Como ganhar dinheiro com blog: tudo o que você precisa saber

4/6/2018

Como ganhar dinheiro com blog: tudo o que você precisa saber

Uma coisa deve estar muito clara na sua cabeça: ganhar dinheiro com blog demanda paciência (prioridade número 1), planejamento e dinamismo.

É possível viver de blog, tirar renda mensal e conquistar notoriedade na internet. Entretanto, muitas pessoas desacreditam, e não à toa, são muitas as informações falsas sobre este assunto, e o que se percebe é que as pessoas acabam achando que isso é bom demais para ser verdade.

Onde já se viu trabalhar com o que gosta, com horários flexíveis, ganhando bem e se reconhecido pelo trabalho, parece mentira mesmo, não é mesmo? Mas não é!

Tanto não é verdade que desenvolvemos este artigo para você ficar por dentro de tudo que precisa para ganhar dinheiro com blog.

Vamos lá!

Não deixe de ler: Marketing de conteúdo: como garantir que seu conteúdo seja visto e compartilhado

Ganhar dinheiro com blog não é lenda

Você já viu na introdução os motivos que levam a maioria das pessoas a não acreditarem que é possível ganhar dinheiro com blog. Mas não se preocupe, a primeira parte deste conteúdo, como você mesmo pode identificar, vamos desmistificar essas informações, afinal, é possível SIM ganhar dinheiro com blog.

Escolha suas fontes de informação

Atualmente, as pessoas passam muitas horas do dia conectadas, e são muitas as informações falsas, ou de péssima qualidade. Mas uma coisa que você ter em mente é que as pessoas buscam informações e conhecimentos a partir (também) de blogs. Impulsionar conteúdos de qualidade pode ser seu diferencial mais importante na internet. Nada de levar promessas sem retornos garantidos para frente, esta ação só irá prejudicar seu negócio.

Ganhe dinheiro com o que você gosta

O que mais as pessoas querem colocar em sua cabeça é que não é possível ganhar dinheiro com aquilo que você gosta, é aquela máxima: se é prazeroso ou divertido, não é rentável. Mas você pode superar esta afirmação errada, isso porque existe um mercado progressor e gigante para produção de conteúdo, e melhor: para todas categorias. Saiba qual lugar você quer atuar, cinema, esportes, video-games… Ou seja, temas que você pode explorar e se dar bem.

Como ganhar dinheiro com blog e ser notado

A primeira parte do conteúdo deve ter te animado bastante para seguir em frente e conseguir alcançar a famosa questão em torno de como ganhar dinheiro com blog. Mas chegou a hora da verdade, vamos desenvolver elementos que irão tornar tudo mais possível. São várias formas para começar a ganhar dinheiro com blog, você que deve escolher a melhor forma de fazer isso, e mesclar as alternativas que estarão disponíveis.

Leia também: Como começar um blog, sem segredos!

Divulgue sua marca

A divulgação de sua marca é a primeira opção para ganhar dinheiro com blog, é apenas através da divulgação de uma marca ou produto específico que você irá conseguir ser notado na internet. Esse fato é o que faz um cenário se enquadrar perfeitamente a qualquer blog corporativo. Esse conteúdo está inserido neste tipo de blog, por exemplo, fica a dica ;).

O blog corporativo possui a função de criar valor dentro do nicho de mercado que determinada empresa domina, ajuda a aumentar as vendas de forma direta e indireta, e também possui efeito a longo prazo.

Comercialização de produtos digitais

Esta opção também é muito utilizada, os produtos digitais também são conhecidos como infoprodutos. O blog também irá gerar valor para visitantes dentro de um tópico ou nicho de mercado específico, entretanto, não promove uma marca específica. Nesse caso, é possível vender tanto produtos próprios quanto usar programas de afiliados para divulgar itens de outras pessoas e marcas, é uma excelente opção para quem quer cair de cabeça nesta dinâmica.

Marketing pessoal

Existe uma forma eficiente e bem testada de conseguir ganhar dinheiro com blog, e esta opção é usá-lo como ferramenta de marketing pessoal, que pode resultar numa série de benefícios que levam a um aumento expressivo nas receitas. Os benefícios em torno deste uso são muitos, como ofertas de emprego, afinal, muitas empresas convidam profissionais a partir da observação dos trabalhos em um blog, além de convites para palestras e pedidos de consultoria.

