Dicas exclusivas de como montar loja virtual de sucesso

25/1/2018

Dicas exclusivas de como montar loja virtual de sucesso

Cada vez mais pessoas tem migrado para o empreendedorismo digital, seja por questões econômicas ou praticidade, elas estão conseguindo realizar o sonho de serem donas do seu próprio negócio. Não é para menos, o mercado digital disponibiliza diversas possibilidades para garantir o sucesso do seu negócio, mas por outro lado, a concorrência tem se tornado maior, principalmente com o aperfeiçoamento das páginas de grandes empresas.

Mas não se desespere! É possível sim ter um negócio de sucesso na internet, isso demanda muita dedicação e atenção até mesmo nos pequenos detalhes, contudo, com uma boa dose de força de vontade e algumas das nossas dicas você conseguirá ter um negócio rentável e estabilizado em pouco tempo.

Ter uma loja online muitas vezes torna-se uma opção bem mais prática e econômica, uma vez que não será necessário pagar pela locação de um comercio. Enfim, mas como montar uma loja virtual de sucesso?

Calma! É para isso que estamos aqui. Daremos algumas dicas para montar uma loja virtual de sucesso e conseguir realizar o seu sonho de ser seu próprio chefe. Caso já possua uma loja virtual, mas não está conseguindo alcançar suas metas, siga algumas dicas também, e veja quais são os pontos que precisam ser melhorados.

Leia também: Estratégias de Marketing para seu E-commerce

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6 dicas para montar uma loja virtual de sucesso

Pegue papel e caneta, ou facilite com Ctrl C + Ctrl V, mas anote essas dicas para aplicar no seu negócio.

1 – Busque conhecimento prévio sobre o mundo digital

Conhecimento é poder. Antes de começar a navegar em mares desconhecidos, é muito importante buscar informações sobre o assunto, acredite, você entrará em um campo onde diversas pessoas tem se atualizado constantemente, o Google está aí para comprovar a teoria.

É possível encontrar de tudo na internet, porém é necessário tomar muito cuidado, e identificar sites que possuem conteúdos de qualidade, e que entendem do assunto para coletar informações.

Por isso, se este é o seu primeiro contato com o nosso blog, vai poder nos conhecer melhor lendo também o post: Entenda a ação visionária da WebPeak que vai te ajudar a vender mais

Seguindo essa linha, também é possível realizar cursos online para entrar de cabeça no empreendedorismo digital, e participar de webinars ou workshops online, a melhor parte disto é que a maioria dessas palestras são gratuitas.

Ao arriscarmos em um novo negócio é preciso conhecê-lo antes de partir para o passo seguinte, que é ...

2 - Contratar um expert do comércio eletrônico para ajudar

Outro ponto importante a ser destacado, ninguém faz nada sozinho. Lojas físicas quando abrem uma segunda porta contratam um gerente, qual é a diferença para uma loja virtual? Nenhuma.

Na verdade, é uma questão muito simples, alguém precisa gerenciar a loja virtual, a única diferença é que os conhecimentos são bastante diferentes de uma loja física.

Caso o próprio empreendedor tiver a intenção de ser o gerente da loja, ele vai ter que levar em consideração de ter a disposição para se dedicar 90% do tempo ao negócio. Não é fácil administrar tudo sozinho, por mais que a gestão de uma loja virtual seja mais simples e tome menos tempo, ela também precisa de atenção, cálculos, mensuração, estratégias e etc.

Agora, se acha que este serviço vai demandar todas as suas aplicações financeiras, está esganado, outro ponto positivo é que o investimento para uma loja virtual é bem mais em conta que uma loja física.

Nós da WebPeak, podemos te ajudar nessa questão, nos conheça! 
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3 – Faça um plano de negócios

Negócio nenhum vai para frente sem uma estratégia, planos são importantes para definir o futuro da sua loja virtual. Seu plano de negócios deve constar as seguintes informações.

Concorrentes

  • Quais são os concorrentes (diretos e indiretos)?
  • Onde eles estão?
  • Quais são os diferenciais deles?

Preço

  • Qual é o preço praticado pelos concorrentes?
  • Iremos praticar os mesmos preços (ou menores)?
  • Se o preço for maior, porque o cliente comprará em nossa loja?
  • Quais são os diferenciais que oferecemos?

