Como usar hashtag: entenda como funciona para seu marketing de conteúdo

10/7/2018

Como usar hashtag: entenda como funciona para seu marketing de conteúdo

Hashtag nada mais é que uma palavra-chave antecedida pela cerquilha (#). As pessoas normalmente utilizam para conseguirem identificar o tema do conteúdo que vão compartilhar nas redes sociais, esta adesão se tornou muito popular no Twitter e foi disseminada para as maiores mídias sociais do momento, como Instagram e Facebook.

Por um lado, as redes sociais se tratam de lugares onde as pessoas podem compartilhar o que estão assistindo, para além disso, é ótimo conseguir compartilhar o que estão refletindo e sentindo. Aí entra as hashtags, afinal, através delas é possível filtrar pesquisas em torno dos temas que foram destacados nos comentários.

A disseminação do uso das redes sociais torna as hashtags ainda mais constantes. Muitas pessoas já identificaram e até mesmo começaram a utilizar este recurso, entretanto, não compreendem a sua função central.  

Este conteúdo é fundamental para você compreender para que serve e como você vai utilizar da maneira correta!

Vamos ao conteúdo!

Leia também: Como conseguir seguidores no Twitter seguindo dicas eficientes

Para começar, o que é hashtag

Como já mencionamos na introdução, a hashtag se trata de uma palavra-chave que é antecedida pela cerquilha (#), onde as pessoas normalmente utilizam para identificar o tema do conteúdo que estão sendo compartilhados nas redes sociais.

Esta técnica, uso de hashtag, transforma-se em um hiperlink que tem como função direcionar a pesquisa para todas as pessoas que também marcaram os seus conteúdos com aquela hashtag específica.

Ao selecionar uma palavra-chave para um conteúdo específico, este automaticamente será adicionado ao grupo de pesquisa daquele tópico.

Nesse sentido, trata-se de uma forma muito mais prática de agrupar inúmeros conteúdos sobre um determinado tema, que irá facilitar a pesquisa posterior sobre o tópico desejado.

Através dessa pesquisa você permite que seja possível encontrar pessoas que estão falando sobre o assunto e o que cada uma delas compartilhou. Ou seja, se você estiver interessado em descobrir o que as pessoas estão comentando sobre algum assunto ou conteúdo novo, através do uso do marketing de conteúdo, você terá facilitada sua pesquisa procurada pela  hashtag com o nome do assunto ou tema que você quer pesquisar nas redes sociais.

A partir disso você irá descobrir o que as pessoas estão achando e comentando do tema que você mencionou através da hashtag.

Como usar hashtag e quando?

O uso de hashtag é super simples, basta que você utilize o sinal de cerquilha (#), o famoso jogo da velha, como é conhecido no Brasil. Após isso, insira a palavra chave que você achar boa para classificar melhor o seu post.

Dica: Não se esqueça de que os espaços não são identificados, dessa forma, escreva todas as palavras juntas.
Leia também: Os 10 mandamentos do marketing de conteúdo

Dicas básicas para usar hashtag

Para suas hashtags terem sucesso, acompanhe as dicas que vão ajudar suas hashtags a ter sucesso.

Não insira todo o conteúdo em uma hashtag

Se você deseja saber, por exemplo, o que as pessoas estão achando sobre um conteúdo do seu blog, utilize palavras-chave que estão no título do seu conteúdo, e NÃO o título inteiro como #GuiacompletoROIeMarketingdeConteúdo. Isso irá fazer com que haja restrição na pesquisa, e diminuirá o volume do conteúdo encontrado.

Não use uma hashtag para cada palavra

Essa dica, complementa a anterior. Se você adicionar as hashtags  #guia #completo #roi #e #marketing #de #conteudo, você irá identificar o seu conteúdo em diversos grupos de pesquisa, não especificamente no que você planejava de início.

Use uma hashtag que esteja de acordo com o tema de sua postagem

O uso de alguma hashtag apenas porque ela está sendo bastante pesquisada, entretanto, sem falar sobre o assunto da hashtag será muito pouco eficaz para disseminar o conteúdo.

Confira a ortografia

Um erro super simples, como o de ortografia, ou mesmo de digitação, faz com que a hashtag seja um fracasso. A chance de que inúmeras pessoas cometam o mesmo erro no momento de criar a hashtag é muito baixa.

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De que forma seu negócio pode usar hashtag

Agora você já sabe o que é e como usar hashtag. Chegou a hora de entender como você pode utilizá-la de forma adequada. Saiba aplicar tais conhecimentos seguindo a prática da sua empresa.  

O primeiro passo, é importante que você tenha perfis corporativos nas redes sociais em que o público esteja presente e ativo. Você consegue interagir e deixar seu público mais próximo, e assim você vai criar uma relação muito além do simples comercial.

Nesse sentido, caso seu perfil seja público, o uso de hashtags apropriadas pode fazer com que o seu conteúdo seja encontrado por inúmeras pessoas, para além daquelas que já são seguidoras da sua página.

A escolha certa de suas hashtags tem um papel essencial quando o assunto é o alcance das suas publicações, pois aumenta o número de seguidores, fãs ou clientes. Crie uma hashtag própria para sua marca ou evento considerando a criação de uma estratégia de marketing.

Você pode incentivar o seu público-alvo a compartilhar conteúdos com a sua hashtag, incentivar através de campanhas, como concorrer a promoções ou ou prêmios, entre outras ações. Use a criatividade.

Ao criar uma hashtag, uma marca começa a se apropriar dela, pois elas interagem diretamente com a marca e empresa, e aumenta a chance de se tornarem clientes posteriormente.

Como usar hashtag nas redes sociais

Apesar da hashtag ter sido criada pelo Twitter, atualmente, elas são muito disseminadas hoje no contexto online e foram apropriadas por diversas redes sociais.

É fundamental que você pesquise bem cada uma das mídias sociais para compreender o comportamento das pessoas, assim como saber como utilizam as hashtags para o alcance do maior engajamento disponível.

O Facebook, LinkedIn, Instagram, Google+, Pinterest e Vine já se apropriaram do uso de hashtags. No Twitter, por exemplo, as pessoas utilizam somente uma ou duas hashtags em seus posts, isso faz sentido por ser uma plataforma de microblogging em que os caracteres são limitados por post.

Não deixe de ler: Ferramentas de Monitoramento de Redes Sociais

Por outro lado, no Instagram  a média é que as pessoas utilizam 4 ou mais hashtags. Além do volume diferente de hashtags que são utilizadas, cada uma das redes sociais tem as suas particularidades e especificidades, não exagere demais e utilize-as a seu favor. Saiba que muitas vezes, a hashtag que teve sucesso, levando em consideração a palavra-chave, no Twitter não necessariamente será bem sucedida no Facebook.

Agora você já está pronto para usar as hashtags a seu favor! ;)

Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio.

Até a próxima!

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio

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