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Como se tornar um especialista em marketing de conteúdo

2/3/2018

Como se tornar um especialista em marketing de conteúdo

Com o número de empresas aumentando e internet evoluindo constantemente, o Marketing Digital começou a ganhar força com estratégias inovadoras para o mercado online.

Na elaboração dessas estratégias surgiu então o Marketing de Conteúdo, que atualmente é utilizado por mais de 70% das empresas brasileiras.

O marketing de conteúdo tomou conta da internet, redes sociais, blogs, sites, e-commerces, em todas as plataformas de mídia é aplicada as estratégias para engajar clientes. Fato é que com as atualizações diárias do mundo digital, esta é uma das formas mais inteligentes de se conquistar novos clientes e fidelizar aqueles que já possui.

Neste artigo iremos te passar informações valiosas para se tornar um especialista em marketing de conteúdo.

Leia também: SEO: Porque seu conteúdo não está aparecendo no Google

O que é Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é uma forma de aumentar sua lista de potenciais clientes, assim como é utilizado para engajar seu público-alvo através de conteúdos interessantes, relevantes, informativos e acima de tudo, que agregam valores para as pessoas. Desta maneira você conseguirá criar um vínculo com seus seguidores, dando credibilidade a sua marca para gerar mais negócio.

O fato pelo qual o Marketing de Conteúdo tem sido tão bem colocado ultimamente é porque, a tradicional publicidade já não é tão eficiente em relação a alguns pontos importantes para o crescimento de uma empresa. Hoje em dia o cliente possui algo que parece ter sido descoberto ontem, chamamos de poder de compra.

Não que o poder de compra seja uma novidade, porém nos dias atuais o cliente passou a ter um poder muito maior de escolha, afinal, ele tem acesso a muito conteúdo em qualquer hora do dia. Esperar os comerciais de televisão anunciar os produtos para nos levar a comprar apenas aquele item é coisa do passado.

O marketing atualizado, tem focado no público-alvo das empresas e traz o engajamento para uma boa posição das marcas.

Então, se tratando de Marketing de Conteúdo, o público tende a interagir melhor aos conteúdos de qualidade das marcas que conquistam com uma boa relação. As pessoas preferem fazer negócios com aqueles que entendem muito da área de atuação, e claro, que possuam certa credibilidade no mercado.

Para resumir, o conteúdo é um objeto usado no marketing para poder gerar resultados positivos para empresa, agregando valor para o público de maneira inteligente, atrativa e o melhor de tudo, com o custo benefício bem mais em conta.

Considerações para uma boa estratégia de conteúdo

Assim como a maioria das estratégias o Marketing de Conteúdo também exige organização e estrutura para gerar resultados positivos. Criar apenas um blog corporativo e escrever post uma semana sim e outra talvez não é Marketing de Conteúdo.

Bom, se você se identificou com o exemplo acima então está na hora de dar uma repaginada nessas estratégias, para trabalhar com conteúdo você precisará estar atento a estas três etapas:

Planejamento

Não é só sair escrevendo loucamente e publicando coisas aleatoriamente. Antes de tudo é preciso fazer um entender como este conteúdo será utilizado, qual será sua função para alcançar o sucesso.

O planejamento está presente em todas as áreas, e se quiser atingir os resultados é bom começar a programar o que pretende postar, assim você vai chegar nos seus objetivos com mais eficiência.

Execução

Chegou a hora de fazer acontecer!

Depois de ter o planejamento em mãos é o momento de começar a produzir conteúdos que farão toda a diferença para o posicionamento do seu negócio.

Conforme a execução do Marketing de Conteúdo for acontecendo, é de extrema importância estar atento ao que foi planejado, para não perder o foco e manter o fluxo de produção e distribuição de conteúdo.

Mensuração

Há várias métricas que podem ser aplicadas em uma estratégia de Marketing de Conteúdo. O que sugerimos é que você não caia na tentação de começar a medir tudo como se fossem de igual importância as métricas que são realmente essenciais.

As métricas que serão realmente relevantes de observação são chamadas KPIs (indicadores-chave de performance). A partir deste resultado é possível ter informações suficientes para analisar e adaptar sua estratégia.

Agora que você já sabe o que é Marketing de Conteúdo, já podemos passar para próxima fase de como se tornar um especialista no assunto.

Não deixe de ler: Conteúdos fundamentais que seu negócio deve produzir para ser notado

Passo a passo para se tornar um especialista em Marketing de Conteúdo

Para começar basta querer, dedicação ditam as regras do jogo e para se tornar um especialista em Marketing de Conteúdo o importante é ter muita disciplina e entender como o mercado funciona. Então continue lendo para saber como conseguir sucesso aplicando essa estratégia.

1 - Definição de Personas

Nossa ponto de partida é a definição de personas. Mas o que isso significa?

“Buyer Persona é um personagem fictício que representa o cliente ideal de uma empresa, geralmente criado para dar um norte para o seu negócio, e para entender melhor quem é o cliente e o que ele necessita.”

Para chegar a definir sua persona, é preciso sondar quem é o seu público-alvo na estratégia de Marketing de Conteúdo.

Essa fase é essencial para sua estratégia, pois a produção do seu conteúdo está diretamente relacionada ao engajamento do público e sua audiência. Um conteúdo considerado relevante é aquele que vai de encontro a pessoa certa, e na hora certa.

Qual a diferença entre buyer persona e público-alvo?

Esta é de fato uma questão muito simples de ser compreendida. O público-alvo são informações demográficas, um tanto genéricas, porém não possui nenhuma informação comportamental sobre sua audiência.

Com isso, inicialmente seu conteúdo pode ser até abrangente, mas vai chegar um momento que não será mais tão eficaz.

Um exemplo de definição de público-alvo é o seguinte:

  • Sexo: Feminino
  • Idade: Entre 20 e 30 anos
  • Renda mensal: R$ 1.500,00
  • Cidade: São Paulo

Através destas informações é possível saber qual grupo irá atingir. Mas e os seus gostos? Quais são suas filosofias de vida?

Isso torna a produção de conteúdo muito complicada, para conseguir elaborar um conteúdo é necessário muito mais informações para poder atingir as pessoas certas e por isso as buyer personas entram em ação.

E como funciona? Com base no público-alvo surgem as buyer personas da seguinte maneira:

  • Nome: Gabriela
  • Sexo: Feminino
  • Idade: 24 anos
  • Estado civil: Solteira
  • Renda mensal: R$ 1.500,00
  • Cidade: São Paulo
  • Empresa: Mais Comunicação
  • Cargo: Estagiária (Marketing)
  • Descrição do trabalho:Gabriela acabou de ser contratada pela Mais Comunicação para auxiliar no marketing da empresa, que está começando no mercado. Seu dia a dia consiste em verificar as métricas e melhorar o posicionamento da agência.
  • Objetivos: Conseguir se destacar com um ideias inovadoras sobre estratégias de marketing, para ganhar credibilidade e crescer com a empresa.

Depois destas informações você passará a gerar conteúdo para essa personagem, podem existir mais Gabrielas do que você imagina, e assim vai começando a dar forma na sua estratégia deixando de lado os conteúdos genéricos.

Um dica importante na hora de criar uma persona é: nada de achismo!

Pode parecer muito divertido criar histórias para sua persona, porém ela deve ser baseada em pesquisas, e os dados reais já levantados pela empresa, representando de forma adequada o seu público-alvo.

Estas informações você consegue com:

  1. Entrevistas com cliente;
  2. Pesquisas de mercado;
  3. Pesquisas online.

2- Definição de objetivos

Seu Marketing de Conteúdo precisa ter objetivos muito bem definidos. A estratégia de marketing de conteúdo deve almejar alguma meta que seja vantajoso para o seu negócio, trazendo resultado significativos.

