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Como fazer um E-commerce

18/10/2018

Como fazer um E-commerce

A criação de E-commerce tem sido cada vez mais comum tanto para empreendedores que já possui loja física, quanto para quem só deseja manter um e-commerce. O aumento de e-commerce tem acontecido principalmente por um aumento significativos de compras realizadas pela internet, segundo pesquisas feitas que comprovam que quase metade da população brasileira compram ou já compraram através da internet.

Um e-commerce é uma boa forma para se criar um novo negócio, com custos reduzidos e ao mesmo tempo ter uma flexibilidade no mercado digital.

Você sabe o que é um e-commerce? Você deseja saber como fazer um e-commerce? Então fique de olho nesse post para ficar por dentro deste assunto.

O que é um e-commerce?         

O termo e-commerce é uma abreviação da expressão em inglês “electronic commerce”, que é usada para o comércio que é realizado online na internet. Os e-commerce vem ganhando muita popularidade nos últimos anos e por vim se mostrando um ambiente seguro para realizar compras, além de ser mais prático e poder ser acessada de qualquer lugar.

Todo e-commerce é uma loja online, mas nem toda loja online é um e-commerce. Uma loja online só é considerada um e-commerce quando ela vende produtos de uma única empresa, como o site oficial da marca Adidas.

como fazer um e-commerce

Quais os tipos de e-commerce?

Há alguns modelos de negócio para quem pretende trabalhar com vendas através da internet, você pode optar pelo e-commerce ou pelo marketplace, plataforma que exibe produtos de diversas marcas. Os modelos podem ser usados para e-commerce e marketplace.


B2B (Business to business)

O termo em inglês, é aplicado a empreendedores que criam e-commerces com o intuito de vender produtos para outras empresa. Geralmente é utilizado para vender matérias primas e produtos no atacado, por exemplo.


B2C (Business to consumer)

O B2C é o modelo utilizado por empresas que vendem para o consumidor final, sendo a maioria dos e-commerces. O e-commerce da Adidas é um exemplo de comércio eletrônico B2C.

C2B (Consumer to business)

O C2B é o contrário do B2C, é utilizado por consumidores que colocam o seu serviço a disposição da empresa. Sites para freelancers é um bom exemplo.

C2C (consumer to consumer)

Por último, o termo C2C, que é o contrário do termo B2B, são as relações realizadas entre os consumidores, podem ser em forma de marketplaces também. Alguns bons exemplos é a OLX, Enjoei e muitas outras.

Como fazer um E-commerce?

Criar um e-commerce pode ser mais acessível do que você imagina, confira agora como fazer isso e obter sucesso.

Saiba quais são as Melhores Plataformas de Ecommerce para iniciar seu negócio.

Adquira um domínio

Qualquer outro site necessita de um domínio, a escolha do domínio deve ser diretamente ligado ao produto que você venderá em seu e-commerce, ter um nome direto e de fácil entendimento é fundamental. A compra de um domínio deve ser feita pelo site Registro.br. Caso você já possua um site, pode criar um diretório dentro dele para sua loja, como por exemplo: www.roupasfemininas.com/loja (URL fictícia).

Uma boa ferramenta para administrar seu e-commerce

Se você não possui certo conhecimento técnico em programação, o indicado é utilizar ferramentas de e-commerce online, elas são de fácil utilização e muito necessárias, essas plataformas reúnem funcionalidade essenciais para começar seu negócio.

Vale a pena pesquisar mais sobre, para então decidir qual é a melhor para seu negócio. Pesquisar sobre e-commerces que utilizam os serviços que você pretende utilizar e saber opiniões pode te ajudar a decidir e ficar bem informado.

Formas de Pagamento

Na plataforma que você for escolher para seu e-commerce, você configura qual a opção de pagamento que deseja para seus produtos, podendo ser depósito em conta, cartão de crédito, paypal, boleto, etc.

É importante oferecer o maior número de formas de pagamento para seu cliente, assim você tem chance de mais vendas e lucros, mas desde que a forma de pagamento não prejudique seu negócio.

Escolha o produto

Geralmente quem deseja ter um e-commerce, já tem seu produto em mente. Se você ainda não se decidiu, saiba que seu produto pode ser físico (o mais comum) ou digital.

A escolha do produto pode ser algo escolhido no começo ou no fim da criação do seu e-commerce, sendo de extrema importância, já que é a alma do negócio. O produto físico é o que estamos mais acostumados, pode ser bens duráveis ou não, como roupas, alimentos e etc.

Já os digitais são distribuídos online podendo ser conteúdos educativos, como ebooks, cursos online, um bom exemplo é o Netflix, oferece tudo online. A forma de logística é mais simples e não há limite de vendas, já que você não precisa de um estoque, enquanto ele estiver disponível você pode vender.

Mas para vender um produto digital é preciso ter cuidado com a pirataria, para seu produto não ser passado por aí de graça. Há alguns mecanismos que podem inibir esse acontecimento.

Nós te ajudamos a Saber O que Vender na Internet, confira!

Segurança e comprometimento com o cliente

Ao fazer uma compra através de um e-commerce, o que os consumidores ficam mais intrigados é o fato de pagar e não ter o produto em suas mãos.

Por isso é de extrema importância passar credibilidade ao seu cliente e ter uma logística de distribuição que seja funcional para ambos os lados. É preciso avaliar se os produtos serão encomendados ou se haverá um estoque, a disponibilidade do produto e muito mais.

O prazo de entrega também devem ser respeitadas, já que o cliente está confiando no seu trabalho. Seja através do correio para e-commerces menores, ou dependendo da demanda pode ser através de transportadoras, são formas de adaptar o seu negócio da maneira que seja melhor para você e para o cliente se satisfazer com a experiência de compra em seu e-commerce.

Alguns e-commerces, que possuem loja física, dão a escolha ao seu cliente para retirar o produto em loja.

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Ter um e-commerce é muito vantajoso, sendo uma maneira mais barata de vender seus produtos, além de garantir a você uma flexibilidade de tempo, autonomia e vendas escaláveis. Se você já tem uma loja física ou deseja ter seu negócio próprio, aposte em ter um e-commerce.

Continue nos acompanhando!

Autor

Julia Guimarães Morales

Sou redatora, apaixonada pela família e heavy user de mídias sociais.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/contato@webpeak.com.br

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