sempre testar o seu site, conferir a experiência que os clientes estão obtendo e sempre realizar mudanças se necessário, se preciso instalar novos módulos, se adequar a outras instalações e buscar estar sempre a frente do concorrente contando com um atendimento de qualidade.

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Autor

Julia Guimarães Morales

Sou redatora, apaixonada pela família e heavy user de mídias sociais.

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