Como fazer um bom Layout

30/10/2018

Como fazer um bom Layout

O layout de uma empresa é tão importante quanto o produto ou serviço oferecido ao cliente. A experiência transmitida através do layout deve ser agradável a atrativa, proporcionando ao cliente a vontade permanecer no local. Fazer um bom layout é usar ferramentas que facilite a navegação, proporcione uma boa interface, boas imagens e criatividade na hora de chamar a atenção do cliente, são pontos chaves para se trabalhar em um layout eficiente.

Um bom layout pode ser fundamental para uma empresa. Cada designer tem um plano diferente para a construção de um layout, mas há coisas simples e eficientes que podem ser usadas para todos os tipos e também coisas que um usuário espera encontrar.

Neste post irei explicar o que é um layout e como fazê-lo para fazer muito sucesso na web.

O que é um Layout e para que ele serve?

Um layout é basicamente um esboço de qual será o visual de uma página, e serve para designar a distribuição dos elementos dentro de uma página. Para criá-lo geralmente o designer se dedica a criação de uma página na web e desenvolva um layout para que assim o cliente aprove e decida a distribuição dos conteúdos desta página, podendo dar sugestão da forma que será apresentado na página.

O layout pode ter modelos apresentados através de esboços, mas hoje em dia a criação é toda feita através da internet, podendo ser apresentado com tabelas ou espaços em branco, a partir daí a página começa a desenvolver com seus conteúdos específicos.

como fazer um bom layout

Um layout serve para organizar a página podendo ser organizado da forma que o site preferir, podendo ser composto, por exemplo, por um retângulo no cabeçalho e três colunas, como é usado atualmente por muitos sites de diversos nichos.

Geralmente há o encabeçado para colocar o nome da empresa ou da publicação, tendo a coluna de esquerda com informações sobre a empresa, a coluna do meio com o conteúdo e a da direita com publicidades.

Hoje em dia os layouts podem ser feitos através de designers ou você pode criar o seu com ferramentas específicas.

Como fazer um bom layout

Os layouts são importantes e podem definir a permanência ou não de um usuário na sua página da web, além de tudo eles mostram organização e devem ser agradáveis aos olhos. Para ter bons layouts é necessário seguir alguns padrões, eles fazem sucesso já em vários sites.

Tenha um Site Responsivo com WebFlow!

Confira:


1° passo para fazer um bom layout: Escolha as imagens certas

As imagens do layout devem atingir com eficiência o público e caso seja necessário as produzidas em um estúdio. Um erro da maioria dos layouts é colocar imagens de fácil compreensão, sem desprender do objetivo proposto no briefing.

Ao escolher a imagem verifique sempre se ela possui direitos autorais, mesmo que imagens dos sites de buscas não significa que você pode usá-la por aí.

Escolha fotos que não gerem polêmicas, de boa qualidade e que tenha foco no que foi proposto pela sua empresa, caso contrário o consumidor pode perder o interesse no que você está oferecendo.


2° passo para fazer um bom layout: Seja objetivo

O layout deve ser o mais simples, objetivo e direto possível, sendo sempre lembrado a missão crítica que a empresa deseja. Por exemplo, se for um site de vendas use a frase “Compre agora”, se for um curso ou algo que for preciso ter cadastro use a frase “Faça seu cadastro”, essas frases de incentivos são muito funcional e práticas para encontrar informações.

Se for feito para meios impressos essas atitudes também devem ser tomadas, elas são conhecidas como “call to action”, traduzido como chamado para ação, você pode usar frases como “Entre em nosso site” ou “Encomende já o seu pelo telefone”. Esses chamado fazem com que o leitor tenha uma ação, utilizado com a cor certa, esses chamados transmitem confiança e credibilidade


3° passo para fazer um bom layout: Use as cores certas

Ter um equilíbrios entre cores, conteúdo e a atividade com que a empresa deseja realizar é fundamental para a imagem da empresa. Cada cor é interpretada de uma forma, gerando sensações diferentes, mas lembre-se não exagere na saturação.

As cores transmitem diversas sensações, veja alguns exemplos:

Vermelho: paixão, sensualidade, erotismo, perigo, fogo e vitalidade, podendo ser enxergada também de forma agressiva.

Laranja: alegria, juventude, alegria, verão, calor, podendo passar mais confiança e otimismo.

Amarelo: alegria, criatividade, podendo até mesmo acalmar e relaxar.

Verde: esperança, vitalidade, fertilidade, podendo reduzir a fadiga e contribuindo até mesmo para dores de cabeça.

Azul: calmante, bondade, serenidade, paciência e positividade.


Essas são só algumas cores, para definir a que combina mais com a sua empresa, procurando sobre cores outras secundárias e assim por diante.


4° passo para fazer um bom layout: Escolha da fonte

A fonte assim como as cores , as letras podem transmitir uma imagem da empresa inapropriada se utilizadas de forma errada. Usar várias fontes, com diferentes tamanhos e efeitos, podem distrair os usuários das informações mais importantes e até parecer que a empresa não tem organização.


WebFlow - Tudo sobre o melhor CMS para sites do mundo!

5° passo para fazer um bom layout: Diagramação

Construa, estruture e distribua as informações das mensagens visuais, e todos os elementos que compõem o layout, faça seu layout com base nos grids, regras, alinhamentos e todas as dicas acima dadas.

Para criar um layout é importante manter sempre o mesmo padrão visual, não fazer grandes mudanças para não descaracterizar a sua marca. Comparar os layouts dos concorrentes e pontuar acertos e erros, para que o seu layout seja superior e mais atrativo. Buscar entender mais as pessoas que acessam o seu site, o que elas gostam, também é um boa forma para construir um bom layout.

Um layout bem feito passa aos usuários organização, confiança e credibilidade a quem entra no site, causando automaticamente uma permanência maior no site.

Não deixe de compartilhar e continue nos acompanhando!

Autor

Julia Guimarães Morales

Sou redatora, apaixonada pela família, amante de tecnologia e heavy user de mídias sociais.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/contato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak