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Como medir a popularidade do site com Alexa Rank

Giulia Oliveira

Analista de SEO, especialista em performance para ecommerce e soluções Google.

Se você possui um website, sabe que ter uma boa classificação nos motores de busca é essencial. Se você não puder ser encontrado em um mecanismo de pesquisa para palavras-chave estratégicas, não será muito fácil para clientes em potencial encontrarem você.

Para tomar as melhores decisões em uma organização, é crucial que você tenha acesso a informações não somente sobre seu site como um todo, mas também sobre os concorrentes, para que você possa saber com assertividade o que você precisa melhorar para superá-los. 

No conteúdo de hoje, mostraremos a você como verificar dados sensíveis do Alexa Rank e quais são as vantagens de utilizar essa poderosa ferramenta em seu dia-a-dia.

Antes de tudo: o que é Alexa Rank?

O Alexa Rank, de forma breve, avalia a popularidade de um site e define assim seu posicionamento em um ranking global.

"Mas como assim, avalia a popularidade?"

A equipe Alexa explica que sua metodologia de classificação "utiliza o tráfego estimado de um site e o envolvimento de seus visitantes nos últimos três meses". Mesmo que isso seja um pouco vago, é possível ter uma noção sobre o que influencia tal classificação. Por fornecer informações sobre tráfego e envolvimento, a análise no Alexa Rank é fundamental para que você compreenda melhor seu site e tenha uma noção sobre o que fazer para melhorar sua popularidade.

A classificação Alexa é uma pista para estimar o número de visitantes de um site para fins de SEO, por exemplo. Em comparação com análises de ferramentas mais precisas, como o Google Analytics, por exemplo , a classificação Alexa é muito menos precisa. Porém, a classificação Alexa ainda pode fornecer aspectos de análise adicionais para benchmarking ou comparações de sites.

Como verificar seu Alexa Rank

Quer saber como verificar sua posição no Alexa Rank? É muito fácil!  Acesse a  ferramenta Alexa Rank Analysis, insira a url de seu site e em seguida, clique em Run Analysis:

Como medir a popularidade do site com Alexa Rank

Nessa análise gratuita, você já terá acesso a informações importantíssimas  para entender melhor sobre seu público, desempenho online e também concorrentes através de uma análise competitiva, mix de marketing e tráfego.

Em visão geral, você poderá conferir informações como:

  • Principais Concorrentes;
  • Oportunidades de Palavras-Chave;
  • Métricas de Comparação;
  • Sites Semelhantes;
  • Principais Tópicos do Setor por Engajamento Social;
  • Palavras-Chave por Tráfego;
  • Tendência de 90 dias do Alexa Rank;
  • Oportunidades de Palavras-Chave;
  • Palavras-Chave Fáceis de Classificar;
  • Palavras-Chave mais Utilizadas pelo Público;
  • Oportunidades de Otimização;
  • Fontes de Tráfego;
  • Sites de Referência;
  • Sobreposição de Público;
  • Geografia do Público;

 Além da visualização em dashboard acessando o próprio site Alexa, caso você seja um usuário do Chrome, também pode adicionar a extensão do navegador Alexa Traffic Rank ao seu navegador para obter informações competitivas gratuitas sobre milhões de sites enquanto você navega na web.

Como sei que estou bem posicionado?

Alexa classifica os sites do primeiro ao infinito. Em 2020, havia cerca de 1,5 bilhão de sites  que podem ser classificados pelo algoritmo Alexa.

Há um bom tempo, o Google lidera o Alexa Rank, visto que é o buscador mais utilizado no mundo. Nessa lista, você conseguirá verificar quais são os 50 principais sites da Internet, caso você esteja interessado em superá-los. Caso você queira ver quais são os 500 principais sites, é necessário iniciar um trial na ferramenta.

Embora não haja um intervalo exato para o que define uma boa classificação Alexa, geralmente, quanto menor o número, melhor. Ao avaliarmos o ranking Alexa, é possível entender que qualquer site com pontuação abaixo de 30.000 é considerado muito influente.

Ao analisar todos os relatórios dessa poderosa ferramenta, é claro que você ficará muito motivado em melhorar seu Alexa Rank, entretanto, você não precisa ficar quebrando a cabeça quanto a isso. Sua classificação irá melhorar se você dispor em seu site das melhores práticas de SEO. 

Como melhorar seu Alexa Rank

Nessa altura, você já sabe como verificar para quê serve o Alexa Rank e como verificar sua popularidade em comparação a sites do mundo inteiro. 

É comum que seu site apresente alta pontuação nesse primeiro momento, mas não se desespere, abaixo, vamos te dar algumas dicas sobre o que fazer para melhorar seu Alexa Rank.

Tenha conteúdo de qualidade

O conteúdo é um dos principais fatores para uma boa classificação no Alexa, visto que volume de visitantes e tempo de permanência dos mesmos é um dos pontos mais significativos. Quando um conteúdo relevante é publicado, os usuários ficam mais dispostos a querer acompanhar e cada visualização envia bons sinais para os algoritmos de pesquisa. 

Para um conteúdo de qualidade, existe todo um processo, como por exemplo, uma boa pesquisa de palavras-chave, aplicação de técnicas de SEO, etc...

Leia também: Saiba como você pode melhorar o ranqueamento de conteúdos com técnicas de SEO

Crie estratégias de Backlinks

Backlinks nada mais são que links externos que apontam para o seu site, onde possuem alta participação no ranqueamento de palavras-chave nos resultados de pesquisa e melhora em métricas importantes ao domínio.

A regra é clara: quanto mais links de qualidade apontando para o seu site, maiores serão as chances de você ocupar as melhores posições nos resultados de pesquisa. 

Um dos pontos importantes é fazer sempre com que o texto de seu backlink seja uma palavra-chave estratégica ao seu negócio. Sabe aquilo de o texto do link ser saiba mais, acesse nosso site ou confira? Então, ele não irá beneficiar tanto o posicionamento de seus termos.

Vale lembrar que todo backlink deve ser contextual, ou seja, o site no qual está te referenciando também precisa coincidir com seu conteúdo.

3) Obtenha uma classificação Alexa certificada

Se você deseja realmente melhorar seu Alexa Ranking, então você pode adquirir uma assinatura Certified Alexa Rank por $ 19,99 por mês. Essa associação ajuda Alexa a medir diretamente o tráfego do seu site (incluindo páginas AMP). Você começa instalando o código Alexa em seu site e, em seguida, permitindo que o software Alexa escaneie todo o site. Isso dá sua atenção direta e dados precisos que são certificados pela Alexa.

Para obter a certificação, você precisa:

  1. Inscreva-se para obter uma assinatura Basic, Insight ou Advanced
  2. Adicione seu site à assinatura durante o processo de integração.
  3. Vá para as configurações do seu site.
  4. Clique no link "Status da certificação".
  5. Siga as instruções para adicionar um código de certificação Alexa a todas as páginas do seu site.
  6. Pressione o botão “Scan My Site” para verificar se o código está instalado corretamente.

Opcional: você pode escolher exibir suas métricas certificadas publicamente usando o link "Configurar exibição de métricas" na página Configurações do site.

Se o código de certificação for instalado corretamente, os dados começarão a fluir em 3 horas. Além disso, será verificado se o código está instalado corretamente em pelo menos 60% das páginas do seu site, caso positivo, ele será certificado com sucesso.

Como podemos ver, o Alexa Rank é uma ótima opção para você realizar análises completas sobre a performance de seu site e também dos concorrentes. 

Porém, por ser uma ferramenta estrangeira e seu pagamento ser em dólar (onde convenhamos, o valor não é tão favorável aqui no Brasil), pode ser que não seja uma opção tão viável à você, visto que existem outros setores de uma organização que dependem muito mais do investimento.

Você sabia que a WebPeak também possui integração com o Alexa Rank? 

Como medir a popularidade do site com Alexa Rank

Além do pagamento da ferramenta de SEO WebPeak ser em real brasileiro, ela dispõe também de uma série de recursos que farão você melhorar sua popularidade no Alexa Rank e também, nos resultados de pesquisa dos buscadores. 

A Ferramenta de SEO WebPeak possui em sua estrutura os principais recursos para que você acompanhe a evolução de seu website nos resultados de pesquisa. 

Com ela, você poderá conferir a saúde interna e externa de seu site, questões relacionadas aos seus concorrentes e também acompanhar o engajamento social de suas páginas no Facebook, Google Plus, Pinterest...

Graças aos nossos recursos, você saberá qual é a melhor palavra-chave a ser utilizada, quais são os pontos em que você precisa corrigir e o melhor, a ferramenta mostra quais são as páginas com pendências em SEO e como você pode corrigir. 

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Até a próxima! :D

 




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