Como fazer um Briefing

21/7/2018

Como fazer um Briefing

Sabemos que o contato com o cliente é super importante. Por conta disso cada dia que passa surgem novas formas de se relacionar melhor com os consumidores e potenciais clientes, evitando o rompimento do ciclo de compra e venda.

Parece besteira, mas é preciso estar atento a esse relacionamento com o cliente desde o início, quando ele te procura para adquirir algum produto ou serviço. Esse é o momento ideal para fazer o que chamamos de Briefing.

O Briefing é um conceito muito comum na publicidade, assim como é o documento principal para início de relacionamento com o cliente, ajustando as necessidades do consumidor e respondendo as suas dúvida. Com o briefing você conseguirá identificar o que o seu cliente pretende ao utilizar seu produto ou serviço.

Quando você elabora um briefing adequado ao seu negócio, as chances de refazer processos diminui, pois você terá em mãos mais conhecimento sobre o que o seu cliente deseja, e o que você pode oferecer.

Se você já ficou curioso para saber como esse documento pode conduzir da melhor forma o seu negócio, basta continuar a leitura que iremos te mostrar como é.

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Como fazer um Briefing

O que é um Briefing?

Com toda certeza em algum momento você fez algum plano para sua vida e precisou colocar isso na ponta do lápis. Na verdade, para tudo que vamos fazer é necessário uma boa dose de organização e planejamento.

Neste caso, vemos o briefing como o início de tudo, um mapa que vai direcionar as ações de negócio. Também é extremamente necessário que mais de três pessoas participem desse início, para que todas as informações sejam registradas de forma clara e objetiva.

Quando se trata de marketing digital, um briefing contém todos os dados que o cliente fornece a uma agência, e assim ela desenvolve o trabalho de acordo com as suas expectativas.

O briefing para ser considerado bom, deve conter as seguintes informações:

 

  • Detalhes sobre o produto do cliente;
  • Como está o panorama atual onde o cliente atua;
  • Como é o perfil do seu consumidor;
  • Quais são os objetivos da empresa;
  • Quais são os objetivos do cliente.

Para que o briefing seja eficiente, ele não precisa ser objetivo e consistente. Ou seja: organize somente os pontos mais relevantes da empresa.

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Como elaborar um Briefing?

Como fazer um Briefing

Você precisa seguir alguns passos para poder elaborar um bom briefing. Por isso preparamos algumas dicas que irão te ajudar nesse processo de relacionamento tão importante com o cliente.

Organize as reuniões

Antes de qualquer coisa, organize reuniões com o responsável pela empresa. Não é necessário realizar reuniões demoradas e cansativas, mantenha o foco.

A pessoa que ficar responsável pelas reuniões deve controlar o tempo e estipular um limite para o entrevistado responder cada pergunta do briefing, que esteja de acordo com a proposta da empresa.

Seja simples, pois essa é uma característica predominante no briefing. Por outro lado, se você investir em métodos mais complexos, poderá reduzir tempo e dinheiro futuramente.

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Centralize as informações

Mais uma vez vale ressaltar a importância de ser objetivo, as pessoas se enganam ao pensar que um bom briefing é cheio de muitas informações e papéis. Ao contrário, busque reduzir os dados para que você encontre o conteúdo quando precisar.

Para que isso não aconteça, sempre revise o seu material para eliminar informações desnecessárias.

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Entenda o processo

Como fazer um Briefing

Enquanto o briefing estiver sendo elaborado, busque ter uma participação ativa.

Outro fator importante é não escutar apenas as informações do cliente. Analise, questione e dê sugestões.

Quando você se envolve com o que está acontecendo, acaba evitando interpretações equivocadas e desperdício de tempo por não entender o que o cliente gostaria de transmitir.

Não se apegue ao roteiro

O roteiro de um briefing não precisa ser levado a risca. Pode acontecer de ter que fazer algumas mudanças ou acrescentar perguntas.

Não se esqueça de deixar um espaço reservado para mudanças que podem acontecer, pois eles podem ser adaptados a diferentes situações.

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Modelo de briefing

Há diversos modelos de briefing disponíveis, assim como você também pode criar o seu. Logo abaixo, enumeramos 10 perguntas que você pode desenvolver para criar um ótimo material junto com os seus clientes.

Agora, imagine que o briefing será sobre um produto que sua marca acabou de lançar. As perguntas poderiam ser as seguintes:

  1. Quem é o responsável por fabricar seu produto?
  2. Qual é a matéria prima do seu produto?
  3. Como o cliente pode adquirir seu produto?
  4. Como o produto é aceito pelo mercado?
  5. Quais são os benefícios que o produto oferece para seus clientes?
  6. Quais são os diferenciais do produto em relação aos concorrentes?
  7. Qual é o público que compra o seu produto?
  8. O seu produto possui alguma propaganda? Onde ela será vinculada?
  9. O seu produto já recebeu algum prêmio?
  10. Quando o produto é mais vendido?
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Considerações Finais

Como fazer um Briefing

Agora que você já sabe a importância que o briefing tem para os negócios já pode começar a elaborar o seu. Não se esqueça da organização para obter um documento claro e objetivo.

O briefing é extremamente importante para dar continuidade nos processos sem ter que ficar reprogramando os caminhos, por isso é muito importante que ele seja feito corretamente atendendo as necessidades da empresa e dos clientes.

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Até a próxima! :)

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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