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Como saber em que pagina meu site esta no Google

21/10/2019

Como saber em que pagina meu site esta no Google

Muitos iniciantes em SEO pensam que é difícil descobrir a posição de um site no Google, mas estão muitos enganados, e vamos mostrar porquê.

Para começar, é simples, Google Webmaster Tools ou, como é atualmente chamada, Search Console, é ideal para saber em que página o site está no Google e neste conteúdo vamos mostrar como é a dinâmica desta ferramenta. 

Outro ponto importante é que, de modo a otimizar o tempo de empreendedores digitais, o GSC está inserido na ferramenta WebPeak, que facilita todo o processo de análise. A WebPeak agrega um conjunto eficiente de ferramentas de SEO para maximizar resultados de empresas no âmbito digital. Práticas de SEO são responsáveis por fundir as técnicas utilizadas para posicionar negócios digitais nas primeiras posições dos resultados das pesquisas realizadas por internautas em sites de buscas como o Google.

Neste conteúdo vamos apresentar o passo a passo para descobrir em que posição seu site aparece para uma palavra-chave, no Google, além de mostrar a importância de um acompanhamento constante, com análises de métricas acerca das ações de seu negócio online.

Fique conosco para maximizar seus resultados! :) 

Leia também: Webmaster Tools: O Guia Definitivo

Por que acompanhar o rankeamento do seu site no Google?

Ao pesquisar diretamente na página de pesquisa do Google, o sistema leva em consideração os seus hábitos de navegação, para então entregar os melhores resultados personalizados para você.

A vantagem da ferramenta Search Console, é que ela desconsidera sua geolocalização, apresentando resultados imparciais e mais assertivos. Acompanhando o posicionamento do seu site para as principais palavras-chave do seu nicho, você terá acesso a dados ricos para criar ações eficientes de SEO.

Antes de pesquisar posições no Google, você deve compreender de uma vez por todas que os buscadores são complexas ferramentas da internet que oferecem inúmeros serviços online, tais como: buscar informações, armazená-las e apresentá-las aos usuários;comunicação entre pessoas; entretenimento; propaganda e muito mais.

Search Engine Optimization (SEO), como você já deve saber, em português significa Otimização para Buscadores, faz referência a otimização de conteúdo para que ele apareça mais facilmente nas buscas feitas por usuários. 

Quando você utiliza esse recurso de forma correta, seu site aparece com maior facilidade para quem interessa: o possível cliente.

Entretanto, de modo simultâneo, é necessário que você busque práticas otimizadas. Com seus competidores querendo posições nos buscadores, seu blog deve estar preparado para consolidar um ótimo efeito. Existem ações fundamentais para que você aplique SEO de maneira assertiva.

Como saber em que pagina meu site esta no Google

Em que página meu site está no Google: Como instalar o Search Console 

O Google Search Console é uma ferramenta que faz a ligação entre o Google e o proprietário ou desenvolvedor do site, que é capaz de disponibilizar informações de extrema importância para SEO.

Através do Google Search Console você irá encontrar erros existentes no seu site, e melhor: saber onde seu site está nas posições no Google. 

Passo a passo - Como instalar Webmaster Tools (Search Console) 

Primeiro passo: Acesse o link Google Search Console e crie a sua conta com um e-mail do Gmail. Depois, clique em “Adicionar Propriedade”, adicione a URL completa do seu site e clique em continuar. 

  • Escolha um dos métodos sugeridos e confirme que você é o dono do site. A partir desse momento a Webmaster Tool já está colhendo informações sobre o posicionamento do seu site.
  • Importante: os dados coletados pelo Search Console são sempre d-2, ou seja, a data atual menos dois dias.
  • Nesse sentido, os dados podem demorar até 2 dias para serem disponibilizados para você.
Como saber em que pagina meu site esta no Google

Se os dados já estão disponível para você, vamos ao próximo passo!

Segundo passo: Descobrindo em que página seu site está no Google. Depois de fazer login e selecionar seu site no Google Webmaster Tool — Search Console, você terá acesso a dashboard. 

  • Acesse o menu “Desempenho” e descubra as principais palavras-chaves que o seu site está rankeado no Google.
  • Ao acessar essa opção, você terá acesso a vários dados muito importantes sobre seu site, entre eles o de posicionamento.
  • Pronto, agora você consegue não apenas ver o posicionamento atual de todos os termos que levam para o seu site, como também acompanhar o histórico dessas palavras.
  • Use e abuse dos filtros e informações disponíveis. Você pode comparar o CTR de um ou mais termos, associado ao posicionamento ou mesmo verificar cliques, impressões, CTR e posicionamento tudo ao mesmo tempo.

