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Como Fazer SEO para Youtube em 7 Dicas Matadoras

17/6/2019

Como Fazer SEO para Youtube em 7 Dicas Matadoras

seo para youtube

O YouTube conseguiu se destacar, e teve um crescimento absurdo nos últimos anos, chegou à 1,8 bilhão de usuários logados mensalmente registrado em maio de 2018. No ano anterior esse número era um pouco menor, cerca de 1,5 bilhão, o que significa que em apenas um ano houve um crescimento de 20%.

E não para por aí, foi registrado que a cada minuto, 400 horas de novos conteúdos são subidas para a rede. Cerca de 50% desses conteúdos são de visualizações via mobile.

Diariamente cada vez mais pessoas assistem um bilhão de horas de vídeos no YouTube. Isso é ótimo para as empresas aproveitarem essa grande oportunidade de negócio.

Se você já está acostumado a trabalhar com o Facebook como rede social, talvez essa pode ser sua nova sacada, uma vez que o YouTube está por enquanto, apenas 10% abaixo das métricas.

É bom começar a pensar em produzir conteúdos para essa rede, ou mesmo dar um up no seu canal, e para isso daremos 5 dicas de SEO para Youtube, assim você terá o empurrão necessário.

Primeiramente encontre a palavra-chave ideal para seus vídeos

Em primeiro lugar, é importante que você saiba que existem formas bem fáceis de descobrir palavras-chave para posicionar melhor seus vídeos. O autocomplete é um exemplo, você pode realizar um teste na barra de buscas do YouTube, e ela irá sugerir uma frase mais completa automaticamente.

O melhor de tudo é que essas sugestões são baseadas nas palavras mais pesquisadas no YouTube, e em cima disso você pode analisar e produzir um conteúdo de qualidade sobre determinado assunto. Por isso fique atento para não perder a chance de usar uma palavra-chave ideal para sua empresa.

Uma boa opção também é dar uma olhada nas tags usadas pelos concorrentes ou produtores de conteúdo que possuem vídeos bem posicionados sobre um assunto que você quer ranquear.

7 dicas para otimizar e posicionar seus vídeos

Vamos à algumas dicas práticas para que você consiga ter sucesso no YouTube com conteúdo de qualidade.

1 – Ajuste o nome do arquivo antes de subir o vídeo

Você começa a otimizar o seu vídeo antes mesmo de concluir o upload. A keyword do seu vídeo precisa ser inserida no nome do arquivo que vai subir para o YouTube. Caso seja uma expressão, você precisa incluir hífens entre os termos.

O certo é que o nome do seu arquivo fique da seguinte maneira: “dicas-de-seo-para-youtube.mp4”. Essa é uma forma de facilitar que a ferramenta entenda qual é o tema principal do seu vídeo.

2 – Crie um título

Tudo tem um título, e os vídeos não são diferentes, assim como os artigos postados no blog eles também precisam ser atrativos. É válido ressaltar que a experiência do usuário é prioridade alta para o SEO. Por isso é bom escolher por um título que vai informar aos motores de busca qual o conteúdo abordado.  

Tenha em mente a seguinte questão, assim como no caso das imagens, o Google não “lê” o que está sendo falado nesse canal. Sendo assim, você precisa aproveitar ao máximo o limite de 100 caracteres! Não se esqueça de sempre que possível, utilizar as palavras-chave no início

Caso queira optar por colocar o nome da empresa no final, não é proibido. Por exemplo: “Dicas de SEO para Youtube – WebPeak”. Essa é uma boa pedida, pois geralmente as pessoas procuram primeiro por uma solução, e só depois buscam por marcas.

3 – Inclua uma descrição

Assim que você inserir o título do seu vídeo você precisa pensar na descrição, que também são ótimos para informar os motores de busca sobre o conteúdo do vídeo. E é claro que o usuário não fica de fora, através da descrição ele pode decidir se vai ou não assistir seu vídeo.

