Como obter melhores resultados de Inbound Marketing

14/9/2018

Como obter melhores resultados de Inbound Marketing

O Inbound Marketing acabou agradando grande parte dos profissionais do  mercado nos últimos anos. As ferramentas nos possibilitam automatizar processos e escalar a aquisição de clientes com redução de custos, logo, não demorou muito para as  empresas passaram a adotar as melhores práticas do marketing de atração.

Por conta disso, a produção de conteúdo cresceu consideravelmente na internet. Automaticamente os blogs acabaram se tornando o canal principal para atração de visitantes de maneira orgânica. Alguns recursos como CTAs, landing pages e funil de vendas entraram na rotina dos profissionais da área, que estão focados em converter cada usuário em uma oportunidade de negócio.

Assim, chegamos a como o Inbound Marketing se popularizou. O mercado descobriu o seu valor e acabou se adequando, e atualmente se tornou raro encontrar algum profissional de marketing ou vendas que não conheça esse conceito.

Com todas essas mudanças, vamos concordar que está ficando cada vez mais complicado conseguir se diferenciar. Talvez você esteja pensando que produzir conteúdo para o blog, publicar nas redes sociais, enviar e-mail marketing, inserir formulários de conversão, oferecer materiais para download é o suficiente, mas não é mais assim que funciona.

Mas como ir além do básico para conseguir se diferenciar? Na verdade é necessário adotar estratégias mais elaboradas para obter os melhores resultados de Inbound Marketing. Se quiser mais, continue acompanhando esse artigo.

Leia também: Passos fundamentais para você estruturar uma equipe eficiente de Inbound

4 dicas para você melhorar os resultados de Inbound Marketing

Vamos ao que interessa! Se quer saber como fazer a sua estratégia de inbound marketing pode gerar mais resultados, basta continuar lendo o que vem a seguir:

1. Invista em estratégias de CRO

De forma geral, quem trabalha com inbound marketing precisa ter um certo fascínio por métricas. Quem desenvolve as estratégias de inbound marketing estão sempre ligados nos números, dados e relatórios das campanhas.

Na análise dos resultados, uma métrica ganha atenção especial quando se trata de taxa de conversão. Afinal de contas, essa taxa demonstra se o que você fez realmente deu algum retorno.

Se você já sabe como as coisas funcionam e está preocupado com essas taxas de conversão, pode otimizá-la com estratégias de CRO. Conversion Rate Optimization, ou Otimização da Taxa de Conversão, é o conjunto de estratégias para melhorar as conversões de um site sem aumentar os investimentos.

Não é mais necessário investir uma quantia maior para gerar mais tráfego, e está fora de cogitação refazer todo o seu site. A Otimização da Taxa de Conversão é meio que um sistema cirúrgico: mexe apenas em pontos estratégicos das páginas para extrair mais resultados de quem já acessa o seu site.

Para que isso dê certo são necessários testes e mais testes. Com o tempo você vai identificar se é melhor inserir um formulário curto ou detalhado, usar um ou outro título para um texto, enviar um e-mail pela manhã ou à noite. Aquela opção utilizada que gerar mais conversões é a vencedora!

2. Diferencie o seu conteúdo

Conteúdo é o que não falta, à todos os momentos somos bombardeados por informações e anúncios de todos os tipos. Agora, o que você pode fazer para que o usuário leia o seu post ou baixar o seu material?

*Sabemos que é um desafio produzir conteúdo para um consumidor exigente, que tem cada vez mais opções para consumir e menos tempo e atenção. Por isso, você precisa oferecer algo de diferente, que realmente resolva as suas dores de maneira única.*

A primeira coisa que se deve ter em mente é que, qualidade vale mais que quantidade. Claro que você irá dedicar mais tempo para produzir um conteúdo valioso, mas é certo que ele vai dar mais resultados. Esse tempo a mais permite a você: 

  • Buscar pesquisas e fontes confiáveis para embasar um texto;
  • Realizar entrevistas com colaboradores da sua empresa ou especialistas da área;
  • Levantar os resultados de uma ação da sua empresa para contar como case;
  • Adotar diferentes recursos, como storytelling, infográficos e vídeos complementares;
  • Escrever com personalidade, adotando uma linguagem exclusiva da sua marca;
  • Inovar nos tipos de materiais (além do e-book), como ferramentas, planilhas e webinars;
  • Produzir conteúdos extremamente aprofundados para palavras-chave de cauda longa. 

Seguindo essa linha de raciocínio, quando você se dedica a criar um conteúdo especial, com as dicas acima, pode ter certeza que conseguirá se destacar da maioria das publicações.

Não deixe de ler: O Inbound Marketing é questão de sobrevivência para seu negócio

3. Não se esqueça do Outbound Marketing

Desde quando surgiu o Inbound Marketing, muitos profissionais pensam que ele veio para acabar com o outbound marketing. Por outro lado, as empresas conseguem lucrar muito mais quando não existe uma guerra entre as duas estratégias.

É possível juntar Inbound e outbound marketing e fazerem trabalhar pelos melhores resultados para sua empresa.

Existem algumas situações em que, a estratégia de atração vale mais a pena, já em outros casos, a prospecção ativa pode ser mais eficiente. Isso pode acontecer nas seguintes situações: 

  • Quando você precisa focar em clientes-chave que dão credibilidade à sua marca e facilitam a negociação com outros consumidores;
  • Em vendas complexas, em que o cliente precisa de uma venda mais consultiva;
  • Quando você precisa gerar ROI rapidamente (para dar tração no início de uma estratégia, por exemplo);
  • Em mercados muito competitivos, em que o outbound precisa atuar para manter a empresa na disputa.

 O outbound marketing acaba possibilitando uma abordagem precisa, graças ao contato direto e aos filtros de segmentação das plataformas de anúncio.

 Sendo assim, é válido mesclar estratégias de prospecção passiva e ativa. Só é necessário planejar corretamente as ações, conforme o orçamento, o ticket médio, o perfil do público e as necessidades da sua empresa.

Atente-se: Como panfletagem pode ser uma aliada em sua estratégia de marketing digital

4. Mantenha o foco na experiência do usuário

Um dos pontos mais importantes do Inbound Marketing é converter os visitantes em leads. Isso porque o tráfego, por si só, não significa um resultado efetivo para o negócio.

Contudo, dentro de todo o engajamento para gerar leads, grande parte das empresas perdem a mão no uso de ferramentas de conversão. Isso é perceptível por exemplo quando se  acessa um site, e logo em seguida por pop-ups, anúncios e formulários.

Às vezes você só entrou para ler um post do blog, mas a empresa fica pedindo para assinar a newsletter, instalar notificações no seu navegador ou iniciar uma conversa no chat.

É nesse ponto que acabamos pecando se tratando de experiência do usuário. Para sermos um pouco mais claros, o usuário deve se sentir confortável e bem informado para dominar o uso do sistema e realizar o que deseja.

Então, não iremos deixar de ressaltar que a experiência do usuário é essencial no In. Quando o visitante tem uma boa experiência de usuário, você ganha de duas formas: 

  • Conquistando a confiança do usuário. O que acaba sendo extremamente importante para estreitar o relacionamento com ele e;
  • Conquistando a confiança do Google, que coloca suas páginas nas primeiras posições e melhora seus resultados em SEO. 

Agora que você já leu essas dicas dicas, vai conseguir ir além do básico e melhorar os resultados de Inbound Marketing.  

O Inbound Marketing requer um trabalho constante de criar, testar e otimizar, sem se acomodar. Por isso é bom adotar novas estratégias para se destacar. 

Separamos para você: Inbound Marketing: Tire suas dúvidas

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Até a próxima!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

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