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Como fazer uma introdução e ter bons resultados em marketing de conteúdo

14/6/2018

Como fazer uma introdução e ter bons resultados em marketing de conteúdo

Este conteúdo foi pensado, sobretudo, para iniciantes no marketing digital. Numa era onde somos bombardeados constantemente por conteúdos de todos os tipos, elaborar uma estratégia de marketing de conteúdo digno de ser compartilhado parece ser uma missão bem difícil.

Mas não se preocupe, estamos aqui para te ajudar! O mais importante antes de entrar com tudo neste artigo, é compreender que escrever envolve antes de tudo disposição para desenvolver a habilidade. A introdução é uma parte fundamental, isso porque após o título, ela é o primeiro contato que vai  levar o seu leitor a continuar a leitura do seu conteúdo.

Saiba como fazer uma introdução para impulsionar bons resultados de marketing de conteúdo para seu negócio.

Vamos lá!

Leia também: Monte uma estratégia consistente de marketing de conteúdo

Introdução: o que é

Como fazer uma introdução - marketing de conteudo

O próprio nome já aponta, a introdução é a parte do texto que introduz o assunto que você vai tratar. Isso pode parecer um tanto óbvio, mas na prática inúmeras vezes não é.

Para ficar mais claro, vamos mostrar o que NÃO é uma introdução:

  • Resumo do texto: afinal, você quer que o leitor vá até o final. Se tudo que alguém precisa saber estiver na introdução, para que ela continuaria lendo o texto?

  • Contexto sobre a humanidade: evite começar o texto com “Desde os primórdios…”.Afinal, além de ser chato, é algo que não irá acrescentar muito se você não for trabalhar um conteúdo sobre a história da humanidade.

  • Repetição do título: convenhamos, se a pessoa já leu o título, o que ela quer saber é sobre o assunto que será tratado no seu conteúdo. Fuja da repetição do título.

  • “Era uma vez…”:  uma introdução não é um espaço pra você contar uma história enorme, que não possui contexto e encher linguiça. Cabe apenas se você estiver desenvolvendo um conto.
Não deixe de ler: Marketing de Conteúdo e SEO: Como construir links

Nesse sentido, o que é uma introdução:

  • Deixe o leitor contextualizado: de um mesmo título você pode fazer inúmeras abordagens diante de um assunto. Devido a isso, a introdução é um excelente lugar para você contextualizar o leitor sobre o que você vai abordar ao longo do texto.

  • Ofereça informação relevante: o que o leitor quer é se envolver com seu conteúdo. O que você tem a oferecer para que ele continue lendo?

  • Seja breve e claro: se a sua introdução for muito longa, o leitor não vai seguir seu conteúdo.

  • Revele os benefícios de continuar a leitura: mostre na introdução os benefícios que o leitor terá se continuar a leitura.

  • Torne o texto dinâmico: isso significa que você deve permitir que o leitor faça uma leitura dinâmica da introdução. Mostre que o texto vai ser dinâmico, que você pode construir colocando a informação importante em negrito ou trazendo links relevantes.
Não deixe de ler: Como se tornar um especialista em marketing de conteúdo

Como fazer uma introdução de maneira certa

Como fazer uma introdução - marketing de conteudo

Não existe uma fórmula para uma introdução perfeita, cada escritor tem uma forma de escrever e interagir, entretanto, existem alguns pontos que devem ser pensados na hora de começar um texto. Vamos passar por todos os pontos importantes :)

1ª dica de como fazer uma introdução boa: Persona

Parece óbvio, mas todo texto é escrito para alguém. Ou seja, sua persona.

Tenha em mente quem é sua persona e quais os objetivos dela. Qual problema ela espera resolver com a leitura do seu conteúdo? Deixe claro o problema na introdução para que sua persona já identifique.

Leia mais:

2ª dica de como fazer uma introdução boa: Tema

Você não pode esquecer o seu tema, em nenhum momento. Caso isso aconteça, é bem provável que você dê uma viajada e quando voltar para o contexto do texto o leitor pode não ter mais se interessado.O tema é o motivo pelo qual a sua introdução existe e por isso o texto inteiro deve ser norteado por ele.

3ª dica de como fazer uma introdução boa: Linguagem

A introdução nada mais é que o tom que você irá dar para seu texto. A linguagem que você for conduzir é o que irá gerar a primeira empatia com o leitor e auxilia-lo no engajamento.

Diante disso, utilize um padrão para introdução e desenvolva no decorrer do conteúdo. A linguagem tem que estar focada na sua persona, não se esqueça disso.

4ª dica de como fazer uma introdução boa: Contexto

Ignorar o contexto de na hora de elaborar seu texto é um equívoco. Evite esse tipo de situação. Lembre-se: o contexto da sua introdução é o que irá fazer com que os leitores leiam seu conteúdo.

Leia mais: Quer saber como aparecer no Google? Este conteúdo é para você!

5ª  dica de como fazer uma introdução boa: Objetivo do texto

Uma coisa é certa, todo bom texto que se preze irá informar algo relevante. Entretanto, cada um possui um objetivo específico dentro do seu contexto. Um texto no seu blog, por exemplo, possui um objetivo. Mostrar onde o leitor vai chegar já na introdução é muito importante. Introduções genéricas não são interessantes.

6ª dica de como fazer uma introdução boa: Tamanho do que está sendo produzido

Fique atento quanto ao tamanho do seu texto, pois quanto menor o texto, menor a introdução. A proporcionalidade é fundamental. Você deve utilizar a menor quantidade de palavras possível para introduzir o assunto, e isso só será possível se você valorizar, e for, objetivo.

Leia também: Como criar um blog de sucesso para seu negócio

Boa estratégia de marketing de conteúdo 

Como fazer uma introdução - marketing de conteudo

Normalmente, as pessoas tendem a ficar atraídas por conteúdos que possuam imagens ou vídeos, e que de preferência façam uma ligação ao assunto proposto.

Invista em conteúdos visuais tanto para passarem informações, quanto para fazerem links a um determinado artigo, se conseguir utilizar essa estratégia de forma inteligente haverão muito mais compartilhamentos nas suas publicações.

Elaborar conteúdos tem sido algo muito sério, pois é a partir daí que muitas pessoas passam a ter conhecimento de produtos, marcas e serviços. Tenha isso em mente no momento em que for montar a estratégia do seu marketing de conteúdo, educar sua audiência é o melhor caminho para se posicionar.

Com essas dicas já pode começar a se preparar e conquistar seu público, garantindo que seu conteúdo seja visto e compartilhado por diversos usuários.

Você já tem conhecimento de como fazer uma introdução, agora você deve treinar para alcançar bons resultados de marketing de conteúdo.

Boa sorte e até a próxima! :)

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

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