Google

Como funciona o Google Shopping

03
Mar
2021

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

O Google Shopping é considerado uma vertical de busca do Google para pesquisa de produtos. Não faz muito tempo que o recurso era parte exclusiva da plataforma de anúncios do Google Ads, mas agora começou a ter uma versão para busca orgânica.

Mudanças como o Google Merchant Center, só apontam que o SEO está cada vez mais amplo, dessa forma, haverá cada vez mais verticais de busca orgânica, não por menos: ela está cada vez mais diversificada. Por exemplo, além do SEO para Google Shopping, há outras otimizações específicas a serem feitas para vídeos, aplicativos, notícias, entre outros.

como-funciona-o-google-shopping

Principais fatores de rankeamento do Google Shopping

Toda mudança envolve diversos fatores, e quando se trata de uma grande novidade, só o tempo pode ser útil para entender o que mudou na prática de fato. Mas podemos citar: 

Título do produto

Um título otimizado é aquele que tem todas as principais características para esse elemento.

Nesse item, nenhum elemento criativo deve ser utilizado, é necessário buscar a racionalidade e trazer as principais especificações e elementos que o distinguem de outras versões do mesmo produto. Por exemplo: iPhone 12; 128GB Branco Tela 6.1” iOS 12 4G 12MP – Apple.

Descrição do produto

Se tratando do e-commerce, é necessário reconhecer que, muitas vezes, as descrições são iguais. Assim, ter descrições mais completas pode ser um diferencial na busca tradicional, assim como no Google Shopping.

Especificações e características do produto

Os consumidores modernos estão mais atentos àquilo que ele vai consumir. Dessa forma, é importante trazer o máximo de detalhes, especificações e características sobre o produto que está sendo comercializado. É uma chance de se destacar no mercado competidor (fica a dica).

Categoria e cadastro

O produto deve estar categorizado da maneira correta para melhor navegação do usuário, deve também ser comparável a concorrentes. Uma boa maneira de garantir isso é dando um double check no “Número de Modelo do Fabricante”.

Estoque

Neste item, saiba que é essencial apresentar o estoque real de seu produto, assim, é possível evitar rejeição em seu site devido a um produto que está fora de estoque, além de outro qualquer tipo de sanção por prejudicar a experiência do usuário.

Schema.org

Utilize o esquema de produto em sua página de produto para garantir uma leitura correta.

Avaliações

Se tem uma coisa que o Google leva em consideração, essa coisa é a avaliação do usuário. Mas esse sentimento pelas avaliações não fica só por conta do Google, viu? O consumidor digital também agora.

Backlinks

Os links recebidos são um dos principais fatores de rankeamento.

Por mais que não esteja tão claro como o Google utilizará isso no Shopping, é preciso saber que os links são para os algoritmos de busca um grande fator de diferenciação.

Métricas de SEO para otimizar sites

1.  Métricas de SEO na escolha de Palavra-chave

Se tratando de SEO, a busca por palavras-chave que se adequam ao seu negócio está no primeiro passo para atingir o sucesso. Métricas de SEO associadas à palavra-chave são aquelas que se referem exclusivamente a um determinado termo de pesquisa.

Volume de Busca

É a quantidade de buscas feitas para uma determinada palavra-chave, respeitando também um determinado período. Na WebPeak, o dado considera uma média mensal de um período não especificado. Você também tem resultado sobre o termo à nível global. 

Tendência de Busca

Semelhante ao recurso mencionado acima, a Tendência de Busca é uma métrica do Google Trends. Apesar de não trazer dados absolutos, manifestam os dados relativos, em que 100 é o máximo e 0 é o mínimo, para aquele mesmo termo. Essa régua (0-100) irá se manter independentemente da consulta que estiver sendo feita. O critério aqui é agrupar termos semelhantes. 

Posição de Palavra-chave

Posição de Palavra-chave trata-se da ordem em que uma página aparece na página de resultados de busca. No geral, possui dez resultados.

CTR (Click Through Rate)

CTR (Click Through Rate) é a taxa de clique recebida por uma página. Ou seja, é a proporção entre impressões e cliques de uma página nos resultados de pesquisa.

2. Métricas de SEO para landing page ou página

como-funciona-o-google-shopping

Keywords Posicionando

Esta métrica, Keywords Posicionando, ou “Also Rank for”, é responsável por indicar para quais outras palavras-chave uma determinada chave se posiciona.

Visibilidade Orgânica de Landing Page

Há muitos nomes para essa métrica: Visibilidade Orgânica de Landing Page, Visibility, Organic Traffic, Visibilidade ou Visibilidade Orgânica. Sua função é estimar o número de visitas que uma página possui com base nas keywords posicionadas, nas respectivas posições e no CTR estimado. Ela é mais adequada com o fim de comparar um determinado site ao seu concorrente e é utilizada em processo de benchmarking. 

Quantidade de Palavras-chave

Quantidade de Palavras-chave, ou Word Count, enquanto métrica de SEO, é o número de vezes que uma palavra-chave se repete, ou aparece, em determinada página.

