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Como fazer uma Auditoria de SEO para melhorar o UX (em 7 passos)

14/5/2019

Como fazer uma Auditoria de SEO para melhorar o UX (em 7 passos)

Se você nunca realizou uma auditoria de SEO no seu site, provavelmente deveria. Websites são criaturas complexas e estão suscetíveis a problemas o tempo todo. E você não saberá que eles existem a menos que audite seu site regularmente.

Além de atrapalhar seus esforços de otimização para motores de busca, um site com problemas pode alienar os visitantes. Siga este passo a passo simples para melhorar seu SEO, sua usabilidade e talvez até seus rendimentos.

O que é auditoria de SEO?

Auditoria de SEO

Antes de começar, vamos nos certificar de que entendemos exatamente o que é uma auditoria de SEO.

Uma auditoria de SEO envolve a análise do seu site para questões técnicas, de experiência do usuário e de otimização para motores de busca.

Alguns benefícios desse processo incluem encontrar coisas que podem estar:

  • Atrapalhando o potencial de tráfego do seu site na pesquisa orgânica;
  • Custando vendas ou conversões;
  • Confundindo seus visitantes;
  • Tecnicamente insalubres.

Claro, descobrir esses problemas é apenas metade da batalha. É preciso consertá-los.

Felizmente, a maioria das correções para os problemas discutidos neste guia são autoexplicativas. No entanto, farei o meu melhor para explicar os mais complexos à medida que avançamos.

Começando sua auditoria de SEO

Se você é um usuário da WebPeak, comece lançando um novo projeto na Auditoria Técnica.

O que a Auditoria Técnica faz? Ela verifica todas as páginas do seu site para mais de cem problemas de SEO predeterminados.

Não se preocupe se você não for usuário da WebPeak. Executar uma auditoria técnica é recomendável, mas opcional. Algumas outras ferramentas mencionadas neste guia podem ser necessárias:

  • Google Analytics
  • Ferramenta de teste para dispositivos móveis do Google
  • Google PageSpeed Insights
  • Yoast SEO (se você estiver usando o WordPress)
  • Legibilidade e/ou Gramática
  • Google Search Console
  • Seu cérebro. 🧠 A ferramenta mais importante de todas!


Agora, antes de nos concentrarmos no processo de auditoria de SEO, há duas coisas que quero mencionar:

  • Este processo de auditoria de website é destinado a iniciantes. Existe uma lista quase interminável de coisas que você pode procurar ao auditar um site. E algumas delas são um tanto técnicas e complexas. Eu me concentrei intencionalmente nos assuntos mais diretos a seguir. Isso não quer dizer que esses problemas não sejam importantes. Eles são problemas comuns que afetam muitos sites, grandes e pequenos.
  • Isto não é apenas sobre SEO. Se é isso que você procura, e não se importa em lidar com coisas mais complicadas, confira nosso guia de SEO 101: noções básicas de Search Engine Optimization. Ainda assim, muitos dos itens de auditoria abaixo têm um impacto sobre o SEO. Se você está tentando obter uma classificação mais alta no Google e tem pouca ou nenhuma experiência em SEO, este guia será um bom ponto de partida.

Vamos fazer a auditoria!

1º Passo da auditoria de SEO: sua navegação

Imagine um site sem barra de navegação. Encontrar tudo o que você deseja seria uma luta sem fim. Por isso, é essencial garantir que o menu de navegação não apenas exista, mas também faça sentido para os visitantes.

Mesmo que o seu menu de navegação pareça lógico para você (a pessoa mais familiarizada com o site, afinal), seus visitantes podem não achar tão fácil de usar. Então comece acessando sua página inicial e dando uma olhada no menu.

Pergunte a si mesmo:

  • Está claro?
  • O menu está linkando para as minhas páginas mais importantes?
  • O menu está cheio de coisas desnecessárias?
  • Será que facilitei o contato dos visitantes em caso de dúvidas?

Se a resposta a qualquer uma dessas perguntas for NÃO, talvez seja hora de repensar como funciona o menu.

Para fazer isso, acho útil esboçar o fluxo de um website para que você possa ver o que é importante e o que não é. Você pode usar uma ferramenta simples como o Slickplan para isso.

Dica Profissional

Se você estiver com dificuldades para visualizar seu website com novos olhos, peça a seus clientes, familiares, amigos ou colegas que usem seu website e apontem quaisquer problemas. Faça isso com algumas pessoas diferentes e veja se há algum tema comum.

No entanto, lembre-se de que essas pessoas muitas vezes relutam em apontar problemas genuínos com seu site por medo de ofendê-lo.

Se você achar que é o caso, considere contratar um freelancer para fazer uma auditoria de vídeo manual. Em geral, eles não são muito caros, e os insights que você recebe valem ouro.

