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Como fidelizar clientes: uma estratégia que vai aumentar suas vendas!

23/7/2019

Como fidelizar clientes: uma estratégia que vai aumentar suas vendas!

 fidelizar clientes, aumentar suas vendas

Imagine só você descobrir que está se dedicando às prioridades erradas no seu negócio?

Esse é o caso de muitos empreendedores, sobretudo os mais novos, que só pensam em atrair novos clientes quando deveriam considerar maneiras de fidelizar os que já possuem.

Fidelizar clientes é fundamental para qualquer empresa que deseja se tornar referência e continuar por muito tempo no mercado, além de querer aumentar vendas. Afinal, quem não quer?

Fidelizar clientes é tão importante quanto atraí-los. Exatamente, é simples assim.

Com a ausência disso, os novos negócios seriam suficientes somente para manter a empresa em funcionamento, sem qualquer chance de aumentar os lucros ou expandir a operação. 

Aqui vamos expor a importância de fidelizar clientes para aumentar vendas e consagrar seu negócio. 

Leia também: 9 KPIs de SEO que você deve acompanhar 

Como fidelizar clientes 

Cliente fiel compra novamente 

Como você já deve saber muito bem, é fato que cliente satisfeito compra duas vezes (ou várias!). 

O motivo é claro, a pessoa não precisa mais ser convencida, uma vez que ela já tenha comprovado a qualidade do produto, adquirido confiança no atendimento e tenha conhecimento sobre a marca.

Ao considerar que a venda para um cliente tem um custo de aquisição bem mais baixo se comparado com alguém que nunca comprou, o poder da fidelização para as vendas fica ainda mais em evidência.

Indicações são espontâneas e constantes

Sabemos que um cliente fiel não irá recomendar seu produto favorito pensando em receber algo em troca, ele faz isso simplesmente com um hábito, uma forma de compartilhar algo de valor que encontrou, e nisso pode ajudar outros.

Este fato é fantástico para qualquer marca, pois recebe indicações espontâneas e empolgadas a todo momento, muitas vezes em situações em que ela nunca seria capaz de se infiltrar com sucesso, como um almoço em família. Pense só quantas vezes isso não ocorreu com você. 

O valor gasto por compra tende a ser maior

Vamos lá, saiba que além da melhora na frequência das compras, o valor médio gasto por quem costuma trabalhar sempre com a mesma marca também costuma ser mais alto.

Visto que elevar o ticket médio é a melhor forma de aumentar a lucratividade sem precisar expandir a base de clientes, resta alguma dúvida de que vale a pena implementar um plano de fidelização?

Outro grande e importante  benefício de ter uma clientela fiel é a possibilidade de atingir um estado no qual a receita se torna previsível, ou seja, a empresa sabe o quanto espera ganhar.

Este passo é alcançado por meio do estudo da frequência de compra dos clientes, seu ticket médio, a média com que chegarão novos compradores vindos por indicações e o histórico novos negócios por mês.

Não deixe de ler: O que você pode aprender com os concorrentes? Nós te contamos! 

Feedback honesto e preciso

Para finalizar esta seção, nem todos os clientes estão dispostos a dar suas opiniões e compartilhar com as empresas o que pensam sobre aspectos como produto, atendimento, entrega, entre outros.

Entretanto, clientes fiéis, com certeza, tiram tempo para isso, pois para eles não se trata de uma atividade que irá tomar seu tempo de modo desnecessário.

Antes de tudo, é algo no qual estão pessoalmente envolvidos, e desejam ver melhoras a cada dia. Este é um fator determinante, a paixão, faz com que os feedbacks sejam precisos e honestos, é justamente o que você precisa para criar experiências de consumo cada vez melhores e assertivos. 

Fidelizar clientes: Quais são os graus de fidelidade dos clientes?

Mestres de marketing apontam que existem diferentes graus de fidelidade entre os clientes, de modo geral.

Compreender quais são eles é importante para perceber em que estágio se encontra grande parte dos seus clientes, e além disso, pensar em maneiras de levá-los ao grau mais elevado o quanto antes.

De modo geral, Philip Kotler , importante mestre em marketing, dividiu os clientes em 4 grupos, de acordo com o grau de fidelidade:

  • convictos: são os que compram sempre da mesma marca;
  • divididos: fiéis, são os que estão adeptos de 2 a 3 marcas diferentes;
  • inconstantes: são os que mudam de marca o tempo todo;
  • infiéis: não possuem preferência alguma.

De modo natural, o desejo da maioria das empresas é que seus clientes sejam convictos ou que estejam divididos, pois isso garante maior número de vendas e poder de influência no mercado.

Dicas práticas para encantar e fidelizar seus clientes e aumentar vendas

Todos sabemos que satisfazer um consumidor já é difícil, mas fazer isso por um longo tempo é mesmo um desafio ainda maior. Diante dessa situação, é importante aprender algumas técnicas e praticá-las ao máximo.

Como agir diante disso?

Entregue o máximo valor possível desde o início

O ato de fidelizar cliente começa já no processo de implementação do produto ou serviço, quando o cliente estiver dando os primeiros passos com a solução que acabou de comprar.

Caso você tenha um e-commerce, garanta que todo o processo de entrega seja rápido e livre de complicações, e já no recebimento o cliente irá se sentir seguro de que fez uma ótima compra.

Ofereça suporte impecável

Este aqui é uma dos pontos-chave na fidelização, afinal, a maioria das relações são definidas quando algo dá errado.

Nesses casos, é fundamental que os seus atendentes sejam rápidos, amigáveis e dinâmicos o suficiente para resolver o problema do cliente com rapidez. Valorize a experiência do consumidor, mesmo que algo tenha dado errado, não deixe de oferecer o melhor suporte para impressioná-lo. 

Não deixe de oferecer também opções de autoatendimento para casos em que o cliente só quer tirar uma dúvida comum ou relembrar pontos básicos da compra que fez.

Saiba dizer não

O segredo para a satisfação e o sucesso do cliente não está em dizer sim para todas sugestões ou pedidos. Muito pelo contrário, saber quando e como dizer não é crucial.

Isso porque nem sempre os recursos que o cliente pedem para o produto ou as soluções apontadas por ele são as mais eficazes. E aí entra o seu papel, entender como servi-lo da melhor forma possível e executar essa visão com clareza.

Leia também: SEO: Separamos para você um guia do empreendedor de sucesso 

Tome ação com base no feedback recebido

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Estar atento às críticas construtivas e sugestões dadas aos clientes, lembrando de não se esquecer do ponto anterior, é uma excelente forma de deixá-los satisfeitos.

Eles possuem uma visão diferente da sua acerca da melhor forma de abordar os problemas, e são de grande ajuda para atacar questões problemáticas que a sua equipe talvez nem tenha notado.

Diante disso, agir com base no feedback sempre que essa se mostrar a melhor opção é de grande valor para manter os clientes felizes e fiéis.

Fidelizar clientes é, sem dúvida, um dos assuntos mais importantes para o sucesso da sua empresa, tanto agora quanto no futuro.

Após este conteúdo, coloque em prática o que absorveu e esteja preparado para aumentar vendas.

Até a próxima! :) 

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

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