As descrições do YouTube são bem razoáveis, permitindo um total de 5.000 caracteres, contudo, apenas 150 deles vão aparecer nos resultados em uma pesquisa no Google. Essa é uma maneira de incentivar o internauta a entender o assunto que está abordando.

Sendo assim, para cada vídeo, elabore uma descrição objetiva e de qualidade, com os destaques no começo. Um ponto importante que deve ser recomendado é incluir uma URL direcionando para o seu site ou Landing Page.

Insira suas palavras-chave e o link logo no começo da sua descrição. Da mesma forma que no título, as primeiras palavras possuem um peso maior que as últimas. Por conta disso, é bom criar uma estratégia de conteúdo de como preencher esse espaço.

4 – Faça o uso de Tags

As tags são elementos essenciais tanto para as indexações quanto para os usuários que estão em busca de um determinado assunto no YouTube. Mas essas não tem nada a ver com as tags do WordPress, por exemplo, que possuem uma influência mínima para mecanismos de busca.

Coloque as keywords que definam o vídeo, inclusive a principal, é claro. Seja objetivo e evite usar uma linguagem formal ou técnica demais. O objetivo é passar uma informação simples e direta para o usuário. O YouTube também vai utilizá-las, para sugerir seu vídeo quando o usuário estiver assistindo produções de outros canais, que abordam o mesmo tema.

Para as tags o recomendado é utilizar até 120 caracteres. Incluindo os espaços, estamos falando de um limite de até 15 palavras. Para uma busca mais assertiva, aposte em termos de cauda longa com 3 ou 4 palavras, no máximo.

5 – Transcreva seu vídeo na descrição

Uma dica interessante é transcrever o conteúdo do seu vídeo para à área de descrição. Dessa forma você fará com que as pessoas consumam o seu conteúdo, mesmo sem a necessidade de dar o play.

De modo geral, não é necessário muito esforço. Se antes de gravar o vídeo você tiver o hábito de produzir um roteiro, basta formatá-lo ao espaço disponível na descrição. Essa também é uma forma de ajudar o Google a indexar seu conteúdo com mais facilidade e, consequentemente, melhorar o seu SEO.

6 - Dê relevância ao seu canal

Um dos fatores mais considerados pelo YouTube é o tempo de vida, tanto dos vídeos como do canal. Neste caso, quanto mais vídeo estiver no ar, maiores são as chances de se ter mais visualizações, engajamento e, consequentemente, maior ranqueamento.

Você também precisa estar atento ao tempo de duração dos vídeos. Com o Youtube Analytics no campo de “Retenção de Público”, é possível mensurar durante quanto tempo seus vídeos conseguem prender à atenção da audiência.

É extremamente importante que seu conteúdo seja qualificado o suficiente para garantir visualizações. Por isso, analise em que ponto médio seu público perde o interesse e se mantenha pelos números para novas produções.

Outro ponto a ser destacado é a frequência de novos vídeos, pois isso incentiva os visitantes a se inscreverem em seu Canal no Youtube.

7 - Algumas formas para garantir o engajamento do público

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O objetivo principal é incentivar a interatividade através de comentários. É possível estimular uma conversa e a participação das pessoas que te acompanham, por isso sempre mantenha a opção de comentários aberta.

Só fique de olho para evitar discussões fora do contexto, spammers e comentários maldosos. Interaja com seu público, responda perguntas e aproveite para compartilhar outros vídeos como resposta.

O Youtube também disponibiliza a opção de compartilhamento para a todas as outras redes sociais. No seu conteúdo, você pode incentivar o usuário a compartilhar com outras pessoas.

Você também precisa divulgar bastante o seu conteúdo, pois quanto maior a divulgação, maiores são as chances do seu vídeo ser visualizado e melhorar o seu ranqueamento no Youtube.

Gostou do artigo? Então continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos como este.

Até a próxima!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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