Leia mais: Google Search Console: tudo que você precisa saber sobre Webmaster Tools

Como melhorar a posição de seu site no Google 

Dica 1 - Otimize as URLs

A URL ou endereço de uma página é um elemento importante tanto para o buscador quanto para o usuário. A URL traz uma ideia do que existe naquela página e antecipa o assunto antes mesmo que a visita seja realizada, garantindo melhor experiência para o visitante. 

Para entender melhor, considere essas 2 URLs:

  • www.webpeak.com.br/blog/?p=561333
  • www.webpeak.com.br/blog/seo-tutorial

Qual das 2 é mais fácil de ler e de prever o conteúdo existente? A sua resposta, certamente, foi a 2ª.

Diante disso, você consegue visualizar a importância de realizar a otimização. O indicado é que ela conte com a palavra-chave, que vai ajudar no ranqueamento e na compreensão. Ao mesmo tempo, o ideal é deixá-la o mais curta possível. Para isso, evite palavras e elementos de ligação e tente concentrar o assunto na menor estrutura viável.

Você irá criar URLs otimizadas tanto para o usuário quanto para os algoritmos dos buscadores.

Não deixe de ler: Conheça o Google Panda, Hummingbird e os principais algoritmos do Google 

Dica 2 - Elabore as meta descrições de maneira correta

Como saber em que pagina meu site esta no Google

Uma meta descrição trata-se de um pequeno texto que aparece abaixo do título da página nos resultados das buscas, e serve como um resumo do que o usuário encontrará ao clicar naquele link, funciona como um elemento de atração.

Uma vez que esse item defina se alguém visitará ou não o seu site, é importante que ele seja elaborado de maneira correta.

Para atender a um SEO tutorial otimizado, acrescente a palavra-chave na área, como forma de aumentar a relevância.

Entretanto, não deixe de criar uma chamada criativa e que atue de modo a persuadir. Utilize palavras de impacto de modo a incentivar o usuário a clicar na página.

Outra recomendação importante é que você mantenha o tamanho dentro de parâmetros ideais. O recomendado é que tenha no mínimo 120 caracteres e, no máximo, 156.

Desse modo, ficará visível, sem textos cortados de forma abrupta e você irá manter o máximo de resultados.

Dica 3 - Escolha as palavras-chave corretas

As palavras-chave estão entre os pontos essenciais de um SEO otimizado. Como são os menores elementos que definem um assunto, elas são utilizadas nas buscas por usuários, e certamente você já fez isso.

Alguém que deseja adquirir uma nova bolsa para usar, por exemplo, provavelmente buscará por “comprar bolsa vermelha”.

Agora vamos pensar em um negócio que oferece um artigo bem ranqueado com a palavra-chave “onde comprar bolsa vermelha”.

Possivelmente, ele receberá a atenção de boa parte dos usuários que fazem a pesquisa, logo, irá ganhar visita e muito provável terá sucesso na venda. 

Como saber em que pagina meu site esta no Google

Para obter bons resultados, as palavras-chave precisam ser encontrados corretamente, como com ajuda de ferramentas específicas. Em vez de priorizar as muito curtas e genéricas (chamadas de short tail keywords), dê preferência para as conhecidas como cauda longa (long tail keywords). Essas, normalmente, contêm mais de 3 palavras e trazem uma abordagem profunda sobre o tema.

Por outro lado, isso diminua o volume de pesquisas, é uma forma de aumentar o tráfego qualificado e as chances de conversão. 

Leia mais: Empresas investem em SEO para aumentar faturamento 

Dica 4 - Utilize as palavras-chave nos conteúdos publicados

Preste atenção, não adianta selecionar os assuntos corretamente se eles não forem aproveitados de modo adequado. Para isso, é fundamental usar as palavras-chave nos conteúdos que você publicar — especificamente, as postagens do blog. É uma convenção utilizar a palavra-chave selecionada, pelo menos, na introdução, na conclusão e 1 vez durante o conteúdo. Porém, balanceie essa estratégia de acordo com o tamanho do seu conteúdo. Se possível, aplicá-la em um dos inter títulos aumenta a relevância do conteúdo, especialmente se for no 1º.

