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Como fazer uma loja virtual?

14/10/2018

Como fazer uma loja virtual?

Atualmente muitas pessoas estão aderindo a compra de diversos fins através da internet, e os empreendedores estão usando cada vez mais a internet para garantirem seu espaço no mercado. Mas por que a loja virtual está sendo tão usada assim? Eu te respondo, a loja virtual permite que sua loja fique “aberta” 24h por dia, todos os dias da semana, o custo operacional é menor e o investimento para quem deseja começar no ramo é baixo, se comparado a uma loja física.

Além de tudo você pode trabalhar na sua loja aonde quiser e o usuário pode adquirir o produto na sua casa, é muito prático e cômodo para ambos. Se você tem um negócio e ainda não tem uma loja virtual ou se você pretende abrir apenas uma loja virtual, esse post irá te auxiliar e esclarecer algumas dúvidas.

O que é uma loja virtual?

Antes de saber como fazer uma loja virtual, é necessário saber o que é uma loja virtual. Uma loja virtual, nada mais é que um site que permite que seja vendido produtos ou serviços através da internet, conhecida também como comércio eletrônico, a loja virtual é uma maneira eficiente de vender e divulgar na internet.

Conforme já dito, a loja virtual acontece tudo online, o comprador pode efetuar a compra, ao acessar o site, de onde estiver, a qualquer horário, escolhendo o serviço ou produto e o vendedor pode gerenciar a loja em qualquer lugar que tenha internet e seu sistema. Através do sistema de pagamento que a loja virtual oferecer, seu cliente recebe sua compra no local que desejar.

A loja virtual também é muito utilizada por empreendedores que já tem uma loja física e usam a loja virtual para aumentar as vendas.

Já deu para entender mais ou menos porque esse setor vem crescendo tanto né, baixo custo, facilidade e eficiência, mas criar uma loja virtual exige certo conhecimento e cautela, saiba agora como fazer uma loja virtual.

como fazer uma loja virtual

Como fazer uma loja virtual?

Para abrir qualquer negócio é necessário se planejar, pesquisar sobre o ramo, incluindo concorrência, tendências e muito mais. Após muita busca de conhecimento a chances do seu negócio dar o resultado esperado é muito maior, vale a pena usar um tempo para se planejar. Afinal, apesar da ascensão do e-commerce ter aberto possibilidades importantes para quem almeja empreender, o caminho é árduo!

Bom depois de se planejar e escolher o ramo pretendido, vamos lá, irei listar algumas coisas fundamentais para finalmente abrir a sua loja virtual.

  • Escolha da Plataforma de Ecommerce

Escolher a plataforma é o pontapé para o início do seu negócio. Decidir qual plataforma será usada é de extrema importância, já que ela servirá de base para sua loja, por isso escolha uma base de qualidade e que ofereça bons recursos para que suas necessidades sejam supridas agora e futuramente também já que uma loja virtual tende a crescer rápido,  tudo o que você está investindo tem como apoio a sua plataforma.

No mercado há três tipos de plataforma: as gratuitas, de código fonte aberto e as pagas. As gratuitas são bem limitadas e não é possível customizar sua página. As de código fonte aberto são gratuitas, mas é preciso possuir conhecimento específicos da plataforma ou a ajuda de um especialista, sem suporte do distribuidor. Já as pagas costumam ser mais otimizadas, oferecendo maior qualidade, possibilidade de customização e outros serviços, mas cobram uma porcentagem da sua receita.

Por isso é importante ver o que está dentro do seu orçamento e preferências para assim escolher a melhor.

Fizemos uma lista com As melhores plataformas de Ecommerce para PME, confira!
como fazer uma loja virtual
  • Formas de pagamentos disponível na loja virtual

Receber é fundamental para manter a sua loja virtual, então é fundamental escolher a forma que seja mais viável para o empreendedor e para seu comprador.

