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Como funcionam os anúncios dinâmicos no Google e no Facebook

17/8/2018

Como funcionam os anúncios dinâmicos no Google e no Facebook

No momento de criar anúncios no Google e no Facebook toda ajuda é válida, e você sabe que estamos falando a verdade, certo? Quem trabalha com mídia paga deve sempre ficar atento ao desempenho dos ads, em busca de otimizá-los com frequência. Ao mesmo tempo que isso ocorre, novas demandas não param de chegar, e elas são ainda mais intensas para quem trabalha com vendas de produtos ou serviços online.

Caso esse seja seu caso, saiba que os anúncios dinâmicos facilitam muito a vida, afinal, trata-se da agrupação de inúmeros ads sob uma única configuração. Não se preocupe, neste conteúdo vamos abordar o que são os anúncios dinâmicos no Facebook e no Google para você compreender o que eles podem fazer por sua empresa.

Vamos lá!

Anúncios dinâmicos no Google Ads

A primeira coisa que você deve saber, caso ainda não saiba, é que o Google Adwords mudou de nome. Agora se chama Google Ads.

Saiba mais sobre essa mudança: Google Ads: veja o que mudou!

Outra informação pertinente é que os anúncios dinâmicos não são indicados para sites que estão em constante mudança, fazendo ofertas diariamente por exemplo. O próprio Google coloca isso como sugestão.

Agora que esclarecemos esses pontos, reflita o seguinte: você possui um grande inventário de produtos ou serviços, isso demanda também uma grande quantidade de segmentações e palavras-chave. Não deixe de levar em conta também a atenção com estoque e eventuais entradas de novidades que a empresa almeja vender e anunciar. Afinal, mesmo um negócio super bem estruturado pode acabar perdendo pesquisas relevantes, não é mesmo?

É nesse sentido que anúncios dinâmicos ficam interessantes e cabe super bem. Você pode deixar o Google utilizar todo o índice do seu site para gerar ads no modo automático e, caso você o atualize, ele será rastreado novamente para uma versão mais recente ser utilizada.

Como funciona os anúncios dinâmicos no Google Ads?

No primeiro momento, o Google pede que seu site tenha algumas características como pré-requisitos para que uma configuração ocorra de forma correta. Basicamente, trata-se das mesmas sugestões realizadas para que a plataforma Google Ads seja devidamente aproveitada, no caso, o máximo.

Ao observar esses itens, você decide se quer que o seu site como um todo gere anúncios dinâmicos, como já abordamos acima, ou se quer especificar apenas alguns segmentos. Isso pode ser efetuado delimitando páginas que tenham palavras específicas, seja nos títulos, URLs ou mesmo no corpo.

Outra coisa muito interessante que dá para fazer é excluir dos anúncios dinâmicos páginas que tenham ‘’esgotado’’ ou esteja ‘’indisponível’’ no texto. Dessa forma, você não joga dinheiro no lixo levando um (ex) cliente para um caminho que não existe, ou seja, uma furada.

A segmentação também pode ser refinada, utilizando uma planilha de URLs, a grande questão é que tudo vai depender do seu tipo de negócio, entretanto, o Google não indica que você utlize poucas páginas nesta modalidade, pois o tráfego incremental não será representativo.

Leia também: Como anunciar no google: conheça os tipos de anúncios Google Ads

Anúncios dinâmicos no Google valem a pena?

Como funciona os anúncios dinâmicos no Google e no Facebook

Bom, uma coisa é certa: não se trata de afirmar que você não vai ter mais trabalho nenhum com anúncios, NÃO é isso. Porém, há uma economia destacada no mapeamento de palavras-chave e lances para cada produto. Existe também a questão da geração de títulos automáticos que são relevantes tanto para sua empresa quanto para o usuário.

Você tem total controle de seu orçamento, assim como em qualquer campanha bem calibrada do Google Ads. Nossa sugestão é que você experimente alguns anúncios de produtos e analise bem os resultados. É fundamental que você teste para chegar à uma conclusão a respeito da melhor forma de aumentar suas vendas.

Leia mais: Batalha de gigantes: Google Ads x Facebook Ads

Anúncios dinâmicos no Facebook

A lógica dos anúncios dinâmicos do Facebook é a mesma que a do Google, ou seja, economizar tempo e otimizar o orçamento, atingindo mais pessoas. As principais diferenças ficam por conta das particularidades das próprias plataformas, o Facebook é uma rede social e o Google trabalha com pesquisas.

Ou seja, o Facebook Ads irá trabalhar com uma sistemática puxada para quem já demonstrou algum tipo de interesse na sua empresa, produto ou serviço, e vai fazer isso através do pixel instalado no seu site ou no SDK do seu aplicativo.

Como funciona os anúncios dinâmicos no Facebook?

O passo número 1 a ser cumprido é criar um catálogo de produtos no Facebook. Não se esqueça que não torna necessário transferir seu inventário, basta somente aqueles que você almeja anunciar.

A primeira coisa a ser feita é criar um catálogo de produtos no Facebook. Lembre-se que você não precisa “transferir” todo o seu inventário, bastando apenas aqueles que quer anunciar. A dica é que você teste com alguns no começo, analise a eficiência e, caso seja o caso, aumente os produtos ou serviços que você vai ofertar. A partir dessa lista que você irá configurar os anúncios dinâmicos, e eles podem ser feitos em formatos:

  • Imagem única;
  • Coleção;
  • Anúncio de carrossel do Facebook.

Independentemente de qual ele seja, irá utilizar as informações que você disponibilizar de cada um dos itens, encaixando no modelos de Ads que você criou para aquele catálogo. Há boas práticas recomendadas pelo Facebook para atingir melhores resultados com seus anúncios dinâmicos.

Dica: Não deixe de ler essa postagem do próprio Facebook

Anúncios dinâmicos no Facebook valem a pena?

Como funciona os anúncios dinâmicos no Google e no Facebook

Um dos lados mais interessantes do Facebook está na capacidade de aprofundar uma oferta a quem já demonstrou interesse no seu site. Este ponto vai facilitar o trabalho de fidelização, e também irá recuperar um lead que não executou uma ação esperada por você, seja isto uma conversão ou mesmo uma compra.

Através dos anúncios dinâmicos, as possibilidades aumentam, afinal, sua empresa vai poder trabalhar produtos ou serviços de forma individual. Essa personalização aumenta as suas chances de conversão, justificando assim o investimento na ferramenta.

Outro ponto interessante está em torno da possibilidade de configurar para um público amplo. Com esta personalização seus anúncios dinâmicos atingem pessoas que já demonstraram interesse por produtos ou serviços que são semelhante aos seus. Por exemplo, você pode fazer com quem já comprou algo da sua empresa.

Agora você mesmo sabe quais são as vantagens interessantes dessa modalidade de ads. Vale muito a pena testar e avaliar se os resultados serão relevantes para seu negócio. Além disso, só experimentando o que está disponível para você encontrar formatos e investimentos que são ideais para seu negócio.

Não deixe de ler: Como criar anuncio no Facebook

Continue nos acompanhando para receber mais dicas para sua empresa!

Até a próxima! :)

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

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