NÃO QUERO IR AO EVENTO

Cupom de Desconto VTEX DAY 2019

Utilize o Cupom de 30% Desconto para o VTEX DAY 2019

Cupom de Desconto VTEX DAYCupom de Desconto VTEX DAY

USE O CUPOM: WEBPEAKVTEXDAY

COMPRE COM O CUPOM DE DESCONTO

Como usar análise de mercado para impulsionar suas campanhas

19/2/2019

Como usar análise de mercado para impulsionar suas campanhas

Operar sem conduzir uma análise de mercado detalhada é um erro.

Ou você conhece alguma empresa bem-sucedida que não entende profundamente seus clientes, seus produtos e serviços?

Leia este artigo para aprender como usar a análise de mercado para impulsionar suas campanhas.

O que é análise de mercado?

Análise de mercado é uma avaliação quantitativa e qualitativa de um mercado. Serve para avaliar o tamanho do mercado, identificar concorrentes e delinear padrões de compra dos clientes.

Por meio dela é possível mapear os 4 P’s: produto, preço, posicionamento e promoção.

  • Produto - Descubra como melhorar seu produto ou serviço com base no que seus clientes realmente querem e precisam. Concentre-se em elementos como funcionalidade e garantias, sem deixar de lado a aparência e atendimento ao cliente.
  • Preço - Descubra qual é melhor forma de estabelecer o preço dos seus produtos ou serviços, incluindo facilidades de pagamento para o cliente final.
  • Posicionamento - Descubra qual é a melhor maneira de configurar e distribuir um produto (varejo, atacado, online).
  • Promoção - Descubra como alcançar melhor determinados segmentos de mercado (estudantes universitários, famílias tradicionais, profissionais etc.) nas suas estratégias de marketing.

Embora a intuição possa ser útil às vezes, os fatos geralmente apresentam uma imagem mais objetiva do seu mercado.

Ao realizar análise de mercado regularmente, você consegue acompanhar a dinâmica econômica e demográfica, incluindo novos regulamentos e avanços tecnológicos.

Leia também - Como a tecnologia facilita seu dia-a-dia

Análise de mercado qualitativa ou quantitativa?

Existem duas categorias de coleta de dados: quantitativa e qualitativa.

Os métodos quantitativos empregam análise matemática e requerem grandes amostras de dados, já que os resultados esclarecem diferenças estatisticamente significativas. Caso o seu site já esteja integrado ao Google Analytics, você pode obter resultados quantitativos no dashboard.

Os métodos qualitativos te ajudam a desenvolver e ajustar seus métodos de pesquisa quantitativos. Portanto, o tamanho da amostra é geralmente pequeno. Eles facilitam a identificação de problemas e, geralmente, usam entrevistas e grupos focais para aprender sobre as opiniões, valores e crenças dos clientes.

Erros comuns na hora de fazer análise de mercado

analise de mercado

Quando o assunto é análise de mercado, sempre há pessoas que preferem pegar atalhos que podem sair pela culatra. Sem mencionar nos marinheiros de primeira viagem que gastam mais tempo e dinheiro do que realmente precisam. Eis as principais armadilhas que você deve evitar:

Usar apenas um tipo de pesquisa

A pesquisa secundária pode  ser um ótimo lugar para começar, mas as informações podem estar desatualizadas. Além disso, você pode ignorar fatores relevantes e perguntas sensíveis ao momento atual.

Coletar informações de uma única fonte

Quando você usa mecanismos de pesquisa comuns para coletar informações, você obtém apenas dados que estão disponíveis para todos e podem não ser totalmente precisos. Para realizar uma análise de mercado mais profunda sem estourar seu orçamento, use os recursos locais. Pesquisas universitárias, organizações não-governamentais são algumas opções.

Entrevistar apenas as pessoas que você conhece

Proprietários de pequenas empresas às vezes entrevistam apenas membros da família e colegas próximos durante a realização de pesquisas. Para obter informações úteis e precisas, você precisa conversar com os clientes reais sobre suas necessidades, desejos e expectativas.

Análise de mercado: qual é o momento ideal para fazer?

analise de mercado

Frequentemente, a análise de mercado é vista como um componente do estágio inicial de um negócio. Mas esse não é o único momento em que você pode se beneficiar dela.

Diante de mudanças significativas, como expansão ou realocação, você pode usar a análise de mercado para apoiar suas decisões. Exemplos de situações que podem exigir pesquisas de mercado incluem:

  • Lançamento de um novo produto ou serviço;
  • Alteração, expansão ou redução de espaços físicos da empresa (escritórios, lojas, filiais etc.);
  • Aumento dos níveis de produção;
  • Campanhas de marketing.

A análise de mercado pode ajudá-lo a maximizar o potencial de suas atividades comerciais atuais e a ajudá-lo a criar um roteiro para o crescimento futuro.

Como usar análise de mercado para impulsionar suas campanhas

Antes de se jogar de cabeça na análise de mercado defina o que precisa saber e por quê.

Depois de estabelecer suas metas, é importante desenvolver uma estratégia e selecionar as técnicas que você usará para coletar os dados.

Existem dezenas de metodologias disponíveis por aí, mas neste artigo nós vamos focar em duas delas: a pesquisa primária e a secundária.

Análise de mercado usando pesquisa primária

Na pesquisa primária, não há contratação de terceiros para conduzir a análise de mercado. Ou seja, a própria empresa é responsável por coletar as informações que está buscando:

  • Quais produtos e serviços os compradores precisam ou querem?
  • Quem são meus clientes e como posso alcançá-los?
  • Quais fatores influenciam as decisões de compra de meus clientes?
  • Quem são meus concorrentes, como eles operam e quais são seus pontos fortes e fracos?
  • Quanto eu devo cobrar pelos meus produtos e serviços?

Entre as técnicas utilizadas para obter informações na pesquisa primária, três merecem destaque: questionário, observação e experimentação.

Esse tipo de análise de mercado é ideal para quem precisa manter os custos baixos e/ou deseja mais controle sobre o instrumento de pesquisa.

Análise de mercado usando pesquisa secundária

analise de dados

A pesquisa secundária explora os recursos existentes e aplica as informações obtidas para responder às perguntas em questão. Normalmente, esse tipo de análise de mercado é mais rápido do que a pesquisa primária.

Alguns exemplos de questões que podem ser abordadas com essa técnica:

  • Quais são as condições econômicas nas quais minha empresa está operando?
  • Quais tendências estão influenciando a indústria da qual eu faço parte?
  • Existem mercados regionais, nacionais ou internacionais para meus produtos ou serviços que podem me ajudar a expandir meu negócio?
  • Quais são as características demográficas dos meus clientes?

Identificar estatísticas e análises que podem ajudá-lo com suas decisões de negócios pode ser difícil, e alguns conjuntos de dados são caros de comprar.

Há, no entanto, um número de estatísticas de qualidade disponíveis gratuitamente para você — como os estudos conduzidos pelo IBGE, por exemplo.

Espero que este artigo tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre análise de mercado. Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!

Autor

Camila Nogueira

Socióloga em formação, é apaixonada por entender o comportamento humano diante das novas tecnologias.

Linkedinhttp://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak