Como panfletagem pode ser uma aliada em sua estratégia de marketing digital

14/9/2018

Como panfletagem pode ser uma aliada em sua estratégia de marketing digital

A gente já falou muito aqui no blog sobre Inbound Marketing e da sua importância para atrair novos consumidores. Mas este conteúdo vem adequar sua visão de negócios a um campo de mais oportunidades e amplo. Deixar o Outbound Marketing (marketing tradicional) totalmente de lado pode ser um empecilho para o alcance de seu sucesso, isso porque existem instrumentos importantes para levar a frente a panfletagem de seu negócio. Isso mesmo: panfletagem.

A comunicação impressa ainda é, mesmo em tempos digitais, um importante veículo de divulgação de uma marca. Integrar o panfleto às ações digitais de marketing podem trazer resultados importantes para ascensão de seu negócio.

Continue lendo o artigo para compreender do que se trata este método e como ele é positivo para sua estratégia de marketing digital.

Leia também: Inbound Marketing: Tire suas dúvidas

Panfletagem aliada de sua estratégia em marketing digital

As ações de marketing digital, quando utilizadas de maneira correta, trazem resultados muito interessantes. Certamente o marketing digital é a forma mais atraente e mais viável financeiramente, porém, em alguns casos, o panfleto ainda é funcional e pode trazer algum resultado perceptível.

QR Code

O QR Code foi inventado em 1994 no Japão, e trata-se de um código de barras bidimensional cuja idealização foi centralmente para indústria automotiva, porém, rapidamente se tornou popular em todo o mundo, e dentro dessa variedade, e hoje tem um espaço importante para smartphones.

Para resumir, o QR Code (Quick Response) é um código de barras bidimensional com 100 vezes maior capacidade de armazenamento de informação do que um código de barras regular. Quando ele é digitalizado por um smartphone, o código desencadeia toda a informação contida nele.

Ou seja, são diversas possibilidades que estão escondidas dentro dessa pequena ferramenta.  O código QR é uma das ferramentas de marketing mais poderosas do setor móvel, sendo excelente para conectar pessoas do mundo online e offline.

Importância de um nome ‘’encontrável’’ para seu negócio

Se você quer que seu negócio tenha uma ótima visibilidade e seja marcante, ele não pode ser um nome que não vá se destacar entre tantos negócios já existentes, não é mesmo?

Faça boas pesquisas acerca do nicho de seu negócio e quais nomes podem causar mais efeito em seu público. Todos temos referências, e você pode investigar qual nome condiz mais com suas pretensões almejadas. Para que a panfletagem tenha um efeito importante, seu nome deve ser ‘’reconhecível’’ e ter um destaque para quem vai receber o panfleto de sua marca ou negócio. Esteja atento a este ponto.

Dicas para fortalecer sua estratégia de Marketing Digital

  • Marketing Conteúdo: Trabalhando com marketing de conteúdo, a empresa tem como principal objetivo oferecer mais informações a seu público sobre seus produtos, serviços e mercado de atuação, além de atrair um público mais qualificado. Com clientes em potencial mais informados, você reduz o tempo para a tomada de decisão, fazendo com que seu funil de vendas seja percorrido em menos tempo.
  • Redes sociais: Excelente estratégia, um canal de comunicação direta com seus leads e clientes. Elas servem tanto para compartilhar conteúdo produzido pela sua empresa quanto para promover relacionamentos mais verdadeiros com seus públicos. Você amplifica a visibilidade da sua marca, estimula o compartilhamento de ideias e cria o ambiente ideal para trocar informações, aprendendo mais sobre como ele age na internet e como o atingir com maior eficiência em todas as suas estratégias de marketing digital.
  • Estude sempre o mercado: Uma das partes fundamentais do marketing é conhecer muito bem seu mercado de atuação, em especial, seus concorrentes. Os outros fatores também são importantes, mas definitivamente é na atuação da concorrência que vão surgir os melhores insights. Além disso, entender bem os processos de funcionamento do mercado é essencial.
  • Email Marketing: Uma das estratégias de marketing digital mais utilizadas. Com o email marketing você chega onde nenhuma marca esteve antes da era da internet: em sua caixa postal, face a face com seu lead. Porém a utilize com sabedoria, pois tem muita gente estragando o relacionamento com seus possíveis clientes por não saber usar esta estratégia.
  • Inbound Marketing: Uma nova maneira de pensar em marketing, baseada na ideia de compartilhamento e criação de um conteúdo de qualidade direcionado para um público-alvo, utilizando táticas de marketing online para ganhar o interesse das pessoas em vez de comprá-lo. Essa relevância de conteúdo age como um imã que atrai os potenciais clientes quando eles estão procurando produtos e serviços, priorizando a construção de relacionamento com esses clientes e fidelização dos mesmos. Desse modo, compreender o novo perfil do consumidor e se manter próximo de seu público sem a necessidade de autopromoção ou investimentos altos em marketing e publicidade.

Hoje mais de 90% dos processos de compra tem início em uma busca online. Por isso, o marketing digital veio para ficar e não é a toa que está crescendo rapidamente. Com todo esse crescimento você DEVE utilizar já o meio online para aplicar em seu negócio e trazer-lhe inúmeras vantagens.

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Dica: não se esqueça de alinhar recursos do marketing tradicional, como ações em torno de panfletagens, para maximizar seus resultados.

Vantagens de uma estratégia de marketing digital

  • Métricas: Sem dúvidas uma das maiores vantagens de se fazer marketing digital. Na Internet quase tudo é mensurável: quantidade de visitas, performance de campanhas, quantidade de cliques em anúncios, etc. E essa quantidade de dados gerada é fundamental para que os profissionais de marketing possam criar campanhas mais eficientes e tomar decisões com base em dados reais.
  • Baixo investimento: Grandes empresas investem mais de milhões de reais por mês em estratégias de marketing, enquanto o marketing digital  se mostra muito mais barato do que o tradicional.
  • Adaptabilidade: Vamos supor que você cria um flyer de produtos  para divulgar lançamento de um produto de sua empresa, você obviamente terá que enviar para a gráfica, aguardar algum tempo, e caso encontre algo errado precisa mudar tudo, não é?!  Isso tomaria um longo tempo e um desperdício de dinheiro. Com marketing digital, eventos desse tipo nem existem, pois na internet você pode mudar as coisas quando e por tempo que quiser.
  • Eficaz: Perante outras mídias, o marketing digital permite que a audiência seja segmentada não só pelas características básicas da publicidade – localização, idade, gênero e etc – mas também pelos seus gostos, hábitos, fase da vida, atuação profissional, hábitos de compra, entre outras questões que as pessoas compartilham na web.
  • “Funil” de Marketing: É um método de análise de informações utilizado para descrever o processo que ocorre após a visita de um cliente potencial para a venda. É a “viagem” do consumidor, desde o primeiro contato com sua empresa até a finalização da compra (em alguns casos, pós-venda). Oferece uma visão geral de todo o processo, e mostra onde estão as falhas para a geração de demanda e para o faturamento (vendas).
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Que tal investir em panfletagem para maximizar o alcance de seu negócio?

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Até a próxima! :)

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

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