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Como Repetir Palavras-chave nos Artigos de SEO de forma saudável

Mariana Chaves

Produtora e especialista em marketing de conteúdo.

Só quem trabalha com SEO que sabe os desafios para poder destacar um conteúdo e ele ficar no topo dos resultados dos mecanismos de busca. Uma estratégia aqui, outra ali e tudo vai se encaixando como um grande quebra-cabeças para o sucesso do negócio.

O grande carro chefe para que essas estratégias deem certo fica por conta das palavras-chave. Elas são essenciais para produção de um conteúdo pensado em SEO.

A questão é: quantas vezes posso utilizar a keyword nos meus artigos sem ficar forçado?

Esse artigo foi pensado exclusivamente para você que ainda tem dúvidas sobre quantas vezes repetir palavras-chave dentro dos seus artigos. Quer saber como funciona? Então, é só conferir.

A história da densidade das palavras-chave

repetir palavras-chave

Antes de passarmos para parte técnica é importante saber o conceito da densidade das keywords. Bem no início dos mecanismos de busca de páginas na internet, em 1990 para sermos mais exatos, ao repetir palavras-chave em uma página várias e várias vezes agregava densidade a keyword, dando relevância ao conteúdo.

Essa prática hoje é penalizada pelo google por ser considerada uma estratégia black hat, mas no começo essas palavras-chave eram utilizadas sem nenhum bom senso, de tal forma que alguns profissionais até colocavam em modo oculto para o usuário ou apenas no código-fonte, fazendo com que as páginas fossem bem posicionadas pelo buscador.

A partir daí, começaram a surgir as ferramentas que podiam calcular a densidade de keywords, em outras palavras, calculavam o percentual de vezes que uma palavra aparecia na página, fazendo comparações com o total de palavras na página. Para que seja melhor compreendido, vamos mostrar abaixo como funciona.

Para fazer o cálculo, basta fazer o seguinte: o número de vezes a repetir palavras-chave / total de palavras * 100

Quando uma palavra é repetida três vezes em um texto com 300 palavras gera uma densidade de 1% para essa palavra.

Repetição excessiva pode trazer punições

Infelizmente essa tática de repetir keywords se popularizou, e muitas pessoas começaram a fazer uso da forma errada para poderem se posicionar nos mecanismos de busca. Mas não demorou muito e, os robôs de busca foram modificados para identificar essas repetições, que foram chamadas de keyword stuffing.

Hoje os robôs de busca não só desconsideram as repetições abusivas em um determinado artigo, e no código-fonte da página, como também penalizam o site derrubando posições nas páginas de resultados de busca (SERP).

Profissionais de SEO recomendam uma densidade de palavra-chave entre 1% e 3%, pois acima disso o Google já considera como uma estratégia de keyword stuffing. Para não cair na armadilha, é melhor não ficar preocupado apenas com o número exato, afinal de contas o mais importante é escrever um excelente conteúdo para seu usuário.

O que muitas pessoas precisam entender é que os buscadores são capazes de identificar um bom conteúdo, independente da densidade de palavras-chave, embora elas ainda sejam importantes.

Como criar repetir as palavras-chave, sem correr o risco de ser punido?

repetir palavras-chave

Como dito anteriormente o ideal é que você mantenha o controle da densidade das palavras em 1 e 3%. Para sermos mais exatos a mesma keyword não pode ser repetida mais de 3 vezes num conjunto de 100 palavras.

A fórmula básica consiste no seguinte: Número de repetições da palavra-chave / total de palavras x100. Ou seja, caso você elabore um artigo de 500 palavras e repete sua palavra-chave 10 vezes, você terá uma densidade de 2%.

Para finalizar, temos outra dica muito importante. Não adianta se descabelar por conta das repetições das palavras-chave, se o seu conteúdo não for relevante. Um conteúdo não qualificado, não mantém o usuário no site e não gera engajamento com o público. Sendo assim, você não conseguirá posicionar suas páginas por não possuir conteúdo relevante.

Nestes casos, se for necessário, escreva e reescreva seu post diversas vezes até criar uma leitura agradável para o seu público, e se tiver dúvidas, peça para alguém ler antes de publicá-lo.

Também é importante ter imagens atrativas e sempre pensar em títulos criativos. Se não conseguir esquematizar todo o processo, não haverá mídia nem densidade de palavras-chave suficiente para tornar sua página relevante.

Agora, se você já leu as dicas que damos aqui no nosso blog para criar conteúdos relevantes, não terá nenhum problema com a questão de aumentar a relevância das suas keywords.

Sinônimos e variações

Os usuários procuram um bom texto, rápido, mas de alta qualidade dentro do espaço virtual. A experiência do usuário depende da qualidade do conteúdo. Existem várias maneiras de otimizar seu conteúdo, mas, de certeza, uma delas será o cuidado com as palavras-chave. Por exemplo: um bom conteúdo não deve se repetir, e repetir uma palavra-chave muitas vezes pode ser parecer não natural, pode aparecer nos buscadores como um texto "feio de ler". Procure utilizar sinônimos, variações, palavra-chave que possam ser complementares em seu texto. Por exemplo, em um artigo sobre cavalos, alterne a palavra-chave "cavalo" por "equino", belo animal, etc.

Dicas para você aumentar a relevância da sua palavra-chave

Logo abaixo listamos algumas formatações que você pode utilizar para dar aquela força  em suas palavras-chave, aumentando relevância delas.

Se você acha isso impossível, faça o teste, aplique esses 4 passos para aumentar a densidade das suas palavras-chave e veja como funciona.

  1. Use-a sempre nos títulos H1
  2. Use-a em pelo menos um dos seus subtítulos.
  3. Se a imagem utilizada permitir, use sua palavra-chave no alt, atributo que serve para descrever a imagem
  4. Negrite sua palavra-chave pelo menos uma vez na publicação.

É possível  aumentar a densidade de palavras-chave de um post sem acabar se transformando em um spammer ou um Black Hatter.

Conclusão

Já falamos diversas vezes no blog sobre a importância da palavras-chave para uma boa prática de SEO. Mas nós também nos preocupamos que todos utilizem da forma correta, para evitar as punições do Google.

Agora que você já sabe quantas vezes você pode repeti-las nos seus artigos e como fugir das práticas de black hat, é só ir atrás do sucesso. Estamos torcendo pelo posicionamento das suas páginas.

Até breve!

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