Há três maneiras para receber os pagamentos online:

  1. Intermediadores de pagamento: Para quem está começando uma lojinha os intermediadores de pagamento são mais recomendados. Eles são mais simples de se utilizar, visando ajudar o lojista, assumindo o risco de fraude e fazem adiantamento dos recebimentos. Os intermediários cobram uma taxa fixa por transação, mais um valor sobre o valor da venda.
  2. Gateways de pagamento: Essa forma é mais robusta para pagamentos e garante conexões melhores com as redes de adquirência. É cobrada apenas uma taxa fixa por transação, mas é preciso contratar alguns outros serviços, como anti fraude e lidar diretamente com a adquirente para tratar sobre recebimento e taxas.
  3. Integração direta com a adquirente: Opção mais indicada para lojistas mais experiente, para quem já entende de segurança e desenvolvimento, já que através dele você tem contato direto com o adquirente e pode negociar taxas livremente, tendo o controle de toda a experiência do usuário.
Entenda mais sobre Meios de Pagamento para Ecommerce em nossa sessão especial!
  • Segurança e anti fraude

Para que sua loja tenha sucesso é fundamental para que seus clientes comprem com segurança e além de tudo passe credibilidade e comprometimento da sua loja para o comprador.

Receber o pagamento pela internet requer cuidado e atenção, se você não for usar um intermediador de pagamento, é preciso usar um sistema bom para não ficar com prejuízo nas compras, já que para comprar pelo site através do cartão de crédito pode ser desfeito por estelionatários dando prejuízo para você.

Algum dos fornecedores de anti fraude, usados para empresas conhecidas são:

  • Clear Sale
  • Emailage
  • FControl

Vale a pena dar uma pesquisada sobre qual se adequa ao perfil da sua lojinha, assim a segurança é garantida. Além do antifraude é preciso se preocupar com a segurança dos dados de seus clientes, algumas ferramentas usadas, e as vezes obrigatória são: SSL e Scan de aplicação e IP.

  • Marketing Digital e Off

Divulgar sua empresa para atrair clientes para sua loja é importante para que seu investimento e capital de giro sejam mantidos.

Algumas formas para divulgar seu negócio é através das redes sociais, sejam em posts, marketing de conteúdo ou em anúncios ou com SEO, essa forma de marketing é cada vez mais comum e vem trazendo diversos retorno a quem nela investe. Os e-mails marketing também é uma forma eficaz para atrair clientes, já que hoje em dia as pessoas acessam o e-mail quase diariamente. Trazer bom conteúdo é uma forma a longo prazo, bem atrativa para que futuros clientes.

Pensando em unir o Digital com o Off (Omnichannel), preparamos uma postagem que explica Como panfletagem pode ser uma aliada em sua Estratégia de Marketing Digital, saiba mais!

Para abrir um ecommerce, ser um empreendedor bem sucedido, é preciso entender as oportunidades do mercado. Diante de todas as questões que são colocadas no cotidiano de desafios, uma das mais importantes está em torno de quais são os melhores nichos para se montar um ecommerce.

Qual o melhor lugar para se atuar?

Independente do setor, qualquer que seja o negócio, todo empreendimento depende de vendas para sobreviver e ter um crescimento. Sem as vendas é impossível sustentar um negócio. Vender é o carro-chefe para todos os negócios, as vendas correspondem ao faturamento ou receitas brutas, e são essenciais para geração de recursos que vão movimentar as ações numa empresa, toda a operação demanda a entrada, e investimento, de dinheiro.

Tendo em bases esses conceitos, ao escolher a plataforma você terá uma facilidade maior em lidar com o começo de uma loja virtual. Além de tudo os benefícios de ter uma lojinha são inúmeros e a cada ano esse ramo tem sido mais promissor para quem aposta em ter uma loja virtual.

Continue nos acompanhando e até a próxima! 😃

Autor

Julia Guimarães Morales

Sou redatora, apaixonada pela família e heavy user de mídias sociais.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/contato@webpeak.com.br

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