Paciência

Estar inserido na dinâmica do marketing de conteúdo demanda muita paciência, isso porque o blog não irá crescer da noite para o dia, e depende da criação de uma audiência, assim como fidelizá-la. Seu conteúdo aparecer nas pesquisas do Google, leva-se tempo, e também leva-se tempo para suas redes sociais ganharem popularidade.

Apareça nas pesquisas do Google com a WebPeak

‘’SEO completo em um único lugar’’ é a frase que define a WebPeak perfeitamente! Diante de tudo o que conhecemos no marketing digital, a WebPeak possui diferenciais importantes, sobretudo no campo de SEO. Agrega um conjunto de ferramentas de SEO que são indispensáveis para seu negócio, todas elas em um único lugar, ou seja, aquele caminho tortuoso de procurar cada ferramenta para uma ação específica de SEO, mas em locais diferentes, é superada pela WebPeak. Na plataforma você poderá efetivar suas ações em torno de:   

  • Pesquisas de nicho de palavras-chave efetivas;
  • Auditorias e análises de sites;
  • Construção de link building (agora denominada como  link earning);
  • Métricas de mídia social;
  • Análises detalhadas de marketing.

Dinamismo

Ser dinâmico no mundo digital é extremamente importante, e também se transfere aos blogs, que necessitam ser ativos para não perder relevância aos olhos do público. Este fato é extremamente importante, frequência e atividade.

Como ganhar dinheiro com blog: o passo a passo para você iniciar

Existem diferenças importantes entre ter um blog e ter um blog rentável. São muitas tarefas, pequenas ou grandes, que tornam a facilidade em perder prazos, muito maior que de costume, para quem está acostumado com blogs, produção de conteúdo e redes sociais sabe muito bem o que queremos dizer. Veja nossas dicas finais e decisivas para você criar um blog de sucesso!

Blog profissional

Se você quer ganhar dinheiro com blog, ele deve ter um caráter profissional. Esteja preparado mentalmente para delimitar todos os passos que vão ser fundamentais para seu negócio. Saiba que atualmente o blog é uma das melhores ferramentas de marketing e vendas, entretanto, envolve trabalho e paciência.

A espera de soluções rápidas ou a produção de conteúdos de baixa qualidade podem não ser suficientes e custar caro. O que queremos dizer é: não crie um blog só por criar, encare os passos com a maior seriedade, seu negócio depende de você.

Qual o tema do seu blog?

Este é o principal passo depois de se planejar mentalmente como destacamos no ponto acima. Busque por assunto que você domina ou tenha interesse em pesquisar profundamente, um bom tema também é aquele que muitas pessoas se interessam.

Não deixe de ler: Porque sua empresa deve investir em um blog já!

Crie seu blog

Definitivamente criar um blog envolve muito trabalho, criar o blog antes de ter tudo planejado pode ser uma armadilha. Se planeje para chegar nesse momento. Afinal, é nesse momento que você precisa escolher o layout, a plataforma, contratar domínio e hospedagem e tomar uma série de decisões técnicas e operacionais. Realizar essas ações sem ideia do que o blog vai ser pode levar a decisões erradas.

Produção de conteúdos que funcionam

Após ter se planejado bem, é chegada a hora crucial para o pontapé inicial no seu blog: produção de conteúdo. Um blog só irá fazer sucesso se existir a consciência do que funciona bem com o público, e quem será impactado. Isso irá ser aplicado tanto em termos de formato (artigo escrito, vídeo, slides, etc.), quanto de tamanho, frequência e assuntos abordados.Testar o que funciona melhor é a forma ideal para saber o que está fazendo. Observe quais conteúdos apresentam melhor engajamento e continue a oferecer o que seus leitores desejam.

Crie um relacionamento com sua audiência

Criar um relacionamento com a sua audiência é o segredo definitivo de como ganhar dinheiro com blog. Qualquer blog de sucesso possui esse ponto como central. Tanto pelo conteúdo de qualidade, que ajuda as pessoas, quanto por interagir com elas de forma amigável nas redes sociais e por e-mail. As pessoas valorizam marcas abertas ao diálogo, não deixe de tratar seus leitores como amigos.

Os blogs podem sim ser rentáveis. Temos experiências de blogs que chegaram a gerar quase R$ 500.000 reais, e aumentaram consideravelmente a receita. São exemplos que mostram, de inúmeras formas, que um blog pode sim ser rentável.  

Boa sorte e até a próxima!

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak