5 minutos

Você Sabe Como Loja Virtual Funciona? Vem ver!

Você Sabe Como Loja Virtual Funciona? Nós te explicamos os detalhes! Acompanhe as novidades do blog e não deixe de compartilhar as dicas com os amigos :)
Você Sabe Como Loja Virtual Funciona? Vem ver!
Escrito por
Julia Guimarães Morales
Publicação
28/2/2024

As lojas virtuais estão fazendo o maior sucesso e não é de hoje. As lojas virtuais trazem aos clientes maior comodidade, facilidade e praticidade na hora da compra, por esses motivos as lojas virtuais tem ganhado bastante destaque, se consolidando no mercado e movimentando bilhões de reais em todo mundo.

O sonho de se ter uma loja virtual é de muitos empreendedores e não empreendedores, mas para que esse sonho não caia por água abaixo é necessário conhecimento e cuidado nas ações a ser realizadas para a construção da mesma.

Se você ainda não é lojista ou quer testar uma plataforma, crie sua Loja Integrada clicando aqui.

A medida que as lojas estão fazendo sucesso, a concorrência aumenta em todos os nichos do mercado ficam mais acirradas, por isso, para montar uma loja que dê um lucro considerável e obter sucesso é necessário saber como uma loja virtual funciona. Confira esse post e esclareça todas as suas dúvidas.

Como uma loja virtual funciona?

Uma loja virtual, para o cliente funciona apenas como um site onde você escolhe o produto, direciona ao carrinho e realiza a compra, tudo isso através de uma plataforma, sem necessitar sair de casa.

Já para o empreendedor a loja virtual funciona na prática, como uma loja fisica mas fechada, já que você terá que ter um estoque, pessoas trabalhando e realizar entregas seja por correio ou através de uma transportadora ou motoboy.

Para isso funcionar a sua loja precisa estar seguindo algumas dicas para obter sucesso. Algumas coisas fundamentais para o funcionamento de uma loja virtual são:

Plataforma

A plataforma será a estrutura da sua loja virtual, por isso é muito pessoal a escolha da plataforma ideal para o seu negócio. Você deve buscar uma plataforma que supra as necessidades do cliente e do empreendedor.

Analisando os dados ao pesquisar sobre o mercado e o consumidor você pode encontrar a plataforma ideal, além de escolher uma que permita customização de layout e que permita integração com outros softwares se for o caso.

A plataforma deve ser o mais completa possível para a sua loja, dessa forma a sua loja consegue fazer com que o usuário tenha uma boa experiência durante o uso.

Veja também: Plataformas de E-Commerce - Preparamos esta seleção

Meios de pagamentos

Para sua loja virtual funcionar é fundamental que ela venda, seja o objetivo proposto por mês, ou semanal, sua loja precisa vender para continuar ativa.

Para sua loja vender, você precisa fazer com que os seus clientes comprem, uma das formas que estimulam os clientes a comprar é o meio de pagamento oferecido pela sua loja.

Oferecer meios de pagamentos diversos faz com que a sua loja seja diferenciada de outras que não oferecem.

Existem algumas maneiras de receber o pagamento, são eles:

  • Intermediadores de pagamentos: esses funcionam de duas formas para verificar a gestão de risco, a primeira forma é verificando se há fraude ou não nos pagamentos e se houver prejuízo eles serão os culpados e arcarão com o mesmo, há outra forma que pode ser realizada a verificação parcial, sendo do lojista a metade da responsabilidade em caso de fraude. Os intermediadores cobram uma taxa fixa por transação mais um valor sobre a venda. Eles aceitam as formas de pagamentos: cartões de débito e crédito, boleto, transferência bancária e a carteira virtual.
  • Gateway de pagamento: a ferramenta é responsável por fazer a conexão entre a loja e os bancos ou operadoras de cartão. Essa conexão é feita automática e independentemente. Alguns recursos avançados são disponíveis, como compra com um clique e o pagamento com dois cartões de créditos. Para usá-lo é necessário pagá-lo uma taxa fixa por período.
  • Integração direta com o adquirente: essa operação é realizada pelo lojista diretamente com o banco ou operadora de cartão. A responsabilidade por fraude geralmente é por conta do lojista, que esse mesmo deve ter um software para evitar fraudes. É cobrada uma taxa fixa por transação a combinar com o adquirente.

Divulgue sua loja virtual

Após sua loja virtual estar em pleno funcionamento e pronta para os clientes visitarem e comprarem você terá que divulgar muito o sua loja virtual. Não adianta ter uma loja perfeita mas não realizar vendas. Por isso é importante conhecer bem os seus clientes, o seu produto ou serviço e assim elaborar a melhor estratégias para divulgação.

A elaboração de uma estratégia é fundamental para atingir pessoas realmente interessadas no seu produto ou serviço.

Para isso você pode contar com a ajuda de agências digitais.

O consumidor

O consumidor deve ser um dos pontos chaves principais para o seu negócio, por isso se preocupar em bem atendê-los, oferecer descontos e ofertas seja uma vez ao mês ou na segunda compra pode ser estratégias legais para fidelizar os clientes.

Um dos maiores erros de empreendedores digitais é a falta de entretenimento e comunicação com seu cliente, por isso cativar clientes e oferecer um serviço melhor do o concorrente é fundamental para sua loja vender mais.

O empreendedor após se preocupar em vender e sanar dúvidas, irá precisar se preocupar com a pós venda, que é o contato após a venda para saber como foi a experiência do seu cliente, mandar promoções ou novos produtos e muito mais.

Ter uma atendimento personalizado e uma boa comunicação é fundamental para que a sua loja se destaque das demais.

Agora que você já sabe como funciona uma loja virtual porque não começar a planejar a sua? Aposte em criar a sua loja virtual, ofereça facilidade e segurança a seus clientes, lucrando muito mais.

Gostou? Deixe um comentário dizendo o que achou dessa postagem e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todas as nossas novidades! =)

Fique no controle!
Reduza seus custos com diversas ferramentas de marketing e centralize o gerenciamento com a Webpeak.

Somos a Melhor Tecnologia de Marketing do Mercado!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Eleve Resultados na Internet com a WebPeak

ico SEO webpeak

4.9 é nossa avaliação média no Google e Facebook

"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."

case de sucesso embracon

Helder Santos

Marketing Manager