Cuidado: Utilize a palavra-chave em excesso (o chamado keyword stuffing). Simplesmente acrescentá-la para aumentar a sua densidade é uma prática ruim e que o Google irá penalizar.

Ao invés disso, dê preferência para acrescentar sinônimos e variações relevantes do tema. Como os mecanismos têm se tornado cada vez mais semânticos, a sua produção ganhará relevância e terá destaque.

Dica 5 - Retire conteúdos duplicados

Se tratando das penalidades do Google, o plágio é um dos maiores problemas quando se fala em SEO. Se o mecanismo de busca interpretar que um conteúdo é a cópia de outro mais antigo, dará uma punição de não indexação. O grande desafio é que pode acontecer uma situação de autoplágio. Inúmeros endereços do seu blog podem direcionar para uma mesma página, dando a ideia de que são conteúdos diversos.

Nesse caso, o algoritmo irá entender que são conteúdos que deveriam ser diferentes e irá identificar o conteúdo duplicado. Para evitar a penalização, você deve retirar os conteúdos, o que pode ser feito por meio das tags canônicas.

Utilizar este atributo permite que você aponte para o buscador qual é a página principal a ser indexada. Dessa forma, ele irá desconsiderar as demais, evitando a duplicação e as punições decorrentes. É vantajoso utilizar estratégias como tags nofollow, que vão apontar que o algoritmo não deve seguir um determinado link.

Dica 6 - Adapte para o ambiente mobile

Uma pesquisa recente indica que para 2019, a expectativa é que sejam mais de 5 bilhões de usuários mobile. Quanto aos negócios, em 2015 metade dos usuários de smartphone descobriu uma nova empresa por meio de uma pesquisa via aparelho.

Diante dessas informações, o mobile está cada vez mais presente e que ele ajudará, progressivamente, os compradores a encontrarem aquilo que precisam. Sabendo disso, o Google passou a priorizar os sites que possuem uma versão mobile ou responsiva. Ou seja...seu site precisa de um design capaz de se adaptar a qualquer tela.

Mas vá além, como é 108% mais difícil ler um conteúdo estando via mobile, deve-se priorizar a escandalizabilidade. Frases e parágrafos curtos, espaços em branco e imagens vêm como favorecimento ao fácil acesso à informação.Esses aspectos contribuem para uma experiência de usuário otimizada, levando a um melhor resultado de SEO.

Como saber em que pagina meu site esta no Google

Dica 6 - Tenha uma estratégia de link building

Para determinar se o seu site é responsivo e que atende aos interesses de quem pesquisa, o algoritmo considera inúmeros fatores. Entre eles estão a confiabilidade do conteúdo e o tempo de permanência do visitante no site.

Esses pontos destacados são muito favorecidos por uma boa estratégia de link building, ou seja, acrescentar links ao conteúdo.

Ao fazer referências de páginas externas de qualidade e autoridade, o buscador compreende que você está oferecendo informação útil para os usuários. Por outro lado, ao fazer link building internamente de forma adequada, é provável que as pessoas passem mais tempo consumindo outros conteúdos. Com isso, o algoritmo entende que a sua página tem qualidade e oferece posições melhoradas.
Dica
: Para ter melhores resultados, não desconsidere o poder do guest post. Com bons parceiros, é possível aumentar o alcance de público e conseguir links de um domínio com boa reputação.Dessa forma, o algoritmo lê o seu site de uma forma otimizada, o que leva a um melhor resultado de ranqueamento.

Não deixe de ler: Gestão para agências é a melhor estratégia para seu negócio 

Google Search Console + Ferramentas de SEO WebPeak 

A WebPeak  é master em SEO no Brasil. Tanto é que você pode integrar sua conta Search Console para acompanhar em um só lugar cada passo de otimização do seu site + resultados das ações de SEO.

Como saber em que pagina meu site esta no Google

Ela não apenas agrega um conjunto de ferramentas de SEO que vão otimizar seu site de maneira correta, assim como seu tempo, como também oferece a melhor Base de Conhecimento e Suporte nesse assunto. 

São mais de 15 ferramentas de SEO em um único lugar para você ter os melhores resultados. Nossos planos cabem no seu bolso, afinal, a WebPeak possui a grande vantagem de oferecer pacotes sem que você precise desembolsar em dólares.

Agora que você aprendeu como saber em que página seu site está no Google, esperamos que essas dicas te leve ao topo dos buscadores!

Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio! 

Abraços :) 

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

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