SEO

Como o SEO pode diminuir CPC no Google Adwords

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Existe uma questão muito inquietante sobre o Google Adwords, e está em torno de como diminuir CPC (Custo por Clique) das palavras-chave.

Sabemos que são inúmeros pontos de análise para conseguir diminuir o CPC sem perder o posicionamento entre os links patrocinados no Google. Um desses é o IQ (índice de qualidade) dos anúncios.

O que é o IQ (índice de qualidade)?

O Índice de Qualidade (IQ) trata-se de um recurso que determina o quão relevante e apto, teoricamente, é aquele link patrocinado do Google AdWords para a pesquisa realizada.

A medição é realizada com base nas palavras-chave individuais, assim como o Grupo de Anúncios, recurso este que é utilizado para agrupar palavras-chave que possuem semelhanças, e determina o custo por clique (CPC).

É comum que as pessoas pensem que basta pagar mais do que os competidores para aparecer bem colocado nos Links Patrocinados do Google AdWords. Este é um mito que estamos revelando, o algoritmo do Google Ads privilegia os bons anunciantes e é possível ficar melhor posicionado até mesmo pagando menos que o concorrente.

Como o SEO pode diminuir CPC no Google AdWords

Pesquisa eficiente de Palavra-chave

Google Adwords, diminuir CPC

Há um acervo de técnicas para aumentar o IQ (índice de qualidade) dos anúncios. Se tratando de SEO, um dos mais eficientes sem dúvidas é ter a palavra-chave inserida no corpo do anúncio,isso porque aumenta o posicionamento de seu anúncio sem aumentar o CPC na sua conta Google AdWords.

Segmentação dos assuntos

A forma de estruturar a campanha pode influenciar significativamente no CPC do Google AdWords. Por isso, é super necessário que haja separação ao máximo da campanha em grupos de anúncios para então que se crie grupos que tenham o menor número de palavras-chave possível. É possível criar um anúncio bem relevante para cada lista de palavras-chave, tendo na medida do possível uma correspondência clara ao termo utilizado.

Uma das questões mais fundamentais nas estratégias de marketing digital está em promover o máximo de personalização com o potencial consumidor. Dessa forma:

  • Crie um calendário de conteúdos a partir de uma representação do cliente, e para isso você pode traçar o perfil de seus clientes a partir das personas;
  • Escolha palavras-chave que são relevantes para o seu público;
  • Otimize seu site levando em consideração sobretudo, neste quesito, a disponibilidade mobile, afinal, são ações para que o lead sinta uma conexão pessoal com o que está sendo ofertado, garantindo a melhor experiência de quem vai confiar em seu negócio.

Exclua termos de pesquisa negativos

As pessoas que utilizam o Google, acionam alguns termos de pesquisa que podem levar para o anúncio de uma empresa sem que eles sejam necessariamente correspondentes às palavras-chaves que a campanha deseja impulsionar.

Como exemplo verídico, existe uma marca de roupa conhecida que carrega o nome de um quitute bastante comum no Brasil, a empresa teve dificuldades no início de sua fundação para ranquear no Google.

Ou seja, é necessário separar bem os termos. Nesse e em todos os casos. Se isso não ocorre, alguns cliques no anúncio serão produto de um engano da estratégia e do usuário.

Com a ajuda de uma Ferramenta de Palavra-Chave eficiente, ao cadastrar o anúncio no Adwords, já é possível informar quais seriam os termos indesejados no campo de palavras negativas.

Não deixe de ler: Devemos produzir conteúdo para pessoas ou motores de busca

Deixe isoladas as palavras-chave de alta performance

Na página inicial, dashboard, dos anúncios do Google Adwords, é possível avaliar quais palavras-chave definidas para um anúncio estão trazendo os melhores resultados.

Nesse sentido, considere quais são as melhores, pois assim é possível criar um novo anúncio, e neste momento otimizado pelo uso exclusivo das melhores palavras-chave do anúncio anterior.