Estes objetivos são impostos para facilitar até mesmo o acompanhamento das métricas, assim como as medidas que deverão ser tomadas para melhorar os resultados alcançados, e os não alcançados.

Isso pode até parecer óbvio, mas infelizmente muitas pessoas não sentam para pensar em seus objetivos e onde querem chegar, porém essas metas irão ajudar nos seguintes pontos:

Gerar brand awareness:

Geralmente as pessoas costumam consumir produtos e serviços de marcas que são mais familiares para elas, principalmente as que lhes agradam. Se você possui um leitor assíduo no blog, ele vai preferir sua marca na hora, pois já conhece o seu trabalho.

Mas para isso é necessário gerar brand awareness que contribui para que as pessoas conheçam sua marca, assim como produtos e serviços que sua empresa tem a oferecer.

Gerar engajamento com a marca:

Com já foi dito, o conteúdo de qualidade gera engajamento, e isso automaticamente aumenta a interação dos seus clientes.

Se por um lado o brand awareness é focado na quantidade de pessoas e como elas irão conhecer e ter uma percepção positiva de sua marca. O foco do engajamento é garantir um relacionamento mais próximo e constante com uma audiência mais seletiva.

Gerar leads:

No Marketing de Conteúdo gerar leads é lei. Os leads são as visitas que você consegue converter em seguidores em blogs, redes sociais e afins, é quando eles encontram na sua marca uma referência de informações.

Gerar vendas:

Sim, Marketing de Conteúdo também gera vendas. Embora seja o objetivo final da estratégia, existem grandes chances do seu lead chegar ao objetivo final e concluir uma compra.

Estes e muitos outros objetivos podem ser alcançados através do Marketing de Conteúdo, por isso é importante estar atendo e definir quais resultados alcançar.

Você pode se interessar por: 15 Ferramentas de Marketing Para Melhorar o Seu Negócio

3 - Escolha canais e ferramentas

Depois que criou sua persona e definiu seus objetivos, está na hora de saber quais os canais que você irá utilizar para pôr em prática sua estratégia de Marketing de Conteúdo.

Existem diversos canais e ferramentas para disparar conteúdo como se não houvesse amanhã. Mas antes de sair descontrolado, pare, respire, e volte três casas, isso mesmo, seu público-alvo.

A partir do momento que você compreende o comportamento da sua persona é possível saber onde vai encontrá-la nos canais de mídia, e isso é muito importante. Não adianta sair colocando conteúdo em tudo, se em alguns lugares seu público nunca teve acesso, então vá com calma, e analise as possibilidades.

Aqui vamos te dar algumas de ideias de canais e ferramentas mais utilizadas, e você pode selecionar conforme o seu propósito.

  • Blog;
  • Redes sociais;
  • Sites de vídeos;
  • Materiais ricos (e-books, templates e white papers);
  • E-mail.

A importância do Marketing de Conteúdo

Diariamente somos bombardeados por conteúdos de todas as formas possíveis, só que são coisas tão sutis que a gente nem acaba levando em conta o trabalho que as pessoas tem por trás dos bastidores com relação ao Marketing de Conteúdo.

Muitas vezes para nós é só mais um texto, uma notícia, uma informação, porém existe um planejamento pesado para que esse conteúdo especificamente tenha chegado até você.

Quantas vezes você clicou em algum link essa semana? Quantas curtidas foram dadas? Quantos compartilhamentos não aconteceram nas últimas 24 horas?

Este é o ponto chave do Marketing de Conteúdo, aparecer de diversas formas e intenções, para capturar o público-alvo. Por isso, se ainda não conhecia o poder do Marketing de Conteúdo, seja muito bem vindo! Essa é a nova forma de alcançar pessoas dentro do Marketing digital.

E se você faz parte do grupo de pessoas que já conheciam e pretende ficar expert no assunto, é só continuar nos acompanhando que estamos sempre dando dicas para que seu negócio chegue no topo por meio de oportunidades incríveis que a internet nos disponibiliza.

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Até breve!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

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