2º  Passo da auditoria de SEO: compatibilidade com dispositivos móveis

Você sabia que mais de 49% das pessoas navegam na Web por meio de dispositivos móveis? Isso significa que a maioria dos visitantes provavelmente visualiza seu website no celular.

  • NOTA. 3 a 4% das pessoas navegam por tablets, e é por isso que 49% é a maioria.

Além disso, quase 60% das pesquisas do Google são feitas em dispositivos móveis - e esses dados são de 2016; é provavelmente ainda maior agora.

Ou seja, você precisa de um site compatível com dispositivos móveis ou estará alienando mais da metade de seus visitantes.

Dica Profissional

Se você tiver curiosidade sobre quantos usuários estão visitando seu website por meio de dispositivos móveis, faça login no Google Analytics e acesse: Audiência > Mobile > Visão geral.

Lá, você verá a porcentagem de visitantes que são provenientes de dispositivos móveis vs. computadores vs. tablets.

Verifique a compatibilidade com dispositivos móveis do seu site usando a ferramenta de teste para dispositivos móveis do Google. Eu recomendo colocar sua página inicial como teste. Se ela for compatível com dispositivos móveis, é provável que o restante do seu site também esteja.

No entanto, você pode querer testar algumas páginas se tiver seções drasticamente diferentes no seu site. Por exemplo, uma loja de comércio eletrônico em execução no Xtech Commerce e um blog em execução no WordPress.

Se atualmente não é compatível com dispositivos móveis e você sabe que um bom número de visitantes está no celular, provavelmente você deve contratar um desenvolvedor para resolver esse problema.

3º  Passo da auditoria de SEO: seu arquivo robots.txt e sitemap

O Robots.txt é um arquivo de texto simples que informa aos mecanismos de pesquisa quais páginas eles podem ou não rastrear. Um sitemap é um arquivo XML que ajuda os motores de busca a entender quais páginas você tem e como seu site é estruturado.

Se você tiver um arquivo robots.txt, ele estará acessível em seudomínio.com.br/robots.txt.

O URL do sitemap deve estar no seu arquivo robots.txt. Se não estiver, verifique a pasta raiz da sua hospedagem para arquivos XML. Para encurtar a história, é bom ter esses dois arquivos, mas eles não são obrigatórios.

Se você tem um site pequeno (menos de dez páginas), eu não me preocuparia muito com nenhum desses arquivos. No entanto, se você estiver usando o WordPress, poderá usar um plug-in como o Yoast SEO para criar facilmente um arquivo robots.txt e um sitemap. De qualquer forma, existem muitas ferramentas gratuitas úteis que tornam este processo bastante simples.

4º  Passo da auditoria de SEO: HTTPS

Como fazer uma Auditoria de SEO para melhorar o UX

HTTPS significa que um site é seguro, ou seja, a transferência de dados de e para o site é criptografada. Você pode saber quando um website usa HTTPS quando o URL começar com https://

Se esse não for o caso do seu website, significa que você não tem um certificado SSL (por exemplo, HTTPS).

Por que o HTTPS é importante? Tudo se resume à segurança, principalmente. Dados não criptografados (não seguros) podem ser interceptados e roubados. Além disso, o HTTPS é um fator de classificação do Google. Eles disseram isso em 2014.

Então, o HTTPS é vital se você:

  • aceitar pagamentos em seu site (uma necessidade absoluta)
  • coletar dados do usuário (recomendado)
  • estiver tentando classificar mais alto no Google (quem não está?!)

Se você ainda não usa HTTPS, obtenha um certificado SSL. É simples assim.

A boa notícia é que isso pode custar um total de ZERO CENTAVOS. O Lets Encrypt é uma organização sem fins lucrativos que fornece certificados SSL gratuitos e é apoiada por alguns dos maiores participantes do setor, incluindo o Google. Em 2019, não há desculpa para não usar HTTPS.

Mas mesmo que você tenha mudado para HTTPS, ainda pode ter alguns problemas técnicos relacionados, como:

  • Links internos para versões não-HTTPS de uma página
  • Conteúdo misto (ou seja, arquivos específicos, como imagens carregadas em HTTP e não HTTPS, mesmo que estejam em uma página segura)
  • Canonicals de HTTPS para HTTP

Eu sei que tudo isso pode parecer um monte termos técnicos - e são. No entanto, se você começou a fazer uma auditoria de SEO no seu site com a WebPeak (conforme falamos lá no começo), poderá entender com facilidade se está enfrentando algum dos problemas mencionados acima.

Basta ir em Auditoria Técnica > Projeto > Visão Geral.

Procure por erros relacionados ao HTTPS. Clique no ícone "?" ao lado de qualquer um desses problemas e veja os conselhos sobre como corrigi-los. Encaminhe as páginas e este conselho para um desenvolvedor consertar.

