NÃO QUERO IR AO EVENTO

Cupom de Desconto VTEX DAY 2019

Utilize o Cupom de 30% Desconto para o VTEX DAY 2019

Cupom de Desconto VTEX DAYCupom de Desconto VTEX DAY

USE O CUPOM: WEBPEAKVTEXDAY

COMPRE COM O CUPOM DE DESCONTO

Como usar dados para sua estratégia de marketing digital

23/10/2019

Como usar dados para sua estratégia de marketing digital

Utilizar dados de forma estratégica no marketing digital é o objetivo de muitas empresas, pois é possível ter resultados muito mais precisos. Neste artigo trouxemos 7 dicas para realizar esta ação.

As empresas têm buscado usar seus dados de maneira inteligente para conseguir guiar as tomadas de decisões, seja em pequena ou larga escala, e a geração de insights. 

O interesse em colocar o cliente no centro das ações de marketing, faz com que ele se torne a base da personalização, da otimização da experiência do consumidor, do marketing preditivo, dos modelos de atribuição, da automação de marketing, da segmentação de campanhas e de outras ações. Justamente por todas essas questões, os dados para estratégia de marketing se tornou um tema muito abordado atualmente. 

Contudo, as vezes torna-se bem complicado explica na prática como se faz para colocar os dados para trabalhar para o seu negócio. Sendo assim, as dicas a seguir te mostrarão como usar os dados de forma inteligente para potencializar suas ações de marketing.   

Leia também: SEO para e-commerce: uma dupla e tanto

Como usar dados para sua estratégia de marketing

Como usar dados para sua estratégia de marketing

1. Entender o tipo de dado que você precisa 

Possuir os dados dos seus clientes não significa ter apenas dados de contatos de cada um, mas também ter métricas de performance. 

Todas as informações levantadas serão responsáveis por indicar quais as ações trazem mais resultados, quais precisam ser melhoradas e quais devem ser excluídas. 

Para executar as ações que você deseja, coloque em uma lista quais são os tipos de dados que você utilizará e os dados de performance para mensurá-las.   

2. Diferenciar métricas de vaidade de métricas de performance 

As primeiras são métricas que aparentemente são boas, mas que não trazem nenhuma informação relevante para ajudar a empresa à avançar até o seu objetivo.

Por exemplo: podemos observar um número expressivo de likes numa postagem do Facebook, e isso em primeiro momento é até impressionante. Mas se formos analisar a fundo, não significa que o produto que ela anuncia é sucesso de vendas ou seja, se o objetivo da empresa é aumentar as suas vendas essa métrica não é muito significativa.   

Leia mais: Por que você deve investir em marketing digital

3. Compreender os três passos para gerar dados realmente úteis

Os três principais passos são: 

3.1 Identificar a meta do seu negócio

3.2 Determinar qual dado irá ajudar a executar aquela meta e a mensurar aquela ação. 

3.3 Descobrir como extrair esses dados. 

Se formos observar na prática temos os seguintes exemplos: 

3.1 Meta: emagrecer 

3.2 Dado para executar a meta: saber quantas calorias têm determinados alimentos e quantas calorias são gastas com determinadas atividades físicas. Os dados para mensurar essa ação seriam: saber seu peso e seu percentual de gordura. 

3.3 Como extrair estes dados: para extrair os primeiros você vai precisar realizar pesquisas na Internet e com profissionais da área da saúde. Para os segundos, será necessário utilizar uma balança e um aparelho de bioimpedância.

4. Aproveitar os dados para ter uma visão holística do cliente

Uma das maiores vantagens que os dados podem trazer, e que só pode ser conquistado no meio online, é a visão 360º do consumidor. 

Por isso, aproveite os dados para ir além das informações demográficas e inclua na sua análise: intenção de compra, fase da vida, interação com outras marcas, produtos vistos ou comprados e etc. 

Uma campanha estruturada usa esse  tipo de dados para ser individualizada e personalizada, aumentando assim, as chances de sucesso.   

5. Usar dados para jornada de compra e modelo de atribuição 

COmo usar dados para sua estratégia de marketing

Entendemos que, vivendo num mundo em que os internautas navegam a partir de dispositivos móveis e desktops com tanta tecnologia, é importante ter uma visão completa da relevância de cada canal para a conversão. 

Sabemos a importância de mapear a jornada de conversão de cada persona a fim de entregar a mensagem que mais se ajuste com a sua etapa. Pode parecer complicado conseguir mapear tudo isso, mas uma análise da experiência do consumidor com a sua marca (páginas do site que acessou, e-mails que abriu, banners que clicou e etc) fornecerá as informações que você precisa. 

Como se tratam de dados 1st party, em outras palavras, dados que já são seus e estão em suas propriedades digitais, tudo fica bem mais fácil.

6. Centralizar os dados 

Você pode estar pensando no trabalho que deve dar ficar coletando dados para sua estratégia de marketing. E no final das contas dá muito trabalho mesmo. Por esse motivo, invista em plataformas como DMP (Data Management Platform) para centralizar todas as informações, organizar e ativá-los para o uso nos seus negócios.   

Não deixe de ler: Estratégias de marketing digital para aumentar a conversão

7. Ativação dos dados 

Se chegou até aqui já deve estar convencido do quanto utilizar os dados para suas estratégias de marketing pode ser um bom negócio. Ainda assim é preciso saber em quais ações é possível aplicar os dados para ter uma ideia do que é possível fazer com eles.

Fique atento na hora de ativação de dados, é válido ressaltar que não é só para conversões que vivem os dados. Ações focadas em engajamento, retenção de clientes, extração de insights e tomada de decisões têm grandes chances de sucesso quando realizadas com dados. Pense nisto!

Gostou das dicas? Para mais conteúdos como este basta continuar nos acompanhando, e não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos. 

Até breve!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak