NÃO QUERO IR AO EVENTO

Cupom de Desconto VTEX DAY 2019

Utilize o Cupom de 30% Desconto para o VTEX DAY 2019

Cupom de Desconto VTEX DAYCupom de Desconto VTEX DAY

USE O CUPOM: WEBPEAKVTEXDAY

COMPRE COM O CUPOM DE DESCONTO

Como Funciona a Pesquisa Por Voz

23/10/2019

Como Funciona a Pesquisa Por Voz

Você já percebeu o quanto a pesquisa por voz tem tomado conta do mercado nos últimos tempos?

Se não sabe você ainda não sabe como utilizar essa estratégia no seu negócio ou não tem nada planejado a respeito, é bom começar pensar a respeito.

Trata-se de um formato de busca por informações que tem sido cada vez mais utilizado pelas pessoas graças ao avanço da tecnologia.

Você mesmo já deve ter feito diversas vezes no seu próprio smartphone, para recorrer ao Google ou as diversas ferramentas do celular.

Embora já seja perceptível o aumento no uso desse recurso, não é tão simples dizer exatamente quantas consultas são baseadas em voz, uma vez que o principal buscador da web não divulga esses dados com precisão.

Contudo, não faltam razões para acreditar que em breve, as pesquisas por voz irão dominar o jeito como as pessoas procuram por respostas e soluções, isso por conta da praticidade.

Claro que existe uma razão que está motivando essa transição e não só podemos, como devemos nos preparar para as mudanças.

Vamos analisar melhor esse cenário a partir de agora.

Neste artigo, vamos explicar o que é a pesquisa por voz, como ela funciona e a importância dessa estratégia no seu negócio.

Confira!

Leia também: Estratégias de marketing digital para aumentar a conversão

O que é pesquisa por voz?

Como funciona a pesquisa por voz

A pesquisa por voz é um formato de pesquisa ou comando habilitado por fala ao invés da habitual digitação, como originalmente ocorre em mecanismos de busca.

Resumidamente falando, em vez de o usuário digitar o que deseja, ele realiza a pesquisa fazendo a pergunta diretamente para o serviço, como se estivesse falando normalmente com outra pessoa.

Um exemplo claro desse formato é a Siri, uma espécie de assistente virtual da Apple, lançada em 2011.

Essa foi com certeza uma revolução na época, mas que ainda surpreende quem não acompanha tão de perto a tecnologia e seus avanços.

O recurso de assistente virtual permitiu que os usuários de iPhones, a partir do sistema operacional iOS 5, falassem com seus celulares para realizar comandos diversos.

Isso acontece desde os aspectos básicos, como escrever mensagens de texto até fazer perguntas sobre a política no país, por exemplo.

Não levou muito tempo para que muitos de seus usuários se sentissem à vontade para trabalhar com a Siri e se comunicar de forma diferente, conversando com seus telefones ao invés de digitar enquanto realizavam outras tarefas.

Obviamente que a pesquisa por voz introduzida pela Apple não passou despercebida pelo mercado.

A partir daí, vários outros aplicativos começaram a surgir com funcionalidades bem parecidas, principalmente o Google Assistant do Google, a Cortana da Microsoft e o Alexa da Amazon.

Agora você deve estar se perguntando: mas como exatamente funciona uma pesquisa por voz?

Isso é o que mostraremos a seguir para que você saiba como aplicar corretamente.

Como funciona a pesquisa por voz?

Temos conhecimento de que a intenção do usuário é um dos fundamentos mais importantes da pesquisa que ele realiza online.

Quando uma pessoa faz uma pergunta na internet, por exemplo, os resultados apresentados dependem de uma interpretação correta sobre o que ela deseja obter como resposta.

Em compensação, para as máquinas, entender o que os usuários realmente querem ao realizar determinadas pesquisas pode ser algo bem mais complicado do que parece.

Nesse contexto, pensando em melhorar a experiência dos usuários, o Google lançou em 2013 a atualização “Humminbird”, que passou a dar maior ênfase em todo contexto do conteúdo, o significado implícito nas pesquisas.

Mas qual a finalidade de tudo isso?

Essa atualização permitiu que o Google determinasse de forma mais natural a intenção por trás das pesquisas, trazendo resultados baseados não apenas nas palavras-chave, mas também no contexto da pesquisa.

Dessa forma, o Google passou a fornecer aos usuários informações muito mais satisfatórias e relevantes, cada vez mais próxima de captar a essência de suas buscas.

Ao longo do tempo tornou-se um desafio que se acentua a partir da pesquisa por voz e do seu maior uso esperado.

Se estamos em busca de informações sobre landing pages, por exemplo, provavelmente na pesquisa digitada, escreveríamos palavras soltas, como “criar landing pages”, “landing page marketing” ou “landing page como fazer”.

Muitas vezes a pesquisa em voz alta não traria o mesmo sentido, dependendo da forma que é feita a pergunta.

Por comando de voz, essa busca parte de uma sentença mais completa, algo do tipo “como criar landing pages de alta conversão?”

Dependendo da extensão da pesquisa, fica mais complicado para os mecanismos oferecerem resultados condizentes com a necessidade do usuário.

Não deixe de ler: Pesquisa por Voz: Entenda como este recurso impacta em SEO

Conclusão

Como funciona a pesquisa por voz

A melhor forma de compreender como a pesquisa por voz afetará seu negócios é realmente testando a ferramenta na prática.

Existem várias formas de aproveitar a pesquisa por voz para aumentar o tráfego para o seu site ou até mesmo para uma loja física.

Independente da ferramenta que for utilizar, certifique-se de que sua estratégia de SEO incorpore a pesquisa por voz, aumentando a classificação em SERPs.

Gostou do artigo? Para ter acesso a mais informações importantes e dicas para o seu negócio, basta continuar nos acompanhando.

Até a próxima!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak