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Como usar as Palavras-chave dos Concorrentes para Fazer Dinheiro?

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

No conteúdo de hoje vamos abordar um tema bastante polêmico. Dois termos que causam bastante curiosidade: concorrência e fazer dinheiro. Todos nós estamos inseridos no marketing digital, e demais carreiras, a fim de ser bem reconhecido, e nisso tanto pela marca/nome da empresa, quanto no âmbito financeiro. Convenhamos: todos merecemos o lugar ao Sol.

A dedicação e busca pelo aperfeiçoamento são segredos para alcançar sucesso. Diante disso, estudar a concorrência e os competidores é fundamental.

Nesse sentido…

Como usar as palavras-chave dos concorrentes para fazer dinheiro?

Continue lendo e vamos entrar com tudo nesse tema! :)  

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Como usar as palavras-chave dos concorrentes para fazer dinheiro

A pesquisa de palavras-chave é dura e tediosa, e nisso temos muito acordo. Encontrar as palavras-chave com melhor desempenho que geram receita estável - as chamadas palavras-chave assertivas- é ainda mais difícil, porém, depois de encontrá-las, é como encontrar o pote de ouro no fim do arco-íris.

Existem várias maneiras de fazer a pesquisa de palavras-chave, desde coletar a semântica manualmente até usar ferramentas como o Planejador de palavras-chave ou a ferramenta de sugestão de palavras-chave.

Mas se você quiser encontrar as palavras-chave com melhor desempenho com um histórico comprovado de sucesso, considere a possibilidade de analisar a semântica de seus concorrentes.

[EXTRA] Dica valiosa: todas ferramentas de SEO em um único lugar na WebPeak

São muitas as funcionalidades da plataforma, e vamos detalhar mais durante o conteúdo. Mas algo muito importante a ser dito é que a WebPeak agregou as melhores ações e criou um canivete suíço com recursos de SEO que ninguém pode botar defeito.

O que você irá usufruir:

Vamos detalhar a seguir as principais ferramentas WebPeak, de acordo com suas categorias (divisão interna da WebPeak), para que você não perca mais tempo em adquirir algo bom para seu negócio, sobretudo quando o assunto for eficácia SEO.

Leia também: A WebPeak é a ferramenta mais completa de marketing digital do mercado

#1 - Avalie semântica paga

Digite a lista de seus concorrentes conhecidos ou use a ferramenta para encontrar o top 10 em seu nicho. Com a ferramenta de palavra-chave WebPeak, você terá:

  • Sugestões de palavras-chave perspicazes mais lucrativas;
  • Sugestões da sua conta Google Search Console (anteriormente Ferramentas do Google para webmasters) em palavras-chave poderosas;
  • Sugestões de palavras-chave obtidas de sites concorrentes.

A ferramenta de pesquisa de palavras-chave desdobra em valor ao seu negócio, você pode melhorar e simplificar a pesquisa e análise de palavras-chave.

Além disso, verifique as palavras-chave que os concorrentes estão usando em suas campanhas do Google Ads.

Analise o histórico de anúncios e escolha as palavras-chave que seu concorrente está usando para exibir campanhas por um longo período. Este é um indicador de que as palavras-chave estão sendo realizadas com sucesso - caso contrário, o concorrente não estaria soprando seu orçamento de PPC nelas.

Dica valiosa: verifique também palavras-chave “comuns” e “ausentes” para enriquecer sua semântica com um cluster de palavras-chave que funcionam.

Não deixe de ler: Melhorar o posicionamento na SERP com SEO

#2 - Avalie Semântica Orgânica

  • A abordagem aqui é semelhante ao que discutimos no parágrafo anterior, com a exceção de que vamos revisar as palavras-chave do concorrente que estão no topo das SERPs.
  • A dinâmica na busca orgânica é muito mais lenta e não representativa.
  • Recolha uma lista dos seus principais concorrentes.
  • Selecione as palavras-chave com melhor desempenho.
  • Crie sua semântica principal derivando dados de todos os seus principais concorrentes.

#3 -  mesclar dados de palavras-chave de semântica paga e orgânica

  • Esta etapa reúne as informações encontradas em duas etapas anteriores. Este é o seu poço de petróleo que vai sair com palavras-chave “douradas”.
  • Pegue a lista de palavras-chave de dados semânticos pagos.
  • Adicione a lista da pesquisa de dados orgânicos e encontre as palavras-chave que também estão presentes na lista de semânticas pagas.
  • As palavras-chave presentes nas listas paga e orgânica são as palavras-chave com melhor desempenho que seus concorrentes estão usando para levar o tráfego de alta conversão para seus sites.
Leia também: Por que meu site não aparece como resultado de pesquisa

Dica valiosa: use o bom senso e a lógica. Seus concorrentes nem sempre são mais inteligentes que você. Aplique seu próprio conhecimento e julgamento ao trabalhar na criação de seu núcleo semântico.