O grande objetivo do SEO não está em atrair mais visitantes, e sim aqueles que são ideais para o produto ou serviço da empresa. Quando somado aos investimentos em Google Ads, ambas concluem-se em um complemento fantástico. Podemos dizer que o SEO hoje possui uma importância mais destacada do que nunca. Melhorar o posicionamento do seu negócio de forma orgânica faz toda a diferença.

Importância do SEO para quem quer ter um negócio de sucesso

SEO, ou Search Engine Optimization, ou Otimização para buscadores, trata-se de um recurso que visa aumentar a visibilidade do seu site nos buscadores. Para obter essa visibilidade, você deve entender três premissas:

  • Quais tipos de conteúdo as pessoas querem ou precisam;
  • Como funcionam os mecanismos de pesquisa;
  • Como promover e otimizar corretamente seu site;


Os buscadores são complexas ferramentas da internet que oferecem inúmeros serviços online, tais como: buscar informações, armazená-las e apresentá-las aos usuários;comunicação entre pessoas; entretenimento; propaganda e muito mais.

Google Adwords, diminuir CPC

Entretanto, de modo simultâneo, é necessário que você busque práticas otimizadas. Com seus competidores querendo posições nos buscadores, seu blog deve estar preparado para consolidar um ótimo efeito. Existem ações fundamentais para que você aplique SEO de maneira assertiva.

Saiba mais sobre SEO: Um simples SEO tutorial de 7 passos para iniciantes

Podemos dizer que os buscadores, como o Google, estão entre as principais formas de divulgar lojas virtuais, e negócios na internet, e mais que isso, arrisco dizer que funcionam como índices da Internet.

Nos buscadores estão cadastrados os endereços de milhões de sites, e podemos até utilizar uma analogia de que agem como páginas amarelas, que é algo muito antigo, mas provavelmente você se lembra, que era o local onde ficavam armazenadas diversas informações, como endereços e telefones de estabelecimentos comerciais e afins.

Seguindo à analogia, diferente da lista telefônica, aquele blocão grosso de páginas amarelas, os buscadores (sites de busca) não estão em ordem fixa e determinada. Neles, basta digitar uma palavra relacionada com a informação ou produto que estamos procurando que é mostrado uma relação de sites que contém aquela palavra.

Como a Webpeak vai te ajudar a diminuir CPC no Google AdWords

São inúmeras as funcionalidades oferecidas pela WebPeak, ela agregou as melhores ações e criou um canivete suíço de SEO que ninguém pode botar defeito.

Para você escolher a palavra-chave certa para divulgar seus anúncios, com base em relatórios e comparativos, a WebPeak possui uma ferramenta de SEO especial, que não é apenas responsável por oferecer sugestões de palavras-chave quaisquer. Com a ferramenta você garante:

  • Sugestões de palavras-chave perspicazes mais lucrativas;
  • Sugestões da sua conta Google Search Console (anteriormente Ferramentas do Google para Webmasters) em palavras-chave poderosas;
  • Sugestões de palavras-chave obtidas de sites concorrentes.

A ferramenta de pesquisa de palavras-chave desdobra em valor ao seu negócio, você pode melhorar e simplificar a pesquisa e análise de palavras-chave com a Ferramenta de Pesquisa de palavras-chave da WebPeak.

Aumente seu tráfego Online com a Melhor Ferramenta de SEO!

o que é SEO e como fazer SEO - webpeak

Entre em contato com nossos especialistas e tire suas dúvidas!

Até a próxima!

Últimas Postagens WebPeak

Google

Clique Zero: Google revelou o segredo

Google

Focar na Experiência do Usuário para não ser penalizado pelo Google

E-Commerce

Descrição de produto no e-commerce: como elaborar textos perfeitos

Google

December 2020 Core Update: tudo o que você precisa saber sobre a nova atualização do Google!