Como gerar leads qualificados com marketing de conteúdo

27/9/2018

Como gerar leads qualificados com marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo trata-se do processo de criar, publicar e promover conteúdos personalizados para seu cliente, e a partir disso engajar seu público-alvo e aumentar sua rede de clientes, assim como potenciais clientes, por meio da criação de material de conhecimento que seja relevante. Desdobrando na geração de valor para os consumidores criarem percepção positiva e converter em mais negócios.

O Marketing de conteúdo é muito mais do que publicação de posts, para edificar soluções é preciso planejamento de conteúdos para geração de leads e conversão de clientes. Entre os objetivos da produção de conteúdo está inserido a geração de leads, e para chegar nessa finalidade você precisa saber quais conteúdos desenvolver e como.

Neste artigo vamos apresentar tipos de conteúdos para você compreender como gerar leads com marketing de conteúdo.

Vamos lá!

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Marketing de conteúdo: Tipos de conteúdos para você gerar leads qualificados

1. Ebooks

Os ebooks são muito conhecidos e populares quando o assunto é como gerar leads. O formato livro digital é muito positivo para a maioria dos leitores, afinal, a maioria já está acostumado a acompanhar blogs cotidianamente.

Os conteúdos normalmente são mais aprofundados e oferecem valor para garantir que os interessados sintam-se motivados a fornecer informações pessoais (nome, email, celular…) em troca de algum material.

Algo importante a ser lembrado é que a produção de um ebook leva mais tempo e envolve um trabalho considerado maior de edição gráfica que um post qualquer de blog, por exemplo. Porém, os resultados valem a pena, sendo um excelente instrumento para gerar leads.

2. Relatórios

Os relatórios com pesquisas e dados estatísticos, que possuem relevância para a persona, são muito bem-vindos, representam o tipo de informação pela qual as pessoas estão com disposição a ceder seus dados. Ou seja, sentem confiança em trocar informações pessoais por retornos estatísticos acerca dos negócios.

Fato é que quanto maior o valor de uma oferta, mais informações o visitante estará disposto a oferecer. Os relatórios precisos e atualizados acerca de temas são importantes para o leitor, pois contém dados que ele não conseguiria de outro modo.

Diante disso, sempre quando possível, que tal investir na criação de relatórios e pesquisas de mercado? Certamente esta ação irá trazer resultados importantes em torno de leads qualificados.

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A WebPeak te permite mensurar resultados a partir da análise de relatórios completos! E se você possui uma agência de marketing, e afins, você pode apresentar dados consistentes aos seus clientes. Trata-se de uma plataforma que coloca seu site no topo dos resultados de busca, conseguindo elevar o posicionamento das páginas através do SEO, e fazendo comparações no mercado digital em tempo recorde para garantir a mobilidade e primeiros lugares no Google.

A plataforma oferece mais de 15 ferramentas de SEO para um marketing digital bem sucedido, possibilitando a visualização completa do funcionamento do site, e dando a oportunidade ao empreendedor de sucesso para vender mais, investindo bem menos.

Se tratando do marketing de conteúdo, por que não escolher as palavras-chave certas para suas postagens com o auxílio de nossa ferramenta de palavra-chave? Além disso, faça análises completas de seu negócio com nossos relatórios e utilize nossas ferramentas de Análise de Mídias Sociais!

Leia também: WebPeak: conjunto das melhores ferramentas de SEO

3. Webinars

Como gerar leads qualificados com marketing de conteúdo

Webinars, ou seminários que são realizados inteiramente online, representam um tipo de conteúdo interativo que já está dado: atrai grande interesse dos participantes.

Os materiais em vídeo são muito requisitados devido sua interatividade, afinal, podem incluir conversas em tempo real dos palestrantes que possuem audiência por meio de redes sociais e demais ferramentas.

A presença em webinars é garantida através de um cadastro, assim como seria feito no caso de um evento presencial, os interessados neste formato de conteúdo precisam fornecer dados de contato. Dessa forma, elas recebem link para o evento no dia e hora marcados. Após isso podem seguir sendo nutridos com outros conteúdos.

4. Estudos de caso

Os estudos de caso são excelentes para aqueles visitantes que desejam saber mais sobre como um produto ou serviço funcionou para outros em uma situação parecida com a deles. Pense o seguinte: para quem busca por uma solução, os estudos de caso são muito importantes para manter a pessoa no caminho certo.

Esse tipo de material normalmente conta como uma pessoa ou empresa solucionou determinado problema com o auxílio de um produto, serviço ou metodologia de trabalho.

Os estudos de caso podem incluir histórias de sucesso de marcas conhecidas, que é algo que atrai a atenção de iniciantes que estão em busca de informações acerca do seu mercado, como os grandes players do mercado deram seus primeiros passos.