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Como desenvolver o conteúdo de melhor desempenho usando a inteligência do concorrente

A inteligência do concorrente é um armazém de informações que pode ser usado para melhorar e otimizar as páginas de destino que você já possui. Ou para criar novos desembarques desenvolvidos para campanhas específicas de geração de leads.

Para encontrar essas idéias, utilize a seguinte abordagem:

Use palavras-chave com potencial do concorrente

Essas são as palavras-chave que seu concorrente está subutilizando, mas que podem gerar grandes resultados para você. Por exemplo, você encontrou páginas de concorrentes otimizadas para determinadas palavras-chave que estão na 20ª a 25ª posições que são muito relevantes e o Google parece estar gostando delas, mas falta algo em termos de intenção de pesquisa ou de qualidade de conteúdo.

Revise essas páginas ou recursos e aprimore ou crie conteúdo semelhante otimizado para essas palavras-chave em seu site.

Leia também: 5 maneiras de provas o valor de SEO para seus clientes

Use palavras-chave com baixo volume de pesquisa

Esse tipo de palavra-chave é relevante e segmentado para você, mas tem um nível baixo ou médio de volume de pesquisa. Essas palavras-chave podem se tornar um motivo para o seu crescimento.

Como encontrá-los:

Lembre-se das palavras-chave assertivas  encontradas, onde a semântica paga e orgânica se fundem?

Analise novamente a história do anúncio, além dos dados coletados na pesquisa de concorrentes orgânicos e escolha as palavras-chave com volume de pesquisa baixo e médio. Em seguida, crie conteúdo com base nessa inteligência.

Como evitar erros e erros usando a inteligência do concorrente

Dados de pesquisa de concorrente pagos e orgânicos são salva-vidas no mundo caro de SEO.

Não use palavras-chave que seus concorrentes dispensaram

O Google Ads é ótimo para gerar tráfego de qualidade para seu recurso. Mas também é um canal dispendioso, especialmente se você estiver tentando encontrar os anúncios com melhor desempenho com uma estratégia de acertar ou errar.

Uma maneira mais inteligente seria analisar o histórico dos anúncios de seus concorrentes. Aqui você verá quais palavras-chave foram reproduzidas e descartadas como as que não trouxeram os resultados necessários.

Tenha cuidado, porém: seus concorrentes nem sempre estão sempre corretos quando descartam palavras-chave. No entanto, pode ser um bom indicador. Apenas seja cauteloso e evite cair na mesma armadilha.

Economize dinheiro - crie campanhas melhores.

Não use palavras-chave que o Google interprete como uma intenção perdida

Ao fazer uma pesquisa de concorrentes, você pode encontrar boas palavras-chave que não geram tanto tráfego quanto o previsto.

Por exemplo, você detectou uma página de um concorrente forte que está bem otimizada para a palavra-chave de seu interesse, mas está na 30ª posição nas SERPs.

Isso pode significar que o Google entendeu a intenção do usuário de maneira diferente e não classificou seu conteúdo como esperado inicialmente.

Portanto, avalie cuidadosamente para qual palavra-chave o conteúdo foi criado e evite replicar a mesma tática.

Faça o agrupamento de palavras-chave

A inteligência do concorrente é uma ótima maneira de encontrar palavras-chave assertivas, descobrir novas ideias que possam aumentar sua receita e evitar erros. No entanto, você nunca deve aplicar cegamente a inteligência do concorrente ao seu site. Seu site concorrente pode estar sofrendo de canibalização de palavras-chave ou estrutura de site ruim.

Uma maneira de endireitar sua estratégia e evitar erros enquanto descobre novas ideias para otimização e desenvolvimento de conteúdo é fazer o agrupamento de palavras-chave.

Leia mais: Seja você também um SEO Ninja com WebPeak

Como fazer isso:

Pegue a semântica do concorrente que você coletou durante a pesquisa de concorrentes.

Copie e cole a lista de palavras-chave na ferramenta de agrupamento e execute o agrupamento.

Analise os clusters para descobrir as consultas de pesquisa que correspondem aos URLs do mesmo site que estão no TOP-10. Use esse conhecimento para desenvolver uma melhor estratégia de conteúdo.

Conclusão

Espero que as dicas e técnicas que listei acima tenham lhe fornecido informações valiosas.

Está espantado que é possível aplicar inteligência competitiva na criação de campanhas de marketing de melhor desempenho?

Utilize as ferramentas de SEO da WebPeak para fazer dinheiro a partir do estudo de seus competidores!

Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio.

Até a próxima :)

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