5 minutos

Como fazer um relatório de SEO?

Você sabe Como fazer um relatório de SEO? Te mostramos os indicadores que não podem faltar! Acompanhe as novidades do blog e compartilhe as dicas com os amigos!
Como fazer um relatório de SEO?
Escrito por
Camila Nogueira
Publicação
28/2/2024

O relatório de SEO facilita a análise de desempenho e a tomada de decisão informada. Ao se concentrar nas variáveis relevantes para o seu negócio, você acompanha o progresso da sua estratégia e corrige o que não está dando certo.

Você está pronto para extrair insights valiosos do seu relatório de SEO e agir antes dos seus concorrentes?

Relatório de SEO: o que é e por que fazer?

Relatório de SEO

O relatório de SEO fornece informações sobre o desempenho de um determinado site nos mecanismos de busca. Como qualquer investimento, o cliente quer saber como o dinheiro está sendo gasto e o que pode ser feito para melhorar os resultados.

Acompanhar a evolução, o retrocesso ou mesmo a estagnação dos seus esforços de marketing é fundamental para o crescimento dos seus negócios. 

Afinal, sem dados objetivos em mãos, como você vai determinar se a sua estratégia de marketing está funcionando?

Informações fundamentais para um bom Relatório de SEO

Cada cliente ou empresa tem objetivos diferentes, o que torna impossível criar um modelo universal de relatório de SEO. 

No entanto, existem algumas informações e indicadores de desempenho que são vitais para analisar os resultados de suas campanhas. 

Que tal começar pelo básico?

Visão Geral do Projeto

Aqui, você deve fornecer um panorama do projeto — quais eram os objetivos, o que foi combinado e quais eram as expectativas. Aproveite para descrever brevemente quais foram as métricas analisadas; dessa forma, o cliente saberá exatamente o que esperar do seu relatório de SEO.

Ranking de palavras-chave

Uma das primeiras coisas que os clientes olham num relatório de SEO é o ranking de palavras-chave. Eles querem saber se os termos escolhidos para a estratégia estão levando o site para a primeira página do Google. Caso contrário, este é o momento de explicar como você pretende resolver esse problema.

Resultados

Hora de mostrar que você valoriza o tempo e o dinheiro do cliente. Explique como você aproveitou ao máximo os recursos disponíveis e sugira um plano de ação para o período seguinte.   

Não deixe de ler: Maneiras para aparecer na Primeira Página do Google investindo em SEO

Dados que não podem faltar nos Relatórios de SEO

Agora que você já conhece os elementos básicos de um relatório de SEO, é hora de aprofundar o que ele pode incluir.

Embora algumas dessas páginas sejam essenciais para todas as empresas, outras serão mais adequadas para clientes específicos. 

Por isso, é importante selecionar as que são certas para você, ok?

Resumo

É a página introdutória do seu relatório de SEO. Lembre ao cliente o que vocês têm feito juntos e o que você espera alcançar este mês, incluindo próximas tarefas ou mudanças de estratégia.

Relatório geral de desempenho de marketing

É importante incluir no relatório de SEO uma página que abranja o desempenho do marketing. Esta seção deve incluir: insights sobre a origem do tráfego do cliente (pago, social, referência) e informações sobre conversões. Também vale a pena colocar dados de todas as fontes de tráfego comparados entre si, passando pelas tendências que afetam as conversões do website.

Receita de Comércio Eletrônico e Análise de Conversão

Muitas empresas recorrem ao SEO para melhorar sua margem de lucro e gerar mais conversões para seus e-commerces.

Com a ajuda do Google Analytics, você pode verificar como o tráfego orgânico está contribuindo para aumentar as vendas.

Nesta página, inclua: a taxa de conversão geral do cliente, receita oriunda de buscas orgânicas e principais landing pages por taxa de conversão.

Análise de Conversão e Geração de Leads

Essa parte do relatório de SEO mostra especificamente as conversões obtidas através da busca orgânica.

O objetivo é ajudar os seus clientes a compreender melhor as páginas que geram conversões para o website.

Nesta página, inclua insights sobre: tráfego não orgânico vs. tráfego orgânico e o número total de conversões vs. meta estipulada.

Ranking de de palavras-chave

Palavras-chave são uma das coisas mais importantes que você pode olhar em qualquer relatório de SEO. Mesmo que o tráfego não esteja aumentando, você ainda pode mostrar ao cliente que ele está no caminho certo, ou seja, que são trabalhados termos que os usuários realmente pesquisam nos buscadores.