5º Passo da auditoria de SEO: velocidade de carregamento do seu site na auditoria de SEO

O Google afirma que 53% dos usuários de dispositivos móveis abandonam sites que levam mais de três segundos para serem carregados. Eles também afirmaram que a velocidade do site é um fator de ranking em 2010.

Em outras palavras, é essencial que seu site seja carregado rapidamente. Felizmente, o Google tem uma ferramenta gratuita para verificar a velocidade da página. É chamado de PageSpeed ​​Insights.

Cole um URL e ele devolverá sua pontuação de velocidade para computadores e dispositivos móveis. Logo abaixo,o Google fornecerá recomendações sobre como melhorar a velocidade da sua página.

Mais uma vez, esta é uma parte bastante técnica da auditoria de SEO, mas qualquer bom desenvolvedor saberá como consertar essas coisas.

Recomendamos que você verifique sua página inicial no PageSpeed ​​Insights como ponto de partida, pois isso proporcionará uma noção da velocidade geral do seu site. Você pode verificar outras páginas para ver se há algum problema de velocidade no nível da página (por exemplo, muitos arquivos de imagem grandes, etc.)

O problema com o PageSpeed ​​Insights é que você só pode verificar uma página por vez. Isso é MUITO irritante se você tiver um site com dezenas, centenas ou até milhares de páginas.

A solução? Verifique se há problemas de “página lenta” na Auditoria Técnica da WebPeak: Auditoria do site > Projeto > Páginas internas > Desempenho.

Clique no número para ver todas as páginas afetadas. Se você tiver muitas páginas lentas, vale a pena revisar primeiro as páginas mais importantes. Uma maneira de fazer isso é classificar por tráfego orgânico decrescente.

Essas páginas são, provavelmente, as que mais se beneficiam de qualquer esforço de otimização.

Você também pode usar o Google Analytics para verificar quais páginas são mais valiosas para você em termos de conversões ou receita e priorizá-las.

6º  Passo da auditoria de SEO: a qualidade do conteúdo

Seja uma postagem de blog ou uma simples página sobre "sobre nós", seu conteúdo deve ser de alta qualidade e valioso para seus visitantes. Isso significa ser:

  • Bem escrito e informativo
  • Livre de erros ortográficos e gramaticais
  • Fácil de entender
  • Digerível (ou seja, não é uma parede gigante de texto)

Se você tem um site relativamente pequeno (menos de vinte páginas), você pode verificar todos os itens acima manualmente com facilidade. Carregue as páginas uma por uma e leia-as. Corrija qualquer erro que você encontrar.

Para sites maiores, essa não é uma solução viável. Portanto, faz sentido priorizar a revisão de:

  • Suas páginas mais importantes
  • Páginas que mostram sinais de baixa qualidade

O primeiro é fácil. Use o Google Analytics ou o Search Console para encontrar as páginas com mais tráfego (ou valor de conversão) e revise-as primeiro. Se você não estiver usando nenhuma dessas ferramentas, tente o relatório de páginas principais no dashboard da WebPeak. Isso mostra as páginas do seu website classificadas pelo tráfego de pesquisa estimado (do maior para o menor).

Quanto à priorização de páginas que mostram sinais de baixa qualidade, um método é procurar por aquelas com baixa performance, algo que a auditoria de SEO da Web Peak faz. Basta ir ao relatório de Qualidade do conteúdo.

  • IMPORTANTE: páginas com baixa contagem de palavras nem sempre são de baixa qualidade. No entanto, em geral, uma página com 50 palavras não oferecerá tanto valor quanto uma com 500 palavras.

7º Passo da auditoria de SEO: páginas ou links quebrados

Páginas e links quebrados levam a uma má experiência do usuário. O resultado? Seu site parece descuidado, desatualizado e potencialmente indigno de confiança.

Felizmente, esses problemas são fáceis de corrigir. Vamos começar com páginas quebradas.

Páginas quebradas ocorrem quando um recurso em seu site deixa de existir. Às vezes, esses recursos ainda têm links internos que redirecionam para eles ou têm backlinks de outros sites. Você pode encontrar essas páginas na auditoria de SEO.

Links quebrados ocorrem quando um recurso de terceiros para o qual você vincula deixa de existir. Você também pode encontrar essas páginas na auditoria de SEO.

Esses 7 passos são bastante básicos, há muitos outros aspectos técnicos que você deve ficar de olho.

Mencionei a Auditoria Técnica da WebPeak algumas vezes neste guia, e falarei sobre isso uma última vez, pois é uma das melhores maneiras de aprofundar e auditar seu site em busca de mais problemas.

Você pode até automatizar o processo de auditoria do site, agendando rastreamentos regulares. Incrível, né?

Para saber mais sobre auditoria de SEO na WebPeak, entre em contato com os nossos especialistas. ;)


Referência: https://ahrefs.com/blog/

Autor

Camila Nogueira

Socióloga em formação, é apaixonada por entender o comportamento humano diante das novas tecnologias.

Linkedinhttp://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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