Como fazer propaganda no Google

10/8/2018

Como fazer propaganda no Google

Marcar presença no Google já não é mais só uma questão de vaidade, e sim acabou se tornando uma necessidade se tratando de negócios online. A internet está repleta de informações e respostas, então por que não aproveitar essa demanda e fazer propaganda no Google?

As pessoas podem encontrar seu site de forma orgânica no Google, o que exige um grande e contínuo trabalho de SEO para otimizar e trazer mais visitantes a sua página, além do mais você também pode ter resultados ainda mais eficazes ao elaborar uma estratégia de tráfego orgânico com a própria plataforma do Google para anunciantes, o Google AdWords.

Essas são algumas das informações que você precisa saber sobre como fazer propaganda no Google AdWords:

  • A média da taxa de cliques (CTR) em anúncios no Google é de 3.16%;
  • Um anúncio na primeira posição de pesquisa tem uma média de taxa de cliques de mais de 7%;
  • Mais de 1,5 milhão de empresas anunciam na rede de pesquisas do Google;
  • Mais de 1 milhão de sites fazem parte do Google Display Network (anúncios visuais em sites parceiros do Google);
  • O YouTube (parte do Google Display Network) tem uma audiência mensal equivalente a 10 públicos do Super Bowl – que é de 114,4 milhões de pessoas, de acordo com a Folha de S. Paulo;
  • Existem pelo menos 300 mil aplicativos móveis atualmente servindo para os anúncios móveis do Google Mobile Ads;
  • 70% de usuários que fazem buscas por celular ligam para uma empresa diretamente da pesquisa do Google;
  • 33% de todos os cliques de pesquisa no Google são feitos por meio de dispositivos móveis;
  • Marketing online que inclui anúncios PPC é 54% mais bem sucedido para obtenção de Leads;
  • Empresas têm uma média de $2 em receita para cada $1 que elas gastam em anúncios no Google;
  • O Google Display Network atende 180 bilhões de impressões (visualizações) por mês, equivalente a cerca de 6 bilhões todo os dias.
Não deixe de ler: O que são Leads e por que sua empresa precisa tanto deles

Como podemos analisar através dos dados acima, são milhões de anunciantes que utilizam o Google Ads diariamente no mundo todo. Fazer propaganda no Google tem um poder tão grande de trazer resultados positivos que fica até difícil parar, devido a qualidade nos resultados que são apresentados no final.

Além de tudo, campanhas com históricos maiores tendem a ter mais resultados. Isso significa que as campanhas com mais tempo no ar tendem a ter melhor performance do que as que estão começando do nada.

Quando falamos de propagandas no Google, ao contrário do Facebook, seu anúncio vai aproveitar uma demanda já existente. Se alguém procurar por “vestidos de festa” e sua empresa for um e-commerce relacionado à moda e afins, não seria bom que ela aparecesse para o usuário como sugestão? 

Essa é a função do Google AdWords: entregar conteúdo relevante para pessoas que estão fazendo uma busca específica.

Vale lembrar que o Google Ads é só uma das estratégias de como fazer propaganda no Google com mídia paga dentro do Marketing Digital, mas você pode e deve investir em outros canais também.

O indicado é sempre variar, e também investir em canais como Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube, dentre outros, afinal você não pode depender apenas de uma mídia, já que ele pode uma vez ou outra  ficar saturado por conta de alguns fatores, como mudanças contínuas da plataforma, leilão e sazonalidade.

Leia também: Quer saber como aparecer no Google? Este conteúdo é para você!

Onde anunciar e como fazer Propaganda no Google

Bem, para darmos início os lugares de posicionamento onde os anúncios aparecem no Google são:

  • Google Search;
  • Google Display;
  • YouTube;

Anunciar no Google Search (Rede de Pesquisa)

Como fazer propaganda no Google

A Rede de Pesquisa é o carro-chefe do Google. Anunciar no Google Search é a melhor opção para aproveitar uma demanda e posicionar sua marca da melhor forma para ser encontrado.

O mais importante aqui é evitar divulgar a página inicial da sua empresa. Faça divulgação da campanha que vão direto a uma Landing Page, esse será um meio ideal para conversão e dará uma melhor experiência para quem está pesquisando.

Se voltarmos ao exemplo dos vestidos de festa, quando o usuário clicar no anúncio não deve ser direcionado para a home (página principal do site), onde estão anunciados também roupas femininas, infantis e masculinas de todas as formas, por exemplo. O anúncio deve ser direcionado para a página que mostra as opções de vestidos de festa apenas.

Você pode se interessar: Batalha de gigantes: Google Ads x Facebook Ads

Anunciar no Google Display (Rede de Conteúdo)

Criar anúncios na Rede de Display do Google geralmente é uma forma de construção de marca (brand awareness).

A dica é não ir com muita sede ao pote e tentar  vender logo de cara. Trabalhe de uma forma que sua persona se interesse pela sua empresa por meio do Marketing de Conteúdo. Isso vai gerar um valor maior para o usuário e criar um relacionamento facilitando o processo de venda.

Anunciar no YouTube

Como fazer propaganda no Google

O YouTube também faz parte de anúncios dentro da plataforma Google Ads.

Através do Youtube você consegue criar uma campanha em vídeo aproveitando a lista de inscritos do seu próprio canal ou uma lista de pessoas que assistiram, curtiram ou comentaram algum de seus vídeos, dessa forma, anunciar diretamente para essa lista de pessoas na Rede de Conteúdo (Google Display).

O formato de anúncio que aparece antes de você assistir a um vídeo no YouTube chama-se “TrueView In-stream”. É um formato que apresenta algum produto ou serviço antes do vídeo principal e que o usuário pode pular essa publicidade após 5 segundos. Esse tipo de propaganda pode parecer chato e invasivo, mas é um jeito mais em conta de mostrar um vídeo produzido ou um comercial da sua empresa.

Separamos para você: [Guia Prático] Google Adwords para iniciantes

Considerações Finais

É muito importante posicionar sua marca, e através das propagandas isso é possível. Para quem acha que os anúncios fogem da realidade financeira estão muito enganados. Hoje com a evolução na mídia é totalmente possível incluir esses anúncios no orçamento independente do tamanho da empresa.

O Google facilita nesse processo, e também tudo é muito simples de operar, basta um bom gerenciamento para que as coisas deem certo. Por isso faça já sua conta no Google, e se já tiver você só precisará acessar o Google Adwords através de login e senha. Não perca tempo!

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Até a próxima!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

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