Para esta página, lembre-se de incluir: o número total de palavras-chave ranqueadas, a quantidade de tráfego gerada por termo e o valor desse tráfego calculado pela vida útil do cliente.

Conteúdo e Backlink

Por fim, você não pode ter uma estratégia eficaz de SEO sem backlinks e conteúdo de qualidade. Informe quantos links você está gerando e quanto de conteúdo você publica.

Mais sobre: Relatórios de SEO e para que servem na prática

5 dicas para fazer um relatório de SEO completo

Quando se trata de criar um relatório de SEO completo, frequentemente é difícil encontrar o equilíbrio perfeito entre o conteúdo que seus clientes desejam ver e as informações que você precisa incluir. 

Mas há algumas regrinhas de ouro para alcançá-lo…

1. Mantenha simples e conciso

Se o relatório de SEO for muito longo, o cliente poderá perder o interesse antes de encontrar os dados de que precisa. Se for muito curto, talvez seu cliente fique imaginando por que ele está pagando. Certifique-se que seu informe tenha os detalhes que importam para o cliente e que as informações apresentadas sejam fáceis de digerir.

2. Enfatize as conquistas

Embora seja importante ser transparente sobre os serviços que você está oferecendo aos seus clientes, um relatório mensal de SEO não é um lugar para discutir seus erros. Aqui, você precisa destacar as metas que alcançou até agora e reforçar que você ainda é a melhor solução para os problemas de otimização de sites.

3. Garanta que as informações sejam fáceis de entender

Cá entre nós: seus clientes não têm tempo para pesquisar ou traduzir conceitos complexos. Eles querem ver os resultados de seus investimentos em SEO rapidamente. Opte por apresentar dados complexos na forma de gráficos, diagramas e/ou infográficos para que seus clientes possam absorvê-los com facilidade.

4. Explique sua metodologia

De onde você tirou os dados apresentados no relatório de SEO? Espero que não seja da sua imaginação. A forma como você coleta, organiza e analisa os dados é tão importante quanto os resultados em si. Essencialmente, você precisa indicar suas fontes, por que as escolheu e mostrar está progredindo.

5. Analise os resultados

Após coletar os dados e organizá-los em um relatório conciso, é hora de analisar as informações. Observe os resultados e levante hipóteses sobre as possíveis causas. Escreva recomendações do que pode ser feito.

Descubra o que VOCÊ precisa no Relatório de SEO

Para recapitular nossas dicas, o relatório de SEO perfeito deve:

  • Ter metas e objetivos bem definidos;
  • Ser simples, bonito e fácil de ler;
  • Conter referências claras, incluindo as ferramentas e metodologias utilizadas para coletar os dados;
  • Incluir recomendações de ações baseadas nos insights obtidos;
  • Ser disponibilizado em um formato acessível para o seu público.

Faça um Relatório de SEO completo com a Ferramenta de SEO da WebPeak

Seja você lojista ou agência, com a WebPeak você vai conseguir gerar Relatórios de SEO Completos em poucos cliques. Além disso, você consegue agendar relatórios automáticos e recebê-los por e-mail! 

Com a Ferramenta de SEO da WebPeak é possível conseguir ganhar posições nos buscadores e conseguir tráfego sem pagar pelo clique.

Conheça a WebPeak, a Ferramenta de SEO mais completa do mercado brasileiro, com ferramentas completas para analisar suas páginas, seus backlinks, fazer pesquisa de palavras-chave e ainda analisar seus concorrentes para saber definitivamente quais são os próximos passos.

E o melhor: Você não precisa ser um expert em programação nem ter experiência anterior para utilizar a ferramenta e fazer as otimizações: só a WebPeak tem suporte via chat em português, em horário comercial de segunda a sexta-feira, além de uma base de conhecimento completa para você.

Precisa de um relatório de SEO? A WebPeak te ajuda coletar, analisar e organizar informações de SEO, transformando números em insights valiosos para o seu negócio. Fale com nossos especialistas para saber mais. :)

Fique no controle!
Reduza seus custos com diversas ferramentas de marketing e centralize o gerenciamento com a Webpeak.

Somos a Melhor Tecnologia de Marketing do Mercado!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Eleve Resultados na Internet com a WebPeak

ico SEO webpeak

4.9 é nossa avaliação média no Google e Facebook

"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."

case de sucesso embracon

Helder Santos

Marketing Manager