Como fazer pesquisa no Google

17/7/2018

Como fazer pesquisa no Google

O Google é a plataforma mais completa e conhecida do mundo. Seu serviço de busca seja talvez o mais conhecido e usado, assim como seus recursos. Através dele você pode buscar por assuntos diverso e ficar sabendo imediatamente sobre o que você está buscando.

Fazer uma busca pelo google pode parecer simples se formos levar em conta que a alguns bons anos atrás para ficarmos sabendo de algum assunto era necessário buscas e livros bem complexos, às vezes sem uma resposta específica, porém para uma busca eficaz pelo google requer alguns cuidados e conhecimentos.

Buscar determinados assuntos no Google é muito comum, mas às vezes por estarmos pesquisando de uma forma errada acabamos não encontrando rapidamente o que procuramos, isso acaba acontecendo por causa de algoritmos criados pelo Google para pesquisas.Para ter mais precisão nas suas pesquisas e além de tudo qualidade, confira essas dicas que te ajudarão muito.

Leia também: Como funciona o Google Drive

Como fazer pesquisa no Google

Como fazer pesquisa no Google
  • Use palavras-chave: As palavras-chave são palavras/palavra que resume o que você procura, o Google é muito adepto a palavras-chave. Exemplo: Você escreve “onde vende comida caseira perto do bairro Tatuapé”, para encontrar resultados melhores você deve simplificar escrevendo “Comida Caseira Tatuapé”, potencializando mais suas buscas.
  • Os Hifens “-” excluem palavras da busca: Recurso este que aprimora ainda mais a busca, deixando ela ainda mais precisa. Exemplo: você deseja procurar “Como montar um blog” mas não quer que apareça como montar um blog com a plataforma blogger, basta você pesquisar assim “Como montar um blog-blogger”, isso fará com que essa palavra não apareça nas buscas.
Não deixe de ler: Google Lens: conheça a ferramenta que vai transformar seu cotidiano
  • Use aspas para dar ênfase na palavra chave: As aspas servem para buscar com precisão a palavra entre ela. Exemplo: você está procurando um vestido cor de rosa, você pode colocar “rosa” entre aspas evitando que vestidos de outras cores apareçam junto.
  • Use asterisco para substituição de palavras: Caso você esteja procurando por algo específico e não lembre a palavra certa, você pode colocar um “*” e o próprio Google substituirá por qualquer palavra. Exemplo: você deseja saber mais sobre um escritor, mas não lembra o nome completo dele, você pode pesquisar da seguinte forma “biografia de * Rebouças”, e o google completará a frase para você.
  • Calculadora Google: Além de todas suas utilidades o google serve como calculadora também, digitando seu cálculo na barra de pesquisa, uma calculadora aparecerá na parte superior da tela, assim você pode fazer outros cálculos se desejar.
  • Dicionário Google: Digite a palavra que você deseja saber o significado, clique em pesquisar e logo em seguida o significado irá aparecer no topo da tela.
Leia também: Google Search Console: tudo que você precisa saber sobre Webmaster tools
  • Conversor de Medidas e moedas Google: o Google pensou em praticamente todas suas necessidade e em relação é isso não é diferente, se deseja saber por exemplo “1256 centímetros em metros” basta digitar na barra e logo um conversor se abrirá. Com as moedas não é diferente, basta você digitar, por exemplo “50 euros em reais” e logo você terá a resposta.
  • Clima-tempo e horários Google: Para saber se faz chuva ou se faz sol, é simples escreva na barra de pesquisa “clima + local” e o Google te fornecerá a resposta. Para saber qual horário é em alguma outra cidade, você pode pesquisar “horário + cidade” e pronto, isso funciona para qualquer local do mundo.
Leia mais: Google Tools
  • Busca por palavra dentro da url, título ou texto: três recursos interessantes do Google que dão precisão no tema buscado. Para buscar um termo direto na URL, basta adicionar inurl: ou allinurl: seguido pela palavra desejada, por exemplo inurl:copadomundo2018. Se você deseja buscar no título, você pode colocar o termo “intitle” seguido pelo tema que você deseja, assim intitle:copadomundo2018. Para buscar no corpo do texto segue o mesmo padrão, usando a palavra “intext” seguido pelo que você busca, por exemplo intext:copadomundo2018.
Separamos este conteúdo para você: O que é SEO, saiba como aparecer na primeira página do Google
  • Achar sites relacionados: Se você quer procurar por sites semelhantes a determinado site, basta colocar o termo “related”. Exemplo: se deseja procurar sites semelhantes ao facebook basta colocar related: www.facebook.com.br na barra de buscar e aparecerá outras redes como twitter e yahoo.
  • Variações da mesma frase: para procurar por palavras-chave semelhantes, basta colocar o termo OR, sim em letra maiúscula, ele significa “ou”, isso dará uma garantia que você encontre oque procura. Exemplo: “Quem é o autor de Sitio do Pica Pau amarelo OR Autor Sítio do Pica Pau Amarelo ”, garantindo que você encontre a resposta precisa que deseja.
Separamos também este conteúdo para você: Google Keyword Planner: Palavras-chave que atraem clientes

O Google guarda muitos outros segredos pouco conhecidos para melhorar a busca, sendo muito eficiente em todos os aspectos, buscando atender suas necessidades de maneira mais específica e completa, vale a pena seguir essas dicas e buscar por muitas coisas a um clique só.  

Aproveite essas dicas!

Até a próxima!

Autor

Julia Guimarães Morales

Sou redatora, apaixonada pela família e heavy user de mídias sociais.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/contato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak