Como fazer um estudo de caso

31/7/2018

Como fazer um estudo de caso

Neste artigo iremos falar de um assunto pouco tratado, mas que possui uma grande importância para quem tem seu negócio.

Se a sua empresa já está mais avançada nos termos que correspondem ao Marketing Digital, os estudos de caso são conteúdos muito eficientes para promover produtos e serviços.

Ao mostrar para as pessoas como algumas empresas alcançaram resultados importantes utilizando seus serviços você demonstra qualidade e credibilidade e aumenta sua chance de atrair novos clientes.

Não é a toa que esse tipo de material está entre os conteúdos corporativos mais acessados por executivos e tomadores de decisão.

Por isso acompanhe este post que iremos te mostrar como fazer um estudo de caso.

Não deixe de ler: Estratégia de Marketing Digital

O que são estudos de caso no Marketing Digital?

Como fazer um estudo de caso

Os estudos de caso (ou cases) possui um papel importantíssimo nas estratégias de Marketing Digital de uma empresa. Você já deve ter visto a expressão cases de sucesso, essa é uma forma prática de mostrar como o seu produto/serviço está funcionando para os consumidores e gerar valor para os potenciais clientes.Quando você começa a divulgar esses cases eles passam a ter alto impacto na geração de oportunidades

Isso porque os estudos de caso são conteúdos de fundo de funil, em outras palavras, são materiais que já tratam sobre o que sua empresa faz e tem como intuito auxiliar na tomada de decisão do lead.

Outro conteúdo para você: Conquiste mais leads utilizando o SEO

4 passos como fazer um estudo de caso

1º passo como fazer um estudo de caso: Encontre o candidato perfeito

Primeiramente converse com seu time de vendas, suporte ou atendimento, assim você conseguirá ter uma noção maior dos clientes que já obtiveram resultados significativos utilizando seus produtos e serviços, e o mais importante, que ficaram satisfeitos com a qualidade do serviço.

Aqui vai uma pequena dica: antes de colocar em prática esse estudo, procure verificar qual o perfil de novos clientes que deseja alcançar, e busque desenvolver cases focados em empresas do mesmo segmento.

2º passo como fazer um estudo de caso: Prepare as perguntas certas

É bom lembrar que assim como você, seu cliente não tem tempo a perder, para preparar seu estudo o ideal é não passar de 8 questões.

Elabore perguntas que respondam aos seguintes cenários, preferencialmente nesta ordem:

  • Desafio: como era a experiência do cliente antes: quais os problemas/ frustrações? Quais as táticas tentadas para superá-las?
  • Solução: como foi a experiência usando seu produto: quais as 3 funcionalidades mais usadas ou quais ações/componentes do serviço que melhor ajudam a resolver o problema?
  • Resultados: perceba que os resultados alcançados podem ser desde o aumento nas vendas e faturamento, passando pela entrada de novos clientes e abertura de uma filial, como o melhor gerenciamento de recursos e aumento na produtividade. É recomendável focar sempre em coisas tangíveis, mensuráveis: quanto mais números e menos margem para abstrações, melhor.
Leia mais: O Guia de SEO para iniciantes

3º passo como fazer um estudo de caso: Utilize uma abordagem eficiente junto ao cliente

Assim que contatar o seu cliente por e-mail, você pode iniciar dando parabéns pelo sucesso dos resultados alcançados e destacar algumas informações a que teve acesso.

Não se esqueça de mencionar o nome do colaborador que o recomendou, isso irá deixar o seu cliente mais confortável para passar informações. Depois, explique porque é importante contar com a participação da empresa.

Também é possível enviar as perguntas formuladas logo no final da primeira mensagem, ou deixar para fazer isso no momento mais oportuno, enquanto o cliente avalia internamente a participação no estudo. Quando estiver com as perguntas em mãos, ficará mais fácil avaliar que tipo de informação ele poderá ou não fornecer.

Dê espaço para que seu cliente defina qual a melhor forma de responder, se por email, telefone ou pessoalmente. Algumas pessoas são mais desenvoltas ao expor suas ideias por escrito, enquanto outras se sentem mais à vontade para tratar pessoalmente.

Separamos mais um conteúdo para você: Principais dúvidas de quem quer investir em Marketing Digital

4º passo como fazer um estudo de caso: Escolha um formato atraente

Como fazer um estudo de caso

Para que seu estudo de caso fique mais compreensível e atraente para quem analisar, procure manter a estrutura mencionada anteriormente: desafio -> solução -> resultados.

É bem interessante usar citações do cliente nas divulgações para dar ainda mais veracidade às informações. Pensando nisso, se possível, peça também a autorização do cliente para usar uma foto para divulgação.

Outras opções para deixar o seu material mais atrativo é incluir tópicos, gráficos explicativos ou mesmo imagens dos clientes usando sua solução.

Uma ideia muito útil também é se sua empresa dispuser de recursos profissionais e materiais, é produzir o case em vídeo ou incluir apenas um trecho do depoimento do cliente em vídeo para ilustrar. Nada melhor que um material em vídeo para comprovar a opinião real do cliente.

Você ainda pode fazer a entrevista via Skype, gravando o conteúdo. Depois, você pode escolher por utilizá-lo integralmente ou editar os trechos que achar mais relevante.

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Dicas extras

  • Assim que o material estiver pronto, é sempre indicado enviar para a aprovação do cliente, para que ele faça suas considerações. Aproveite à oportunidade para fazer alguma pergunta adicional ou tirar dúvidas;
  • Nunca se esqueça de utilizar sua rede de contatos para compartilhar o conteúdo que ficar disponível no blog ou site de sua empresa: envie para todos os colaboradores, divulgue por email e nas redes sociais. É necessário para seu sucesso que esse material seja facilmente encontrado;
  • No período de dois ou três meses, vale a pena retomar o estudo de caso e verificar junto ao cliente se houve melhorias para atualizar o case e demonstrar que seus produtos e serviços continuam dando resultado.

Considerações Finais

Como fazer um estudo de caso

Todos os estudos que você realizar para melhoria da sua empresa e compreensão da sua marca é importante. Fazer um estudo de caso não é diferente, você não só terá chances de atrair novos clientes, como também poderá ver como estão sendo os seus serviços, e onde pode melhorar.

Agora que você já sabe o que é e como fazer um estudo de caso, basta dar início e pôr em prática para alcançar resultados ainda mais significativos.

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Esperamos ter ajudado em mais uma questão importante para os seus negócios, para ter acesso a mais conteúdos como este é só continuar nos acompanhando.

Até a próxima!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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