Densidade de Palavra-chave

Nesta métrica, é indicado, a partir da Densidade de Palavra-chave, ou Keyword Density, a proporção de incidência de uma palavra-chave em um texto ou página. Por exemplo, se um texto possui 500 palavras e determinada palavra-chave aparece 5 vezes, a sua densidade será de 1%. Fique atento: densidades de palavras muito altas podem acarretar em punição ou simplesmente desclassificação da página.

Tempo na Página ou Dwell Time

A métrica de SEO Tempo na Página indica quanto tempo um usuário passou naquela página. Estima-se que o Google faça o cálculo disso para verificar a relevância da página, utilizando a nomenclatura de Dwell Time.

Velocidade de Carregamento

Cada vez mais importante, essa métrica de SEO é tempo estimado para uma página carregar. É possível utilizar ferramentas para alcançar esses dados: quanto menor, melhor está a métrica.

Tamanho do Arquivo

Tamanho do Arquivo é uma métrica de SEO que se refere a quanto pesa em KB (kilobytes) ou MB (megabytes) o arquivo HTML de uma página.

Tamanho da URL ou URL Length

Tamanho da URL ou URL Length é a contagem em caracteres da largura da URL. Tudo indica que ela possui correlação em URL Length e melhores posições orgânicas.

3. Métricas SEO Off-Page

No geral, as métricas de SEO Off-Page tem relação com link building.

Autoridade de Domínio

Autoridade de Domínio (AD), também conhecida como Domain Authority (DA), é uma nota, geralmente de 0 a 100. Ela é responsável por avaliar o quanto o domínio tem autoridade em comparação a todos os outros domínios inseridos em toda a internet.

As melhorias no domain authority ocorrem a partir do aumento de quantidade e qualidade de links apontando para o domínio. A nível de curiosidade, o único site que tem domínio 100% é o Facebook.

Autoridade de Página

A Autoridade de Página (AP), também conhecida como Page Authority (PA), é uma nota, normalmente de 0 a 100, que avalia a autoridade que possui uma página em relação a todas as outras páginas da internet. A métrica é melhorada a partir do aumento de quantidade e qualidade de links apontando para aquela URL específica.

Backlinks

Esses aqui são bem conhecidos. Os backlinks são os links que uma página ou domínio recebe de outras páginas, da internet ou do próprio site. Dessa forma, eles fazem relação com todos os links recebidos, Backlinks internos são os links do próprio site e Backlinks externos são os links de outros sites.

Páginas Linkando

Esta métrica é bem semelhante aos backlinks e até pouco utilizada. Sua única diferença está no ato de contabilizar um único link vindo de cada página, por outro lado, no caso de backlinks, se houver dois links saindo de uma mesma página, poderão ser contabilizados em dupla.

Domínios Linkando

Domínios Linkando, ou Referring Domains, é uma métrica de SEO responsável por indicar a quantidade de domínios diferentes que linkam uma determinada página ou domínio.

4. Sinais de Usuário

Para entender melhor, as métricas de sinais de usuário são aquelas que o Google tenta compreender o comportamento do usuário. Feito isso, é possível tomar decisões de classificação. Aqui, pode ser repetida a métrica de CTR, uma vez que ela cabe em Sinais de Usuário e em Landing Page, mas há outras que são novidades. 

CTR (Click Through Rate)

CTR (Click Through Rate) significa a taxa de clique que uma página recebe. Para elucidar melhor, é a relação entre impressões e cliques de uma página nos resultados de busca. O CTR é considerado um fator de ranqueamento, menos significante, porém um. 

Tempo de Permanência

Tempo de Permanência aponta quanto tempo um usuário passa em determinado site após clicar em um resultado orgânico. Assim como o CTR, é considerado um fator de rankeamento menor.

Taxa de Rejeição

Para resumir, a Taxa de Rejeição traz dois significados:

  1. Google Analytics: a  Taxa de Rejeição é uma métrica que indica a proporção de pessoas que chegaram ao site e não navegaram, ao menos, por uma segunda página.
  2.  Algoritmo do Google: já aqui, a Taxa de Rejeição indica a proporção de pessoas que clicaram em uma página e voltaram aos resultados de busca a fim de encontrar um resultado mais relevante. 

Conheça a ferramenta que vai auxiliar a saúde do seu site 

WebPeak é uma popular ferramenta de SEO. Melhor, ela é muito mais que isso: reúne todas as ferramentas de SEO em um único lugar. Seus principais recursos são: 

  • Pesquisas de nicho de palavras-chave efetivas;
  • Auditorias e análises de sites;
  • Construção de link building (agora denominada como link earning);
  • Métricas de mídia social;
  • Análises detalhadas de marketing. 

Na WebPeak, há profissionais especializados em SEO para te atender a qualquer momento. Confira nossas ferramentas de SEO: Auditoria Técnica; Análise de Backlinks; Análise de Backlinks dos Concorrentes; Análise SEO Interno; entre outras. Entre em contato através do nosso chat!




Últimas Postagens WebPeak

Google

Clique Zero: Google revelou o segredo

Google

Focar na Experiência do Usuário para não ser penalizado pelo Google

E-Commerce

Descrição de produto no e-commerce: como elaborar textos perfeitos

Google

December 2020 Core Update: tudo o que você precisa saber sobre a nova atualização do Google!