Categorias

  • Quais as categorias principais?
  • Quantos produtos iremos disponibilizar em cada uma delas?
  • Temos concorrentes diferentes por categorias?

Margem de lucro e custos

  • Qual é a margem bruta que temos?
  • Será que ela será suficiente para pagar os novos custos?
  • Onde podemos ter sinergia com o mundo físico para minimizar custos?

Capital investido

  • O capital da loja permite passar certo período operando negativamente?
  • Quando será o ponto de equilíbrio e o retorno do investimento?

4 – Crie conteúdos de qualidade

Uma das maiores forças do marketing digital é a produção de conteúdo, se você vai entrar para o empreendimento online, também terá de aprender a lidar com as outras áreas no mesmo segmento.

No mundo digital, o empreendedor é a sua própria loja virtual. A página do produto, descrição, atributos, fotos, vídeos, avaliações, comentários, blogs e muito mais. Ou seja, tudo o que for necessário para gerar conteúdo no site irá auxiliar o cliente em seu processo de decisão de compra.

Por conta disso, é preciso investir tempo e dinheiro para ter conteúdos de qualidade, lojas virtuais dependem totalmente dessa ação. Não tenha medo, pois lhe trará um retorno significativo.

Não deixe de ler: Principais dúvidas de quem quer investir em Marketing Digital

5 – Faça uso dos serviços terceirizados

Toda loja precisa de meios para chegar aos fins, ou seja, se vende precisa entregar, e serviços como marketing, gestão, estoque, tudo isso conta. Logicamente que isso vai surgindo como consequência, aos poucos vai fazendo pesquisas e descobrindo o que realmente precisa e que não pode realizar por conta própria.

Conforme seu negócio for crescendo, suas necessidades crescerão também (!) e é bom estar preparado. Porém desde o início algumas dessas questões serão colocadas a prova, mas para ter sucesso invista e implemente a terceirização para não sobrecarregar.

Faça boas parcerias, tenha contatos, se envolva o máximo possível criando fortes alianças para elevar o seu negócio. Lembre-se, nomes são importantes! Se passar a trabalhar com uma marca já conhecida isso pode te trazer credibilidade.

6 - Escolha uma boa plataforma de e-commerce

A escolha da plataforma irá definir os resultados que você terá futuramente. Ela é responsável pelas vendas, por isso é preciso ter todas as ferramentas necessárias para converter um visitante em vendas.

Por isso tome cuidado na hora que for escolher a sua plataforma, pois isso terá uma grande influência com o passar do tempo.

Um post ideal para você: Selecionamos as melhores plataformas para E-commerce

Quer recomendação de uma agencia para sua loja virtual?

Nossa recomendação para o setup da sua loja virtual é a Your Commerce, você pode entrar em contato no site oficial da Agencias.

Conheça a tecnologia de ponta da WebPeak

A WebPeak vai te ajudar a aparecer no Google sem pagar por ele.

‘’SEO completo em um único lugar’’ é a frase que define a WebPeak perfeitamente!

Diante de tudo o que conhecemos no marketing digital, a WebPeak possui diferenciais importantes, sobretudo no campo de SEO.

Agrega um conjunto de ferramentas de SEO que são indispensáveis para seu negócio, todas elas em um único lugar, ou seja, aquele caminho tortuoso de procurar cada ferramenta para uma ação específica de SEO, mas em locais diferentes, é superada pela WebPeak. Na plataforma você poderá efetivar suas ações em torno de:   

  • Pesquisas de nicho de palavras-chave efetivas;
  • Auditorias e análises de sites;
  • Construção de link building (agora denominada como  link earning);
  • Métricas de mídia social;
  • Análises detalhadas de marketing.

Use a tecnologia a seu favor e certamente você terá muitas vantagens!

Essas são algumas dicas para montar uma loja virtual de sucesso. Para ter acesso a mais posts como este continue nos acompanhando, e não se esqueça de assinar a nossa Newsletter.

Até a próxima!

Autor

Marcos Custódio

Especialista em Tecnologia e Marketing Digital, entusiasta da arte de vender e apaixonado por meus cães.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/marcos@webpeak.com.br

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