Não se esqueça (JAMAIS) de direcionar o conteúdos desses estudos para seu nicho de atuação, e dessa forma, nessa etapa vale relembrar que o objetivo final não deve ser tentar vender diariamente, mas sim abrir as portas para uma compra futura.

Leia mais: Como se tornar um especialista em marketing de conteúdo

5. Cursos online

A crescente necessidade por conhecimento na web faz com que muitas pessoas fiquem à procura de cursos online que ajudem nos mais variados objetivos. Como o objetivo central é gerar leads, uma excelente opção é criar cursos gratuitos acerca de temas que a sua persona gostaria de aprender e se desenvolver.

Nesse sentido, será muito mais fácil conseguir informações que você precisa, isso porque o valor da oferta é bem alto quando comparado à maioria dos materiais que as pessoas estão em busca, de acordo com seu nicho.

6. Concursos

Uma coisa que você deve ter em mente é que: quem não gosta de participar em concursos?

Eles são incríveis para gerar engajamento e conhecer melhor sua persona, e podemos dizer que são simples de executar.  

Que tal você promover um concurso em seu site, blog ou qualquer rede social em que sua marca está presente? É uma excelente ação para gerar leads.

Não se esqueça que o objetivo é gerar leads, e para isso é necessário cadastros. Dessa forma, garanta que os prêmios sejam interessantes o suficiente para motivar o público a participar. Após esse processo, certifique-se de tornar a experiência dos participantes boa, sobretudo pensando em fazê-los ficar com mais vontade de saber da sua marca e do que você oferece.

7. Checklists

Como gerar leads qualificados com marketing de conteúdo

Checklists são conhecidos pela praticidade, e podem ser disponibilizados em diversos formatos, desde posts de blog até infográficos e apresentações de slides. Servem como uma espécie de ferramenta, porém, envolvem menos trabalho da sua parte.

Os checklists tem como ideia ajudar a persona na execução de alguma tarefa importante, e que tenha a ver com o tema trabalhado no conteúdo. Dessa forma, um checklist colabora a não pular nenhuma etapa dessa atividade.

Como gerar leads qualificados a partir disso? Criar um arquivo que a pessoa possa baixar, esta ação já é suficiente. O leitor não precisará acessar o post toda vez que desejar ter acesso a lista.

Leia mais: O que são Leads e por que sua empresa precisa tanto deles

9. Entrevistas

Pode parecer que não, mas as entrevistas são especiais quando realizadas com referências na área ou mesmo com pessoas que atingiram um status importante de celebridade no seu segmento do mercado, são ações atrativas de leads.

Normalmente, o público gosta desse tipo de material, dois motivos se destacam, sendo o primeiro o conteúdo, que permite a absorção de uma noção melhor sobre a forma do entrevistado e por que você conseguiu aquela entrevista. O segundo é que gera curiosidade sobre quem é você e por que você conseguiu aquela entrevista.

Caso você tenha contato com líderes de pensamento, admirados pela sua persona, suas chances de gerar leads serão altas.

10. Audiobooks

Para além dos ebooks, existe outra forma de chamar atenção dos leitores do seu blog, sendo especial para os momentos em que o público quer consumir conteúdo sem ler: audiobooks.

Inúmeras pessoas gostam de ouvir podcasts a caminho do trabalho ou durante o expediente, sobretudo enquanto realizam outras tarefas. Em outros casos, fazem isso quando estão com preguiça de ler mesmo. A grande questão é que os audiobooks são excelente para reaproveitar o conteúdo e colocá-lo em um formato diferente.

Não deixe de ler: Dicas de como fazer um planejamento de conteúdo para gerar leads

11. Kits

Chega para todos: o momento em que sua estratégia possuirá diversos conteúdos, como os que citamos acima, pois irão dar oportunidade de gerar ainda mais leads sem produzir algo novo.

Uma dica é criar kits com materiais que você já possui, realizando um ótimo ‘’compilado’’. Um exemplo, vamos supor que você tenha desenvolvido inúmeros ebooks, ou oferecido checklists, por que não criar os kits a partir disso?

O modo de montar esses kits ficam a seu critério, sem muito esforço você terá uma nova oferta, sendo ainda mais especial para sua persona.

Os kits são incríveis para convencer aquele visitante que quase baixou um dos materiais em algum momento anterior, e agora enxergam a oportunidade como um atrativo melhor.

O ideal é que você utilize todos esses formatos para gerar leads. Assim você irá garantir que os leitores tenham variedade e possam encontrar tipos de conteúdos que mais se identificam.

Especial para você: Marketing de Conteúdo: Saiba porque ele é fundamental para seu planejamento de marketing

Até a próxima! :)

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio

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