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Como funciona o Chatbot no Facebook?

5/7/2018

Como funciona o Chatbot no Facebook?

É muito provável que já tenha ouvido falar sobre o Chatbot do Facebook. Ele aparenta ser a solução para os nossos problemas não é mesmo? É quase praticamente um atendimento otimizado, rápido e o melhor de tudo, gratuito.

Com a novidade bombando sobre a integração do Messenger com o Chatbots, a otimização acaba dando mais um passo muito importante  na gestão de suas redes sociais, e claro, ser ainda mais vantajoso para o seu negócio.

Segundo uma pesquisa realizada pela Social Media Trends em 2017, o Facebook é a rede social ainda mais usada pelas empresas, cerca de 97,6%, apresentando uma nota 7/10 em eficácia na hora de pôr em prática as ações de marketing em relação as outras redes sociais.

Isso acaba tornando o Facebook uma excelente plataforma de investimento, podendo ser aproveitado todas as ferramentas para entrar em contato com o público.

Agora, se quer saber mais sobre o Chatbot no Facebook, continue acompanhando este artigo porque temos informações importantes para você implantar no seu negócio. Vamos te ensinar passo a passo como criar sua primeira mensagem automatizada!

Mas antes, deixaremos bem claro o que é um Chatbot.

Leia também: Facebook Ads: Como fazer da ferramenta sua vitrine virtual

O que é um Chatbot?

Um ChatBot, ou se preferir, robô de conversação, é uma tecnologia simples mas eficaz, tornando possível simular diálogos com seres humanos por meio de uma série de comandos pré-definidos.

No Facebook, objetivo central dessa ferramenta é te ajudar a manter um contato mais próximo com os seus clientes, além de contribuir para a experiência do usuário, e trazer soluções cada vez mais imediatas para os problemas.

Embora pareça uma novidade super revolucionária, essa tecnologia não é tão nova assim. Em meados de 1995 já haviam programas específicos para a conversação artificial online, a exemplo do Verbot.

Quanto mais elaborado for o Chatbot, mais humanas serão as interações proporcionadas pela ferramenta, que automaticamente analisa as principais palavras de suas mensagens para definir uma resposta que atenda as necessidades de quem pergunta. O caminho é oferecer conversações reais e que soem naturais a todos os clientes.

Não deixe de ler: Fanpage no Facebook: motivos para ter e como criar uma fanpage

Por que considerar um Chatbot para sua empresa?

O Chatbot é mais uma alternativa válida  para garantir atendimento rápido aos seus clientes, otimizando todo o processo de interação. Através dele é possível acelerar a compra de produtos, reserva de mesas, quartos ou lugares, descobrir o endereço ou outras formas de contato e, principalmente, ter perguntas pré respondidas sem que haja a necessidade de intervenção de um de seus colaboradores.

Seu Chatbot pode  responder tanto a perguntas pontuais, blocos de texto ou, como é bastante comum, indicar endereços para que a pessoa busque novas informações, seja na sua base de conhecimento ou em conteúdos já publicados em seu site.

Leia mais: Live Facebook: como fazer e gerar mais oportunidades para sua marca

O Facebook também permite que as conversações sejam iniciadas com usuários que já tenham se inscrito em sua lista de e-mails, o que facilita a interação, e ajuda muito caso você não queira ter de esperar pelo primeiro contato do cliente, mas fique atento para as taxas cobradas por esse tipo de serviço, senão você pode virar spam! 

Passo a Passo para configurar o Chatbot no Facebook. 

1 -  Na sua fanpage vá para opção de configurações da página

2 - Depois na barra lateral do lado esquerdo clique em Mensagens.

3 - Role para baixo e encontrará a seguinte opção:

Clique em alterar para aparecerem as opções de perguntas pré-definidas.

Duas perguntas são obrigatórias quando a opção estiver no modo on, as demais você pode excluir na lixeirinha ao lado caso não queira uma lista muito grande, assim como também tem a opção de incluir mais perguntas. O mais legal é que você pode editar todas as perguntas conforme a sua necessidade.

 

4 - Agora, é só salvar as alterações.

5 - Na opção abaixo você encontrará a seguinte configuração: "Assistente de Respostas"

Clique em on para ativar, e em alterar para elaborar uma resposta automática.

6 - Em “Adicionar personalização” você poderá incluir todas as informações importantes do negócio. Depois é só salvar.

Leia também: Facebook Insights: aumente o desempenho de seu negócio nas redes sociais

Considerações Finais 

Viu como é fácil configurar seu Chatbot pelo Facebook? Existem alguns programas mais elaborados que você pode utilizar para fazer o link direto a rede. Mas os recursos do Facebook te trarão os mesmos resultados. 

Tudo o que puder fazer para melhorar a experiência do usuário e o contato com o cliente é válido, por isso estruture todos os canais para que esses detalhes não passem despercebidos. 

Esperamos ter ajudado. Para ter acesso a mais conteúdos como este, basta continuar nos acompanhando.

Até a próxima!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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